Prefeito Denis Andia empossa novos membros do Comusa de S.Bárbara

O prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, Denis Andia, empossou na última sexta-feira (30) os novos membros do Comusa (Conselho Municipal de Saúde) e dos Conselhos Locais de Saúde gestão 2014-2016. Em cerimônia realizada no Salão Nobre da Secretaria de Educação, os 56 membros entre titulares e suplentes do Comusa e os 112 membros dos conselhos locais – representantes das 12 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e dos dois Prontos Socorros Municipais – tomaram posse.

 

Durante a cerimônia, Denis ressaltou a importância dos conselhos para a gestão do sistema de Saúde no município. “Todas as ações em prol da Saúde somente são possíveis porque paralelamente à gestão da Saúde está o Comusa. É uma manifestação democrática que temos, que conta com a participação da população, que aponta o caminho que temos para seguir”, disse. “Vocês auxiliam o Poder Executivo. Parabenizo a Cândida pelo trabalho realizado e desejo sucesso aos que estão tomando posse”, completou. “O SUS foi uma das maiores conquistas do século passado, sendo uma vitória da população. Junto com isso houve a possibilidade da participação popular, para fiscalização. O Comusa é fundamental para a gestão da Saúde”, analisou o secretário de Saúde, Dr. Dreison Iatarola.

 

Participaram também da posse o secretário de Governo de Santa Bárbara d’Oeste, Rodrigo Maiello, os vereadores Ducimar de Jesus Cardoso – Kadu Garçom e Antonio Pereira, além da atual presidente do Comusa, Maria Cândida Vieira Miguel. A eleição para a definição da nova diretoria do órgão será realizada no dia 10 deste mês, às 19h30, na sede da Secretaria de Saúde (Rua Prudente de Moraes, 231, Centro) durante a primeira reunião extraordinária da gestão 2014-2016.

 

O Comusa é um órgão de instância colegiada e deliberativa e de natureza permanente, criado pela Lei Municipal 1.928 de 17 de maio de 1991. Tem por finalidade atuar na formulação e controle da execução da política municipal de saúde, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, nas estratégias e na promoção do processo de controle social em toda a sua amplitude, no âmbito dos setores público e privado. Os Conselhos Locais de Saúde foram criados pela Lei Municipal 3.411de 29 de agosto de 2012.

 

Fotos: Luís Eduardo Deffanti

 

Assessoria de Imprensa

Comentários

Notícias relacionadas