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Por que você deve manter o seu perfil no LinkedIn atualizado?

Ideal para fomentar as relações profissionais, o LinkedIn é uma importante ferramenta no mundo dos negócios. Descubra como fazer um bom perfil na maior rede social profissional do mundo e saiba por que mantê-lo sempre atualizado é essencial!

Cada vez mais, as redes sociais se tornam ferramentas essenciais para processos de seleção e contratação e são fundamentais para as empresas quando o assunto é recrutamento especializado de novos talentos e atração dos melhores candidatos do mercado.

 

Outro ponto a se destacar, é que as organizações costumam sempre ter nas redes sociais os seus perfis, onde divulgam as suas vagas, gerenciam grupos e estabelecem um canal de comunicação com os candidatos, e por isso esse tipo de mídia também ajuda diretamente os profissionais que buscam por oportunidades e vagas de empregos.

 

Neste aspecto, é impossível falar em networking através das redes sociais sem evidenciar a importância do LinkedIn como a principal rede de conexões profissionais da atualidade.

 

Considerada a maior rede social profissional do mundo, o LinkedIn está presente em mais de 200 países e conta com, aproximadamente, mais de 550 milhões de usuários e 20 milhões de empresas.

 

Assim, é considerada obrigatória para trabalhadores e empregadores que querem ser vistos e querem estar sempre por dentro das novidades no mundo dos negócios.

Como o LinkedIn funciona?

O LinkedIn  tem como objetivo principal, criar conexões profissionais, seja entre estudantes, recém-formados, profissionais experientes, especialistas, gestores, soluções em RH, pequenos empreendedores ou grandes empresas.

 

Essa rede social é uma ótima ferramenta para fortalecer redes de apoio que são fundamentais para o sucesso de qualquer carreira.

 

Outra funcionalidade importante do LinkedIn é compartilhar conteúdo relacionado ao mercado de trabalho, ao meio corporativo, além de divulgar oportunidades para as quais um perfil pode se candidatar ao mesmo tempo que oferece informações valiosas para empresas que querem contratar.

 

 

Qual a importância de manter o perfil no LinkedIn atualizado?

Não há dúvidas quanto ao fato do LinkedIn ser o canal online mais indicado para fazer contatos profissionais, e por isso as informações de cada perfil precisam sempre ser atualizadas.

 

Dados novos como cursos recém terminados ou novas experiências de trabalho melhoram o currículo daqueles profissionais que desejam ser encontrados pelos recrutadores e devem ser acrescentados sempre que surgem.

 

Se você não tem muita experiência, fale sobre seus projetos, suas ideias, artigos que escreveu, faça trabalhos voluntários e use-os para enriquecer sua apresentação.

 

Além disso, outro detalhe que precisa ser mencionado é que criar a conta e ficar somente esperando que as vagas apareçam não adianta muito.

 

Assim, é preciso interagir, procurar as conexões, participar do que está sendo discutido no momento, entrar na dinâmica. Lembre-se, 90% dos recrutadores no mundo usam o LinkedIn, é um número bem grande mas, você se lembra da quantidade de usuários? São 550 milhões.

 

Então, a concorrência também é bem grande e a única maneira de se destacar é atualizando sempre o perfil e vivendo de verdade a experiência de interação dentro da plataforma.

 

Caso você ainda não tenha uma conta no LinkedIn ou queira deixar o seu perfil melhor e atualizado, confira abaixo algumas dicas.

Como criar um bom perfil no LinkedIn e deixar ele sempre atualizado?

Você ainda não tem uma conta na maior rede social profissional do mundo? Não tem problema, criar um perfil no LinkedIn é bastante simples: primeiro você precisa de um endereço de e-mail ou número de telefone válidos, depois é só entrar no

 

Feito isso, aqui vão algumas dicas sobre determinados aspectos importantes do seu perfil e que você precisa levar em consideração, mantendo sempre atualizado:

Cuide bem da sua foto de perfil

Nunca deixe este campo vazio e sempre tenha uma foto no seu perfil do LinkedIn que seja adequada.

 

Mesmo que seja um ambiente online, o LinkedIn segue sendo um ambiente profissional e foto na balada, tomando cerveja com o seu paquera ou deitada no sofá com seu bichinho de estimação, não são nada apropriadas.

Tenha uma imagem de capa chamativa

No LinkedIn, assim como no Facebook, você também pode colocar uma imagem de capa. Aproveite este recurso para utilizar imagens que tenham relação com você e possam dizer algo sobre seus valores e objetivos profissionais.

Preencha o resumo de forma clara

Nesta parte você deve se apresentar. Falar sobre seus interesses profissionais, suas motivações e qual sua área de atuação. Também coloque nessa parte suas informações de contato.

Pense no seu título profissional

O título é que desperta a vontade que temos de ler o texto e no LinkedIn o título tem a mesma função em relação ao seu perfil. O título profissional que atrairá visitantes e fará com que leiam sua página. Faça um bom uso de palavras-chaves e coloque sua função.

Detalhe a sua experiência profissional

Esse é o campo que merece total dedicação, capriche o máximo que puder com informações sobre seus cargos, atividades que desenvolveu e datas específicas sobre período de trabalho. Seja detalhista, pois os recrutadores apreciam esse tipo de informação quanto está completa.

Personalize a URL do seu perfil

Possuir uma URL agradável ajuda na hora de compartilhar o link do seu perfil – Na página inicial do LinkedIn clique no ícone “Eu” / “Visualizar perfil” / “Editar perfil público e URL” / “Configurações de perfil público” / “Editar sua URL personalizada” / “Editar” / “Salvar”.

Peça recomendações

Obter recomendações é uma estratégia importante nessa rede social de negócios. Por isso, solicite para algumas pessoas que você conheceu na sua trajetória profissional que falem um pouco sobre você, seus pontos fortes e qualidades.

Especifique as suas habilidades

A seção de habilidades também é muito importante. Crie uma lista com no mínimo 5 habilidades e deixe que outras pessoas avaliem.

 

Você pode visitar perfis diferentes e listar as habilidades deles também, dessa forma você fortalece uma conexão e estimula que façam o mesmo com você.

Produza conteúdo

Crie publicações sobre assuntos que você domina, produza artigos sobre os temas que possuem relação com a sua carreira e mostre seu conhecimento.

 

E quanto mais relevante o conteúdo, mais bem visto seu perfil se torna através de notas que o próprio algoritmo do LinkedIn atribui a ele.

Evite discussões desnecessárias

Você não precisa esconder em que acredita, mas brigar por causa de assuntos polêmicos não é nada construtivo para o seu perfil. Por isso, limite-se as conversas produtivas que podem gerar resultados.

 

Esse tipo de atitude prejudica sua imagem enquanto profissional e faz com que o resto dos membros considerem você inconveniente e, dessa forma, evitem fazer conexões com você.

Mantenha-se ativo

Siga as empresas do seu interesse, participe de grupos que estejam relacionados a sua área de atuação. Participe de conversas que ajudem você a se posicionar de forma positiva perante outros profissionais da sua área.

 

E lembre-se, como qualquer rede social que existe, o LinkedIn precisa de engajamento, por isso, se dedique a planejar como você irá alimentar essa rede, dessa forma você consegue se atualizar mais facilmente e destacar o seu perfil.