SB24Horas

Notícia na hora certa!

Por que manter atualizado o sistema operacional da sua empresa?

A era digital trouxe diversas facilidades para empresas ao redor do mundo todo. Com os computadores e máquinas, as pessoas conseguem desenvolver e gerir um departamento de TI (Tecnologia da Informação) por completo, mas muitos esquecem de dar prioridade ao sistema operacional.

Talvez as diversas demandas diárias tomem muito tempo ou por existir muitas outras prioridades no momento atual da empresa, os profissionais não dão a devida atenção ao caso. 

Seguindo essa linha de raciocínio, o texto de hoje irá abordar a importância de manter o sistema operacional da sua empresa atualizado, explorando o impacto que isso pode causar no dia a dia do negócio, além de algumas vantagens e benefícios.

Desde uma empresa de limpeza empresarial até uma grande logística, a era da informatização e a era digital estão aí para trazer diversas facilidades para a população, e quando pensamos em organização de dados, por exemplo, é difícil pensar em como seria os dias de hoje sem utilizar essa tecnologia.

Portanto, é extremamente comum e necessário que uma empresa tenha mais de um computador para lidar com as tarefas diárias que lhe são atribuídas.

Para que os computadores funcionem de forma devida, é necessário que algum sistema operacional tenha sido instalado nele.

Uma consultoria de informatica SP pode confirmar a importância de manter tudo atualizado nesse ponto, mas iremos desenvolver um pouco melhor o assunto para compreensão de todos.

Entretanto, a não atualização do sistema pode causar diversos obstáculos para uma empresa, desde o não funcionamento de funções básicas do computador até mesmo problemas fiscais por trabalhar com softwares não atualizados.

Independente do que irá afligir sua loja de EPI ABC e a forma como ela utiliza a sua tecnologia, é importante então ter uma certa ciência de como isso pode afetar o dia a dia do seu negócio para saber como lidar quando for necessário. 

Mas qual a melhor opção para o negócio? Qual a periodicidade de atualização? Porque existem tantas atualizações? O que a empresa tem a perder ao ignorar as atualizações? Isso pode afetar nas receitas, lucro ou causar dívidas a empresa?

A resposta dessa e de muitas outras perguntas podem ser conferidas nos tópicos a seguir, onde é possível entender mais a fundo o tema e saber como ele pode impactar a sua loja compressor de ar

O impacto em seu negócio

É bastante comum que as empresas prefiram não atualizar os seus sistemas operacionais. Infelizmente, o Brasil é um país que utiliza muito de falsificações e elas se tornaram cada vez mais frequentes e essa possibilidade é utilizada ainda hoje por muitas empresas.

Porém, isso não é indicado, inclusive, se algum fiscal for até a sua organização e encontrar sistemas operacionais falsos, sua empresa com toda certeza pode receber multas e responder processos judiciais. 

Seja uma empresa de soluções em TI ou um grande fornecedor de matéria-prima, existem outros aspectos importantes que fazem com que o negócio perca muito, como diversas vantagens.

Quando o sistema está atualizado, é possível utilizar normalmente sem restrições, além de receber sempre que a desenvolvedora do sistema achar necessário patchs de atualização e correção de bugs, sem mencionar novas funcionalidades e possibilidade de testá-las com antecedência.

Portanto, podemos conferir uma série de vantagens e benefícios que a sua organização tem ao ter um certo período de atualização para o sistema operacional de sua loja de equipamentos odontologicos, como: 

  • Utilização completa das funções do sistema;
  • Melhoria de performance do computador;
  • Correção de bugs e atualizações;
  • Menor incômodo com mensagens na tela.

Por isso, é importante que, sempre que possível, os responsáveis pelo departamento de TI da empresa realizem atualizações no sistema para garantir que tais benefícios sempre estarão vigentes dentro da organização.

E pensando nisso, é importante entender melhor o contexto e ter uma visão geral de como é importante a utilização desses sistemas operacionais em sua total capacidade, conseguindo manter sua empresa de tintas e verniz em funcionamento normal.

Por que atualizar o sistema operacional?

Agora que já entende um pouco melhor o que são os sistemas operacionais e as vantagens que a sua empresa tem ao começar a ter um período certo de atualização, chegou o momento de entender o motivo dele sempre estar atualizado.

