Política Santa Bárbara d´Oeste Variedades 

Projeto permite instalação de bocas de lobo inteligentes no Município

De autoria do vereador José Antonio Ferreira, o Dr. José (PSDB), foi protocolado, ontem (5), o Projeto de Lei 11/2019, que dispõe sobre a implantação de dispositivo chamado Boca de Lobo Inteligente, em Santa Bárbara d’Oeste.  A propositura autoriza a implantação dessas bocas de lobo inteligentes, compostas de caixas coletoras, instaladas no interior dos bueiros, como forma de prevenir e minimizar os problemas causados pelas chuvas.

Ainda no projeto, Dr. José explica que se entende como boca de lobo inteligente o sistema instalado no interior dos bueiros, confeccionado em material termoplástico com capacidade mensurada de acordo com os parâmetros técnicos dos bueiros da cidade de Santa Bárbara d’Oeste, sendo que a caixa coletora age como uma peneira, através da grade existente atualmente, permitindo a passagem de água, mas retendo o material sólido.

Na exposição de motivos, o vereador destaca que as bocas de lobo tradicionais, além de causarem mau cheiro, criam um ambiente propício para proliferação de ratos, baratas, escorpiões e outros insetos, que muitas vezes são vetores de doenças, fato que contribui para a deterioração da saúde pública e prejudica toda a coletividade. “Nem sempre a Prefeitura tem dado a devida atenção a essas obras urbanas, ensejando frequentes inundações nos bairros mais baixos da cidade, com prejuízos materiais a comerciantes e moradores. Esse projeto é sustentável, pois preserva o meio ambiente e evita o entupimento dos bueiros”, afirmou o parlamentar.  Ainda de acordo com Dr. José, o projeto beneficiará economicamente a Prefeitura, contendo gastos na área da saúde, uma vez que o contato com áreas alagadas por provocar doenças na população.

Comentários

Leia também...