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Por que investir em marketing jurídico?

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Todo segmento precisa investir em marketing para conseguir alavancar seu negócio. E para escritórios de advocacia, existem maneiras de fazer o chamado marketing jurídico para alcançar números ainda melhores junto de novos clientes. 

 

Esse tema é relativamente novo e vem ganhando cada vez mais espaço no cenário nacional, isso ocorre porque o Brasil é um dos países que mais necessita de amparo jurídico para a realização de qualquer que seja o processo judicial.

 

Além disso, muitas pessoas buscam por uma consultoria antes de realizar qualquer ação, principalmente para saberem se existe alguma maneira de serem prejudicados ou beneficiados pelas leis vigentes.

 

Essa realidade abre um leque de opções enorme para a realização de diversos serviços na área jurídica. Promovendo trabalhos remotos ou físicos de diferentes tipos e esferas nacionais e até internacionais.

 

Assim, esse é um mercado que movimenta em torno de R$50 bilhões anualmente aqui no Brasil e continua a crescer. A expectativa da área jurídica é que exista um crescimento anual desse valor em cerca de 20%.

 

Justamente por isso que existe a necessidade dos escritórios de advocacia investirem em marketing, principalmente com o objetivo de conquistar uma boa parcela desse valor movimentado.  

 

Neste artigo falaremos sobre o marketing jurídico, mostrando as vantagens que ele possibilita para uma empresa ou escritório de advocacia. É bom lembrar que será preciso fazer um investimento, portanto, olhe o seu sistema de gestão de ativos antes.

Marketing Jurídico, o que é ?

O mundo digital fez com que a divulgação de segmentos específicos, antes pouco visto em propagandas, fossem divulgados em diversos canais de comunicação. Com o ramo da advocacia não foi diferente, gerando diversas mudanças no setor.

 

O  marketing jurídico dá aos advogados a oportunidade de fortalecer sua imagem, principalmente no ramo digital, sem entrar em conflito com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), uma famosa instituição criada para regulamentar as ações dos profissionais. 

 

Apesar de ser um ramo bem rentável, conforme já dissemos no início do artigo, o ramo jurídico também é muito competitivo.

 

O mercado é preenchido com uma enorme procura vinda de  pessoas comuns e jurídicas para fechar acordos, assim como acontece com as empresas de contabilidade e muitas outras, independentemente do segmento de atuação.

 

Porém, por ter uma linguagem difícil de ser compreendida por pessoas comuns, faz com que um consumidor novo tenha medo de iniciar algo com um advogado ou uma empresa. E é nesse momento que entra o marketing jurídico. 

 

O principal objetivo é conquistar novos clientes e gerar autoridade por meio de feitos que são divulgados em um site, por exemplo. A imagem que o profissional e o seu escritório tentam passar para as pessoas é totalmente responsável pelo resultado que ele terá.

 

Portanto, o marketing jurídico tenta de diferentes maneiras aumentar o número de clientes de um negócio, utilizando a imagem do advogado e seus parceiros que podem coordenar um escritório grande ou trabalhar por contra própria. 

Conheça os benefícios do marketing jurídico 

Após ter o seu alvará de regularização SP aprovado, você estará pronto para começar a trabalhar em sua empresa de advocacia. Perfeito, mas por que investir em marketing logo de cara? Quais são os benefícios que isso trará? Vejamos agora!

Aumento do número de clientes

Existe um ditado popular que diz: quem não é visto, não é lembrado. E é muito interessante pensar nisso, pois toda e qualquer estratégia de marketing tem como objetivo fazer um determinado produto ser visto por seus consumidores, mas não é simplesmente ser visto.

 

As estratégias trazem para si a oportunidade do cliente de gastar o dinheiro dele em seu negócio. Desse modo, a visão fica muito mais ampliada para a seguinte pergunta: o que faz o cliente buscar ajuda jurídica? Qual a minha área de atuação e onde eu sou diferente?

 

Todas essas perguntas são respondidas quando um plano de marketing jurídico é montado. Neste momento, a empresa passa a pensar como o seu consumidor, principalmente por contar com um público-alvo muito bem definido.

 

 Com bastante trabalho e um pouco de paciência, os resultados passam a aparecer, sendo que isso possibilita um aumento gradual no número de clientes e, consequentemente, na receita gerada.  

 

Ações de marketing focadas em atrair clientes específicos geram um público determinado para esses segmentos. Pense que existem pessoas que buscam apenas por uma assessoria fiscal, pois têm medo da Receita Federal mandar um processo. 