Em outras palavras, listamos uma série de motivos que podem te convencer e provar como é benéfico para a sua organização, além de promover um melhor funcionamento das funções e demandas comuns de trabalho da sua empresa de assessoria contábil.

01 – Correção de bugs

Um dos maiores benefícios e motivos de sua empresa ter que atualizar o seu sistema operacional são os conhecidos patches de correção, que são os responsáveis por corrigir falhas e bugs nos sistemas.

Os patches são como espécies de remendos que melhoram o desempenho e ajustam pequenas falhas que não deveriam funcionar daquela maneira. É bom também entender que eles não melhoram ou aprimoram as ideias e o sistema por completo.

Em outras palavras, se o sistema não for funcional ou bom o suficiente, de nada adiantará. Porém, pequenos problemas de desempenho, mensagens de erro, funções que deveriam funcionar mais estão inoperantes são alguns dos exemplos que podem ser aplicados a essa ideia.

Ou seja, para manter sua máquina sempre operante e sem problemas, abrir mão dessas correções é o mesmo de não fazer um check up ao ir em um médico ou tomar um medicamento para gripe quando estiver doente. O problema continuará e pode causar mais obstáculos ao longo do tempo.

02 – Adição de novas funcionalidades

Os patches também são responsáveis por atualizar o sistema como um todo, ou seja, a sua função não fica apenas em corrigir bugs e falhas encontradas no sistema, mas também em trazer novas funcionalidades.

Isso ajuda e muito a aumentar a vida útil do sistema e o tornar melhor para todos os que utilizam. Um exemplo simples é a adição de uma calculadora, que é uma coisa que os sistemas já possuem, mas imaginemos por um momento que não tivessem.

É uma função simples que pode ser usada a qualquer momento, de acordo com a sua necessidade e evita ter que procurar uma em casa ou se preocupar em ter uma por perto. Esse tipo de coisa ajuda e muito tanto as pessoas mais comuns quanto as empresas.

Portanto, manter o sistema atualizado pode trazer mais benefícios do que se imagina e, as funcionalidades podem e irão muito mais além do que uma simples calculadora. Pense nisso.

03 – Melhor performance

A partir da correção de bugs e falhas e adição de funcionalidades que melhor definem o sistema, é comum que a sua performance melhore e comece a executar ações e demandas de forma mais rápida e precisa, afinal, o sistema foi otimizado para isso.

Não apenas isso, mas as atualizações trazem uma certa estabilidade de processos, fazendo com que o computador tenha que trabalhar menos para produzir a mesma coisa. 

Isso faz com que tarefas que precisam de mais poder de processamento, sejam feitas mais rapidamente do que atualmente.

Quando pensamos no mundo atual, tempo é dinheiro. Quanto mais rápida e eficiente for o desenvolvimento de uma tarefa, maior será a busca por aquele sistema ou software.

Sem mencionar que a empresa produzirá mais, gerando mais lucro dependendo de como realiza o marketing e o processo de vendas do negócio.

04 – Melhora a segurança digital

Com as atualizações, as falhas, erros e bugs são consertados. Mas uma coisa que deve estar sob constante vigilância da sua equipe de gestão de TI é a segurança digital dos computadores com que trabalham.

Erros e falhas abrem portas que podem facilitar para criminosos virtuais invadirem a máquina e conseguir dados referentes à empresa, fazendo com que utilizem de maneira inadequada e vendem as informações e estratégias na internet.

Além disso, atualizar o sistema também é de extrema importante para a saúde e segurança do próprio negócio

Considerações Finais

O texto de hoje abordou a importância de manter o sistema operacional da sua empresa atualizado, buscando explorar ao máximo as possibilidades, benefícios e consequências de não ter um período de atualização dos computadores.

Independente do sistema operacional utilizado, esse cuidado faz com que a empresa inteira se beneficie. 

Dessa forma, é bom programar e ter um cronograma sobre as datas no mês ou ao longo de meses para realizar esse processo e garantir a segurança e efetividade do negócio.

Ademais, agora que já entende como isso pode impactar a sua organização, verifique as datas ideais para atualizações e garanta mais um passo rumo a uma empresa de sucesso.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.