Profissionais da Saúde iniciam curso de Formação em Saúde Mental

A Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste, por meio do Núcleo de Educação Permanente e Saúde Mental, iniciou nesta segunda-feira (01) na Secretaria de Educação o curso Formação em Saúde Mental e Caminhos do Cuidado. A ação é promovida em parceria com o CEFOR (Centro de Formação) e o Ministério da Saúde. Participam agentes comunitários de saúde do PSF (Programa Saúde da Família) e técnicos de enfermagem que atuam na Saúde Mental. O curso terá carga horária de oito horas semanais, totalizando 60 horas e com previsão de encerramento ainda para este ano.

As atividades são ministradas pelos enfermeiros tutores Luis Henrique da Silva e Eliana Vilas Boas de Freitas, que trabalham como multiplicadores pelo CEFOR, tendo sido capacitados para realização do curso para formação dos agentes comunitários de saúde, técnicos e auxiliares de enfermagem em Saúde Mental, “Caminhos do Cuidado”.

O objetivo é que esses trabalhadores possam seguir uma prática de intervenção na perspectiva da clínica ampliada e humanizada, acolhendo o paciente de Saúde Mental na sua integralidade. “Os agentes comunitários e os técnicos de enfermagem são atores importantes na integralidade do cuidado e na ampliação das possibilidades de atenção ao usuário, seguindo o princípio da equidade e diretriz da redução de danos”, explicou a coordenadora da Educação Permanente, Patrícia Sena.

O coordenador do setor de Saúde Mental, Alexandre Ceconello Marinho, avaliou que no modelo atual de saúde pública, o profissional que geralmente tem o primeiro contato com o usuário é o agente comunitário de saúde. “Portanto, dialogar com eles sobre o cuidado em saúde mental é imprescindível para a desconstrução da lógica do “especialismo”, propondo a convergência da atenção envolvendo diversos saberes e setores e promovendo a ampliação da Rede de Atenção Psicossocial, já que passam a dispor de ferramentas para o acolhimento dos usuários e se tornam multiplicadores dessa linha de cuidado”, destacou.

Foto: Luís Eduardo Deffanti

Assessoria de Imprensa

Comentários

Notícias relacionadas