26 de abril de 2024

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Conheça o marketing holístico e suas vantagens

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O marketing holístico é uma vertente especializada em integrar os diferentes setores de uma empresa em prol de um objetivo em comum. 

O foco da ação é no conceito de experiência do usuário, e em como fazer com que o cliente escolha sua empresa de cobertura metalica ao invés dos concorrentes.

O mercado está cada vez mais competitivo, em grande parte por conta do aquecimento gerado pela facilitação nos processos de abertura de empresas. 

Por conta disso, destacar-se acabou se tornando o foco da maioria das companhias que desejam um bom posicionamento.

A transformação digital trouxe uma série de avanços tecnológicos que se popularizaram e começaram a fazer parte do dia a dia das pessoas, o mercado teve que se adaptar a uma série de elementos.

Um dos principais pontos de mudança foi justamente no perfil do consumidor. Diferente do cliente antigo, que era reativo e normalmente não se interessava muito pelo conceito da loja compressor de ar, hoje o mercado tem um cliente cada vez mais exigente.

O acesso irrestrito à informação faz com que estes consumidores procurem entender melhor sua necessidade ou desejo, buscar alternativas e dados relevantes para fazer sua escolha, o que forçou o marketing como um todo a se modificar para continuar relevante.

Uma das principais transformações é justamente trabalhar com mais precisão e inteligência no que diz respeito a ações, e mesmo em campanhas completas, devem estar em sincronia para agradar aos consumidores de sua marca.

Pensando nessa mudança, o marketing holístico surge como uma solução que busca através da integração de setores diferentes de sua companhia o crescimento da empresa como um todo, garantindo muito mais efetividade em suas ações.

Essa estratégia considera os processos da empresa de porta de aço como uma única coisa, ao invés de lidar com cada etapa separadamente. O termo, inclusive, vem do grego e é bem auto explicativo, uma vez que holos significa todo.

O mercado tem se tornado cada vez mais dinâmico, e por conta disso, empresas engessadas em questões como divisão de setores, objetivos diferentes para suas equipes e separação de processos dão espaço para uma estrutura mais homogênea.

Essa estrutura é apresentada para o consumidor como um diferencial, destacando sua companhia da concorrência e apresentando argumentos para que os clientes optem por fazer negócios com você, uma vez que a apresentação é que toda a equipe está focada em resultados.

Em um paralelo, o marketing holístico funciona de forma muito similar ao funcionamento do corpo humano. Embora existam diferentes partes, todas trabalham em harmonia para o funcionamento de um único propósito.

Esse formato acaba ajudando muito a criar um conceito mais amplo para a empresa, que se foca em alcançar resultados adequados. Com o aumento da competitividade, o marketing holístico cria a união interna.

Isso porque não faz sentido concorrer com os outros setores de sua empresa uma vez que você já tem de lidar com o mercado externo, entendendo assim que o foco na experiência do usuário de sua loja de EPI ABC deve ser constante e geral.

Tudo o que você faz ou trabalha, a longo prazo, é focado na experiência do cliente. Os objetivos de cada processo, estratégia de marketing e tarefa realizada ficam alinhados nesse segmento, criando uma série de ações integradas.

Os pilares do marketing holístico

Dentro dessa filosofia, existem quatro grandes pilares que sustentam todo o conceito que está sendo apresentado. 

São eles:

  • Marketing integrado;
  • Marketing de relacionamento;
  • Marketing de performance;
  • Marketing interno.

Cada um destes conceitos precisa trabalhar em conjunto para que suas ações tenham uma taxa de conversão muito maior do que o esperado, garantindo uma estrutura de qualidade para vender.

Marketing integrado

O primeiro pilar foca no equilíbrio. Para que ele funcione adequadamente, é preciso que você consiga sincronizar todos os elementos do mix de marketing, o produto, preço, promoção e praça.

Estes quatro elementos devem funcionar em sintonia para que você consiga influenciar efetivamente seu público-alvo, criando um conceito muito mais adequado para trabalhar com sua empresa de tratamento de efluentes, por exemplo.

Não importa o meio utilizado para alcançar seus clientes, entretanto, uma vez que você pode usar tanto técnicas de marketing tradicional quanto meios de comunicação digital, da forma que melhor adaptar-se ao acesso de seu público-alvo.

