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Quais as principais métricas para blog?

O marketing de conteúdo é composto por uma das ferramentas mais antigas e utilizadas até os dias de hoje. Essa ferramenta já virou até profissão para os famosos da internet e suas métricas, que ajudam muitos sites a serem vistos. Estamos falando dos blogs. 

 

Os blogs foram mudando no decorrer dos anos, antes algo que era limitado somente para a circulação de um diário pessoal, passou a se tornar uma fonte confiável de diversas informações sobre inúmeros assuntos. 

 

Com a capacidade de atingir um público de diferentes idades, gêneros e classe social. Os blogs se tornaram os queridinhos de muitas pessoas ao redor do mundo, sendo que hoje são uma das ferramentas do marketing digital mais utilizadas. 

 

Quem aqui nunca pensou em escrever em um blog? Quem nunca montou o seu blog e está lá abandonado? Pois é, essas coisas ocorrem, pois não costumamos pensar nas métricas que os envolvem.

 

Essas métricas são relevantes para diferenciarmos uma informação de um blog de um jornal de notícias, por exemplo. Toda a estrutura, objetivo e método utilizado são diferentes. Pense, escrever sobre bolo é diferente de escrever sobre uma escola de aviação SP ZL.

 

Porém, o objetivo dos dois sempre será o mesmo, então, neste artigo abordaremos justamente isso. Quais são as principais métricas para blog, bem como de que forma atingi-las utilizando a estratégia correta. 

Chance de se tornar uma autoridade no assunto

Para virar autoridade em um assunto é preciso estudar sobre ele e ter experiência. Por exemplo, um professor acadêmico que nunca pisou no campo, não é capaz de entender a realidade da profissão.

 

Assim como uma pessoa que não estudou não saberá otimizar seu tempo e reduzir o desperdício para realizar todas as tarefas. Acontece que na internet, todos querem ser especialistas sobre todos os assuntos, mas os blogs ajudam a barrar um pouco isso.


Quando um especialista em café começa a avaliar um lote de cápsulas de café espresso que recebeu de outro país, logo as pessoas se viram para o que ele está dizendo, justamente por ser uma pessoa que detém conhecimento. 

 

O que faz as pessoas pararem para observar é a chamada autoridade no assunto. E essa é a primeira grande métrica de todo o blog, chamando a atenção pela qualidade do conteúdo. 

 

A forma que isso será feito varia de pessoa para pessoa, mas em geral pode ser explicando como resolver algum problema ou contando uma história de maneira narrativa. Não se sabe de fato as melhores formas, isso vai depender do plano de marketing.

 

Porém, o fato de uma pessoa parar para ler um texto, foi porque chamou sua atenção de alguma forma. Se essa mesma pessoa retornar para acompanhar mais publicações, você conseguirá conquistá-la.

 

Assim, ela passa a confiar em tudo que é postado naquele blog e consequentemente compartilha com seus conhecidos. Ou seja, você acabou de se tornar uma autoridade no assunto para aquela pessoa. 

 

Quando ela entrar em discussão com uma pessoa sobre o assunto, logo lembrará do texto para referenciá-lo, dizendo que a pessoa X ou a empresa Y conseguiu escrever sobre com o objetivo de argumentar. 

 

Lembrando que não há regra para os temas, pode ser uma empresa de fornecimento de mão de obra temporária ou uma clínica de massagem. O importante é criar em seus leitores a convicção de que você tem muito conhecimento de diferentes assuntos.

Noção sobre as visualizações da página

Os blogs também servem de vitrine para aumentar o número de visualizações da página. As pessoas costumam fazer perguntas genéricas nos sites de busca (Google, Bing e etc), então, quando o blog está organizado de maneira correta, pode ser recomendado por eles. 

 

O aumento dessas visualizações acaba por ocorrer naturalmente quando há uma estratégia de publicação dos conteúdos no blog. Por serem fáceis de serem lidos, compartilhados e compreendidos, as pessoas passam a compartilhar os conteúdos. 

 

Esse é outro fator que faz os blogs aumentarem as visualizações da sua página. Não podemos esquecer da capacidade de referenciar outros conteúdos dentro dele. É aquele famoso caso onde um texto puxa o outro.

 

É bem comum em sites, por exemplo, de uma empresa de contabilidade para micro empresas, ou setores jurídicos, explicarem de maneira simples processos de difícil compreensão para pessoas leigas. Ou seja, a acessibilidade que os blogs trazem é uma forte métrica. 

Possibilidade da conversão de leads em clientes 

Essa métrica é consequência de todo um trabalho bem elaborado e organizado. Publicar diariamente em um blog, preparar conteúdos de qualidade e de relevância é uma tarefa árdua.

