SB24Horas

Notícia na hora certa!

Por que as empresas estão investindo tanto em benefícios para a saúde mental dos seus colaboradores?

Investir na saúde mental dos colaboradores é essencial para garantir um local de trabalho produtivo e satisfatório para ambas as partes. Descubra outros benefícios dessa prática e como aplicá-la!

Por muito tempo quando falávamos sobre o pacote de benefícios no ramo empresarial, o primeiro pensamento era sempre o famoso plano de saúde e o vale alimentação. No entanto, nas últimas décadas esse conceito tem se transformado, passando a atender também outros aspectos da vida dos colaboradores.

Afinal, em uma época onde saúde mental tem sido pauta recorrente, cada vez mais companhias buscam cuidar do psicológico de seus funcionários, permitindo seu desenvolvimento profissional de forma saudável e equilibrada com a vida pessoal.

Nesse sentido, vale entender mais sobre o que são os benefícios relacionados à saúde mental e porque é vantajoso para as empresas proporcionar esses incentivos aos colaboradores.

O que são os benefícios para a saúde mental?

 

 

As companhias que oferecem esse tipo de benefício costumam ser aquelas que já prezam por um clima organizacional mais favorável, com menos pressão da produtividade e uma gestão mais afetiva.

No entanto, esses pacotes podem ser implementados em qualquer empresa que deseje tornar a vida de seus funcionários mais leve.

Nesse sentido, pode-se buscar diferentes formas de cumprir e atender com esse objetivo. Dessa maneira, as companhias ganham a opção de escolher aquilo que mais lhe convém e que trará maior impacto no dia a dia de seus colaboradores dentro e fora da empresa.

Quais são as vantagens de oferecer benefícios para a saúde mental?

Não é segredo que a saúde mental tem se tornado um tema mais recorrente, principalmente depois do período pandêmico. Afinal, a ruptura do que conhecíamos como “normal” trouxe diversas consequências psicológicas, afetando muitos aspectos da sociedade, inclusive o trabalho.

Nesse sentido, o que antes era tratado como algo importante, hoje se tornou essencial para as empresas que desejam garantir uma produtividade humanizada, mas ainda assim eficiente.

No entanto, oferecer um pacote de benefícios  para a saúde mental não deve ser tratado apenas como uma obrigação, tendo em vista que essa ação oferece vantagens como!

Colaboradores mais ativos

Não é segredo que os problemas mentais muitas vezes geram consequências como insatisfação e apatia frente a rotina. Nesse sentido, quando os colaboradores encontram-se nessa posição, é comum que eles rendam e produzam menos, afetando bastante os resultados dentro da empresa.

Portanto, benefícios mentais impactam diretamente na produtividade, o que por consequência, também aumenta o lucro.

Menos conflitos no ambiente de trabalho

Não é segredo que os conflitos são comuns e costumam surgir dentro das empresas, tendo em vista a pluralidade dos funcionários. No entanto, quando todos estão com a saúde mental em dia, é menos provável que o estresse atinja os colaboradores e resulte em brigas, o que é excelente para evitar problemas para a gestão e para a produtividade.

Menor absenteísmo

Para os gestores, sem dúvidas o absenteísmo dos colaboradores é um dos problemas que mais gera queda de produtividade e buracos na linha produtiva. Nesse sentido, cuidar da saúde mental dos funcionários é essencial, pois com maior disposição e saúde é bem menos provável que aconteçam faltas e atestados.

Além disso, quando o ambiente de trabalho possui um clima positivo os colaboradores possuem mais vontade de exercer suas atividades. Sendo assim, é possível contar uma equipe mais engajada, produtiva e que atinge todos os tipos de metas.

Quais são as melhores políticas de benefícios para a saúde mental?

Até aqui você já pode perceber que trazer benefícios para a saúde mental dos colaboradores é vantajoso tanto para os funcionários quanto para a empresa. Sendo assim, acompanhe algumas políticas que já estão sendo utilizadas e possuem impactos super positivos no ambiente profissional.

Plano de saúde com cobertura psicológica

Os planos de saúde são um dos benefícios mais tradicionais, tanto no fornecimento de cobertura parcial quanto completa. Porém, muitos deles ainda não incluem acompanhamento psicológico e psiquiátrico, o que é essencial para os colaboradores que sofrem com problemas mentais.

Nesse sentido, incluir alguns médicos que trabalham com essa área é uma opção super bacana para proporcionar todos os tipos de tratamento. Assim, os funcionários que necessitarem de uma atenção especial podem procurá-la fora da empresa e por valores mais acessíveis.

Programa de apoio dentro da empresa

Muitos colaboradores não possuem condições e nem meios de  buscar assistência psicológica fora da empresa. Nesse sentido, outra opção bem bacana é criar um programa de apoio dentro da própria companhia, o qual pode ser procurado pelos colaboradores, até mesmo fora de seus horários de trabalho.

Além disso, esse programa também pode criar ações, dinâmicas e palestras relacionadas ao desenvolvimento da inteligência emocional, fator essencial para a manutenção de um psicológico equilibrado para enfrentar os desafios do dia a dia.

Convênio com academias e clubes de lazer

Viver momentos de lazer fora da empresa também é essencial para manter a motivação nos dias de trabalho. Para garantir esses períodos, a empresa pode adquirir convênios com academias, clubes, cinemas e outros locais, proporcionando descontos para seus colaboradores.

Desse modo, eles vivenciarão diversas experiências incríveis e ainda mantêm a ideia de que a empresa está junto, apoiando e proporcionando todos esses momentos especiais.

Feedback constante e humanizado

O feedback não se trata necessariamente de um benefício, mas pode fazer toda diferença no dia a dia profissional dos colaboradores. Afinal, trabalhar sem a certeza de que está atuando da maneira correta e atingindo os objetivos pode ser uma verdadeira tortura.

No entanto, também é necessário fornecer um feedback humanizado, mesmo que a resposta precise ser negativa. É essencial que o colaborador entenda os pontos que precisa melhorar, mas que também perceba que a empresa está a disposição para auxiliá-lo em todos os momentos e que precisa dele para suas atividades.

Desse modo, é possível proporcionar uma maior segurança aos profissionais, que buscarão seu desenvolvimento constante e sempre de acordo com os objetivos estabelecidos pela empresa.

Recompensas por atingimento de metas

Quem não gosta de ser premiado após atingir um objetivo, não é mesmo? Para isso a empresa pode adotar diferentes formatos, desde um valor a mais no cartão alimentação até fornecer cafés e coquetéis de confraternização para os colaboradores.

Com isso os colaboradores se sentirão mais valorizados e motivados a trabalhar mais e melhor. Desse modo, a companhia ganha em produtividade e os funcionários se sentirão ainda mais incentivados a continuar agradando a gestão.

Com todas essas dicas vai ficar muito mais fácil cuidar da saúde mental dos colaboradores e garantir um ambiente organizacional mais tranquilo, produtivo e saudável psicologicamente para todos.