28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Procon de Nova Odessa pesquisa 44 itens da ceia de Natal em estabelecimentos

Compartilhe essa notícia!

Fiscais do órgão de defesa do consumidor analisam produtos diversos em seis comércios

 

O Procon de Nova Odessa, através do setor de fiscalização/pesquisas, realizou pesquisa de produtos de ceia de Natal nos dias 17 e 18, envolvendo os seis maiores estabelecimentos comerciais do município. Fazem parte da pesquisa panetones, carnes (aves, suína, bovina e peixe), frutas, enlatados e bebidas, em um total de 44 itens. O órgão é mantido pela Prefeitura, através da Secretaria de Assuntos Jurídicos.

Dos 22 produtos encontrados em todos os locais da pesquisa, a diferença entre aqueles com menor preço para os de maior valor cobrado foi em média de 50,5%. Foram encontrados 16 produtos com diferença superior a 78% do estabelecimento com menor preço para o de maior. “Esta não é uma pesquisa completa de preços, mas um parâmetro pro consumidor”, diz o advogado José Pereira, diretor do Procon.

Entre os produtos, as maiores diferenças constatadas entre o maior e o menor preço foram: panetone tradicional caixa 500 gramas; nozes com casca 100 gramas; carne de peixes; carne de frango; pernil de porco e melancia. “A orientação do Procon é para que o consumidor faça uma cuidadosa pesquisa de preço, avaliando sempre a relação preço e qualidade”, explica Pereira.

Outra dica do órgão é ficar atento às informações contidas nos rótulos, como peso, data de fabricação, prazo de validade e condições de conservação. “Deve ser sempre considerado o custo/benefício do deslocamento, no caso de estabelecimentos que estão apresentando produtos mais baratos que o da sua região”, pondera Pereira. Por fim, o consumidor deve sempre exigir a nota fiscal no ato da compra.

O Procon tem realizado este mês uma operação especial de fiscalização nos estabelecimentos comercias e os prestadores de serviços na cidade, tendo em vista as compras de final de ano em Nova Odessa. O órgão também está divulgando a campanha do ‘consumo consciente’, orientando para que as pessoas não se endividem ao ponto de não conseguir pagar.

A repartição pública funciona dentro do prédio do Fórum, na Avenida João Pessoa, número 1.300, com o telefone (19) 3476-3261 como canal de atendimento, de segunda a sexta-feira, e o número de WhatsApp (99978-9621) para denúncias e orientações. Há ainda o atendimento pessoal, das 11h às 16h, e informações pelo site (http://www.procon.sp.gov.br), além do Facebook e Twitter. Junto da Prefeitura, estará de recesso entre 21 de dezembro e 6 de janeiro, mas de ‘plantão 24h’ no WhatsApp.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!