fbpx

Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Projeto “Consciência Negra” é lançado na Estação Cultural


O Armazém da Estação Cultural, espaço plural da Fundação Romi, receberá durante o mês de agosto muita capoeira.

A Associação de Capoeira Motta e Cultura Afro realiza, dia 07 de agosto, domingo, às 10 horas, Samba de Roda e Apresentação de Capoeira, em comemoração ao Dia do Capoeirista, dia 03. A atividade faz parte da programação do projeto “Consciência Negra” – um dos contemplados no edital 01/2015 do Conselho Municipal de Política Cultural. O projeto “Consciência Negra” tem como objetivo principal resgatar e difundir a cultura afro-brasileira através de manifestações culturais tradicionais apresentadas em diversos locais da cidade de Santa Bárbara d’Oeste e, dentre eles, a Estação Cultural, espaço plural da Fundação Romi.

As datas comemorativas visam fortalecer a identidade e a “quebra de invisibilidade”, valorizando as tradições culturais de matriz africana, sob um ponto de vista afirmativo. Tanto a abertura das comemorações, dia 07 de agosto, quanto o encerramento, em 20 de novembro, ocorrerão na Estação Cultural. Em setembro, dia 18, será a vez da Praça no Jardim Europa receber a programação do projeto “Consciência Negra”; já em outubro, será a vez do Conjunto Roberto Romano; e, dia 05 de novembro, a Praça Central será o espaço para as apresentações.

O contramestre Motta, idealizador da proposta e oficineiro de Capoeira na Estação Cultural, diz que o projeto pretende difundir a importância da herança cultural africana, destacando as diversas influências que ela exerce em nossa cultura nacional. “Queremos promover um espaço de formação e difusão da cultura, através dos diversos agentes e bens artísticos produzidos nas comunidades de Santa Bárbara d’Oeste, buscando a democratização e o maior acesso aos projetos culturais pelas comunidades e bairros da periferia da cidade”, afirma Motta.

Conselho Municipal de Política Cultural  |  Apoio Fundação Romi  |  Realização Associação de Capoeira e Cultura Afro  |  Prefeitura Municipal de Santa Bárbara d´Oeste

Informações: Estação Cultural, Av. Tiradentes, 02, centro, Santa Bárbara d´Oeste. 19.3455.4833

ESTAÇÃO CULTURAL

Inaugurada em 2007, a Estação Cultural é resultado da revitalização da antiga estação ferroviária de Santa Bárbara d´Oeste pela Fundação Romi. A Estação Cultural é um lugar de encontros plurais e multiculturais, onde a comunidade pode aprimorar a sua percepção acerca da cultura local e regional, divulgar valores, trocar vivências, adquirir conhecimentos, experimentar emoções, elaborar pensamentos, tomar iniciativas e ajudar a constituir a identidade cultural da cidade e região. A Estação Cultural está localizada na Avenida Tiradentes, 02, no Centro de Santa Bárbara d´Oeste, SP. (19) 3455-4833. www.estacaocultural.org.br.

FUNDAÇÃO ROMI

Criada em 1957, em Santa Bárbara d’Oeste, pelo casal Américo Emílio Romi e Olímpia Gelli Romi, a Fundação Romi tem como missão promover o desenvolvimento social e humano através da educação e cultura. Pioneira na promoção da comunidade regional e na realização de ações sociais, atende mais de 30 mil pessoas por ano por meio de seus quatro grandes eixos: o Centro de Vivências do Desenvolvimento Infantil (CEDIN), o Núcleo de Educação Integrada (NEI), Centro de Documentação Histórica (CEDOC) e a Estação Cultural (EC). Tendo como apoiadora a Indústrias Romi S.A., instituições governamentais e não governamentais e demais parceiros da iniciativa privada, a Fundação Romi objetiva, continuamente, atingir maior número de beneficiários por meio de suas áreas de atuação, seus programas e projetos. Av. Monte Castelo, 1095, Jd. Primavera – Santa Bárbara d’Oeste, SP. (19) 3499-1555. www.fundacaoromi.org.br.

Comentários

Dennis Moraes