 

Além disso, é preciso ter paciência quanto ao número de acessos e inscrições dentro de um blog. É preciso ter dinamismo e o feeling sobre os assuntos que seu público-alvo tende a consumir. 

 

Tarefa feita, você conseguirá converter pessoas que chegam até o blog em Leads (clientes em potencial). Isso ocorre quando eles se inscrevem no seu site e passam a consumir os conteúdos com certa frequência. 

 

O próximo passo é conseguir convertê-los em defensores e divulgadores de seus conteúdos. Nesse caso, você já terá convertido seus Leads, que em breve estarão maduros o suficiente para comprar os produtos que você pode oferecer dentro de seu site. 

 

A conversão de Leads em clientes acontece quando eles finalmente realizam uma compra no seu site. Inclusive, diversos blogueiros começaram escrevendo com o intuito de ganhar um espaço, e hoje vendem produtos, cursos e livros dentro de seus sites. 

 

Há também a possibilidade de chamar a atenção de outras empresas que, graças a seus textos e alcance, te chamaram para escrever dentro de seus canais de comunicação. 

 

É como fazer uma auditoria blindagem segurança, as pessoas chegam até seu blog de maneira despretensiosa, até estarem confiantes para sair de casa (comprar os produtos), após a blindagem (conversão) ter sido feita com sucesso. 

Redução da taxa de rejeição

O que faz uma pessoa rejeitar algo? Já parou para pensar nos motivos que nos fazem rejeitar algum produto ou serviço de uma empresa específica? Dentre alguns deles podemos destacar os seguintes:

 

  • Experiência pessoal negativa com o produto ou marca;
  • Referências de terceiros que causaram uma certa desconfiança;
  • Falta de conhecimento sobre o produto ou serviço em questão:
  • Rejeição natural vinda de conceitos formados e concretos.

 

Existem empresas que montam equipes especialistas em diminuir a taxa de rejeição de uma pessoa, empresa ou produto. Inclusive, esse é um dos grandes desafios do marketing. 

 

Dentre os pontos que destacamos podemos lidar com todos eles, oferecendo argumentos coerentes e conteúdos de qualidade, por isso justifica a presença dos blogs nesse setor de uma empresa. 

 

Veja, referências negativas e falta de conhecimento sobre o produto em questão, são motivos que podem ser contornados com informação de qualidade. 

 

A insistência dos blogs em criar autoridade e renome resulta no aumento de visualizações, que por consequência faz outras pessoas conhecerem sobre seu segmento. Com o tempo, esse desconhecimento sobre a empresa passa a diminuir exponencialmente.

 

É impossível agradar a todos, é como realizar um monitoramento de limpeza hospitalar, sempre haverá alguém que não irá gostar do que viu, mas não dá para desanimar e desistir, é importante continuar com o foco de sempre 

 

Lembre-se, se não der para agradar a todos, ainda dá para agradar muitos. O que chamamos de rejeição natural é algo extremamente delicado, pois apesar de ser possível aceitá-la, é preciso ter cuidado para que ela não cresça. 

 

Para isso, é preciso ao máximo evitar experiências negativas do consumidor com a marca. A quebra de confiança afeta diretamente nessa taxa de rejeição. 

Melhoria argumentativa e expositiva

Essa última métrica envolverá de forma mais efetiva as pessoas que estiverem diretamente envolvidas com a administração e desenvolvimento do blog. 

 

Podemos dizer que ela surge como uma consequência de estar sempre escrevendo. 

É como ter um alarme sensor de presença para carros, você sempre estará alerta sobre novidades e conteúdos de relevância para o seu blog.

 

Essa rotina desenvolve a capacidade de ser sucinto e objetivo nos textos que você precisará escrever ou apurar. Isso gerará pontos positivos em outros segmentos da sua vida. 

Considerações finais

Precisamos entender que o marketing digital é composto por um aglomerado de estratégias, que unidas conseguem engajar uma marca na internet. Os blogs exercem uma função de alta relevância nesse contexto, uma vez que suas métricas auxiliam no desenvolvimento das demais estratégias. 

 

Alguns segmentos são mais privilegiados do que outros, por exemplo, blogs jurídicos costumam ser mais acessados do que se uma empresa de locação de andaimes criar um conteúdo nesse estilo, porém isso não quer dizer que não seja possível ter sucesso.

 

Então, nada impede que essa mesma empresa consiga atingir essas métricas utilizando de outra abordagem, ao invés de buscar orientar e informar, pode simplesmente expor a maneira como os trabalhos são feitos. 

 

As possibilidades são inúmeras, basta a empresa conhecer o seu produto e público e criar um conteúdo coerente, com o que ele gosta de consumir. 

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.