 

Outros querem resolver problemas internos como herança ou separação. São demandas muito presentes na atualidade, que estão sempre movimentando muito dinheiro com processos, consultorias, reuniões e afins.

Geração de confiança 

Como dissemos logo no início, muitos clientes têm bastante medo de colocarem seus nomes em um processo penal, por exemplo, outros buscam sempre por algum tipo de indicação quando o assunto é contratar um advogado. 

 

O marketing jurídico tem o poder de fazer essas pessoas gerarem uma certa empatia pelo trabalho feito naquele escritório, isso ocorre justamente pela geração de autoridade que o marketing cria.

 

Uma pessoa que ainda é apenas lead (cliente em potencial) pode acompanhar o trabalho do advogado em seus canais de comunicação, onde o marketing é feito. Isso ocorre tanto com ações realizadas para resolver pequenos problemas ou outras formas. 

 

Desta maneira o cenário está criado, resta permanecer gerando conteúdos de qualidade e trabalhando de forma intensa. Inclusive, quando essa pessoa buscar por uma ajuda jurídica, imediatamente se lembrará daquele advogado ou empresa que costuma acompanhar. 

 

Nesse tipo de caso, aquele estigma de desconfiança é totalmente anulado e o consumidor passa a ter os serviços jurídicos ou de consultoria tributaria e fiscal como aliados de suas diversas propostas. 

 

Todo esse processo de confiança faz os escritórios de advocacia se colocarem à frente daqueles que não realizam o marketing jurídico. Lembre-se, é quase impossível uma pessoa contratar um serviço de advocacia sem olhar o trabalho realizado antes.

Atinge as metas estabelecidas 

Todo escritório deve ter metas a serem cumpridas, sejam elas mensais ou trimestrais. Pensando nesses casos, o marketing jurídico pode ser o principal fator que irá acelerar o cumprimento dessas metas.

 

Isso porque ele possibilita diversos serviços além dos comuns, além das parcerias que podem ser montadas e ações de rotina que podem ser feitas para a melhoria no ambiente de trabalho. 

 

É importante lembrar que normalmente um escritório de advocacia presta serviços parecidos com uma empresa de trabalho temporário, ou seja, existe uma demanda e ela precisa ser cumprida, sendo que, ao terminar, será preciso sair em busca de outro trabalho. 

Abre oportunidade para outros negócios 

É muito comum, pelo amplo conhecimento da legislação, que advogados comecem com um escritório de advocacia e após adquirirem uma certa estabilidade, apostem em um empreendimento diferente de tudo que fizeram.

 

Isso ocorre pela gama de conhecimento de diversos setores que a profissão em si possibilita. Um dia a empresa lida com uma organização centenária e no dia seguinte pode estar trabalhando para uma startup. 

 

O marketing jurídico fará com que exista uma apuração de diversos segmentos para que seja possível a produção de conteúdos de qualidade, que sejam úteis para quem os consome.

É possível colocar a teoria em prática 

Toda a teoria elaborada, agora é preciso ser colocada em prática. Assim você saberá como investir de maneira correta em seu escritório ou na empresa que trabalha.

 

Caso a empresa não tenha pessoas com conhecimento necessário para realização de alguma das próximas tarefas que serão ditas, não se esqueça da possibilidade de comprar cursos online SP em diversas plataformas digitais existentes.

 

É importante não montar barreiras invisíveis que atrapalhem o início de um projeto tão importante, quanto é investir no marketing jurídico para sua empresa. Sendo assim, fique sempre atento aos seguintes pontos:

 

  • Marketing de conteúdo;
  • Ações de marketing para sua especialidade;
  • Escolha dos canais de atuação;
  • Tenha uma meta preestabelecida.


Esses pontos mostram algumas ações que podem ser feitas para montagem de um bom marketing jurídico para sua empresa. Lembre-se que quando falamos de conteúdos a serem criados, a qualidade e a constância são muito importantes.

 

Faça com frequência a pesquisa sobre engajamento que as ações estão trazendo para sua empresa. Delimite seus canais de atuação para blogs e redes sociais ou site para portfólio, tudo dependerá de como o seu cliente responde às ações de marketing.

 

Então, estude todas as possibilidades e tenha o seu público-alvo muito bem definido para não investir em clientes que nunca serão conquistados. Por fim estabeleça metas a serem cumpridas e foque nelas.

Conclusão

É importante que a área de atuação da empresa seja sua principal fonte de renda, ou seja, dos diferentes tipos de atuação do direito como: civil, ambiental, empresarial, da tecnologia da informação, do consumidor, penal ou trabalhista, tenha a sua principal área definida.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
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