Para conseguir resultados com este pilar, é muito importante que você entenda seu público. Por isso, a definição de público-alvo é muito importante para gerar resultados mais efetivos em sua companhia.

Marketing de relacionamento

O marketing de relacionamento é o pilar que trata diretamente com o cliente. O público hoje demanda uma atenção muito maior das empresas do que anteriormente, e para fidelizá-los, é fundamental que você saiba lidar com esse tipo de recurso.

Com o marketing de relacionamento, você demonstra o quanto o cliente é importante para seu negócio, e quais benefícios você pode oferecer para ele caso faça negócios com sua loja de EPI para eletricista.

Esse é um ponto muito importante para você conseguir mais capacitação para trabalhar com o marketing holístico, uma vez que os consumidores de sua companhia são muito importantes para a estratégia.

E isso não significa apenas o cliente final, uma vez que a oportunidade de consumo começa dentro de sua própria empresa, com seus colaboradores, parceiros e fornecedores.

Marketing de performance

Para garantir melhores resultados, o marketing de performance é o caminho certo para isso. Ele dita todas as regras de monitoramento de suas atividades, identificando quais pontos estão efetivamente trazendo resultados para sua empresa.

Além disso, é importante pensar em como você pode trabalhar para gerar recursos para sua companhia, atraindo uma série de novas possibilidades através de uma análise profunda de seus resultados.

Toda a movimentação dos outros pilares têm como base os resultados de suas ações, e por conta disso é importante que você continue trabalhando para gerar ações inteligentes para sua empresa de terceirização de portaria.

Marketing interno

O último mas não menos importante pilar do marketing holístico trabalha com a parte interna da companhia. Isso porque, para que suas ações funcionem, é importante que você tenha em mente o quanto seus colaboradores devem estar integrados nesse processo.

Quando você estimula o público interno, acaba conseguindo um ambiente com muito mais qualidade para suas ações, possibilitando uma estrutura mais adequada para trabalhar e aumentar a satisfação de seus colaboradores.

Vantagens do marketing holístico

Agora que você conhece um pouco mais sobre o marketing holístico e suas possibilidades de ação, é importante ter em mente quais são os benefícios de lidar com esse tipo de estratégia, para ter uma compreensão melhor de todas as suas possibilidades.

Construção de sua marca

Um dos principais benefícios de trabalhar com o marketing holístico é criar uma marca mais sólida no mercado, que carrega reconhecimento e estrutura de seu público.

A marca é como o mercado reconhece sua empresa, e a importância que ela tem. Com estratégias de marketing holístico, você consegue um excelente destaque para conseguir mais conversões em vendas de sua loja de equipamentos odontologicos.

Conseguir mais conversões para sua empresa pode ser um processo complexo, e é importante que você saiba lidar com esse tipo de situação para trabalhar com mais qualidade no mercado em que está inserido.

Consistência no mercado

A fidelização é um ponto muito importante para garantir resultados mais satisfatórios para sua empresa, mas uma única experiência positiva dificilmente gera esse tipo de engajamento.

Você deve pensar na consistência de mercado como uma maneira de se posicionar com qualidade, falando o mesmo tom e a mesma linguagem independente do momento ou do canal de comunicação que o consumidor estava procurando.

Quando um cliente enxerga essa consistência em sua empresa, ele acaba valorizando mais a marca, permitindo que você consiga se estabelecer no mercado com muito mais efetividade e conseguindo resultados cada vez melhores.

Eficiência

A padronização gerada pelo processo de integração entre setores é responsável por um aumento de eficiência praticamente imediato. A redução de retrabalho e o aumento de produtividade são sentidos logo que o processo é instalado.

Realizar tarefas com menos tempo e gastando menos recursos, é muito importante para que você consiga gerar resultados mais efetivos e aumente a capacidade de atender demandas e oportunidades que possam surgir durante o processo.

Considerações finais

O marketing holístico é um recurso que cada vez mais tem aumentado sua popularidade, tornando-se um importante diferencial de mercado e ajudando empresas a se tornarem mais competitivas.

Quanto mais você trabalha sua marca e sua imagem, maior o potencial de destaque que sua empresa pode receber. Dessa forma, você pode gerar todo um planejamento para conseguir se tornar uma liderança no nicho em que atua.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
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