28 de março de 2024

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Como melhorar o engajamento nas redes sociais?

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Dentro do marketing digital, o engajamento é considerado como o grau de participação e a proximidade da relação entre uma marca e seus clientes, além, é claro, dos seus potenciais clientes.

Inclusive, a transformação digital empoderou os consumidores, e isso aumentou as dificuldades em lidar com eles. Se antigamente a relação entre as pessoas e empresas se restringia na compra e venda, hoje é necessário criar um contato mais próximo.

A partir disso, é fundamental investir em estratégias que aumentem o engajamento do público, principalmente nas plataformas mais usadas, como as redes sociais.

Existem muitas formas de estabelecer esse conceito dentro do seu negócio, permitindo que ele se aproxime daqueles que pretendem se tornar seus clientes.

Desde a produção de conteúdo rico até um atendimento mais adequado, tudo pode colaborar para o aumento do engajamento e o sucesso da empresa.

As redes sociais são plataformas usadas diariamente por bilhões de pessoas no mundo todo, e elas são umas das maiores responsáveis por todas as mudanças nas relações de consumo. Estar nelas significa assumir a responsabilidade de lidar com o público.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o conceito de engajamento, sua importância e como aumentá-lo nas redes sociais. Confira!

O que é engajamento?

O engajamento representa o grau de proximidade entre uma marca e os consumidores. Sendo assim, quando ambos interagem e se relacionam naturalmente, podemos dizer que existe um bom engajamento.

Dessa forma, quanto maior ele for, mais próximas as duas partes estão e mais relevante a marca se torna em seu mercado.

Você que é empreendedor já fez uma pesquisa sobre engajamento para saber o quanto os usuários das redes sociais interagem com sua empresa voluntariamente, curtindo e comentando suas publicações?

Ter uma análise precisa sobre isso é importante, principalmente para avaliar se as suas estratégias de marketing são eficientes ou não. Ademais, ter um público engajado é muito importante, e vamos falar um pouco mais sobre isso no tópico a seguir, acompanhe.

Importância do engajamento nas redes sociais

Nas redes sociais, o engajamento mostra o quanto o conteúdo de uma companhia está alcançando a audiência dela. Trata-se de um indicador que informa o público total impactado e o que faz com que essas pessoas interajam com a marca.

Para calcular, é necessário usar a quantidade média de interações em determinado período ou referente a uma publicação, e o alcance total obtido com aquela mídia. Qualquer tipo de interação registrada é usado para essa conta, tais como:

  • Reações;
  • Comentários;
  • Cliques;
  • Compartilhamentos;
  • Menções.

O total pode ser segmentado por período, campanha ou post, a depender da estratégia de mensuração usada pela empresa.

Por exemplo, uma escola de cursos profissionalizantes online deve dividir o resultado desta soma pelo alcance total da página (número de seguidores) em determinada plataforma. Assim, o resultado deve ser multiplicado por 100, o que gera o percentual do engajamento.

É dessa forma que uma marca descobre o quanto o seu público está engajado, e isso é importante porque, atualmente, olhar apenas para o tamanho do público conquistado não é suficiente para conhecer a presença da companhia na internet.

Mais do que fazer uma contagem de seguidores, o engajamento ajuda a medir, com exatidão, o quanto as ações foram eficazes em curto e médio prazo. Em outras palavras, é como se você usasse um termômetro para avaliar a eficácia das estratégias de marketing.

Por exemplo, se um fabricante de máquina de café expresso grão tem muitas pessoas respondendo às suas publicações, então ele possui um bom engajamento e sua comunicação está bem alinhada.

O engajamento se torna ainda mais importante quando nos lembramos de que as redes sociais adotam algoritmos que impedem que todas as publicações apareçam para os seguidores.

O Facebook, por exemplo, determinou que, para seus usuários, é muito mais interessante ver as publicações dos amigos do que de empresas. Ademais, ele acabou se tornando proprietário de outras plataformas, como o Instagram.

Além disso, as redes sociais, de modo geral, priorizam as publicações que geram mais engajamento. Sendo assim, se você consegue ajustar a sua comunicação para engajar o público, tem mais chances de impactar clientes em potencial.

Agora que você já entendeu a importância do engajamento, no próximo tópico vamos mostrar como aumentá-lo em suas redes sociais. Acompanhe a leitura!

Dicas para aumentar o engajamento nas redes sociais

Todo tipo de empresa, como uma de aluguel de impressoras em SP, precisa ter um bom engajamento nas redes sociais se quiser alcançar mais pessoas. Por isso, elas investem em estratégias como:

Conhecer o público-alvo

Qualquer estratégia de comunicação só vai ter sucesso se você souber com quem está falando. Além de ter informações sobre sua audiência, como idade, grau de instrução, localização e outras, precisa saber como as pessoas se comportam.

Se você sabe até mesmo como é a personalidade do seu potencial cliente, pode elaborar melhor os seus conteúdos, abordando pautas e usando uma linguagem de acordo com os interesses dele.

É dessa forma que se torna possível aumentar a relevância das publicações e, consequentemente, conquistar mais engajamento.

Montar uma estratégia relacionada à marca

O aumento do público depende da implantação de uma boa estratégia digital, e as redes sociais fazem parte desse processo. Uma desenvolvedora de software de call center precisa saber como sua estratégia vai funcionar para conseguir captar mais clientes.

Pare para pensar, pois a maioria dos seus concorrentes já tem sua própria estratégia montada. Se o seu negócio não tem, mesmo que seu produto seja de qualidade superior, pode perder espaço no mercado.

Ao elaborar um plano de ação nas redes sociais, de acordo com as necessidades da sua marca, vai alcançar as pessoas certas, algo intrínseco ao seu sucesso no mercado.

Estar onde o público está

Se a empresa entende bem o seu público-alvo, então saberá quais são as plataformas usadas por ele e como essas pessoas se comportam nelas.

Consequentemente, ela saberá os canais em que precisa veicular sua marca, bem como saber de que maneira deve se comunicar por meio deles, para que possa conquistar a atenção dos usuários.

Por exemplo, uma loja de móveis de escritório pode usar o LinkedIn como rede social, visto que ali vai encontrar profissionais e empresas que estão procurando uma cadeira de escritorio comprar ou qualquer outro móvel.

Por outro lado, uma loja de roupas para adolescentes possui um público mais jovem e descontraído, sendo assim, o Instagram pode ser uma boa ideia para se comunicar com essas pessoas.

Publicar conteúdos de qualidade

Assim como uma empresa preza pela qualidade de seus produtos e serviços, deve garantir que os conteúdos que publica nas redes sociais tenham valor elevado e sejam ricos em informações.

Além disso, nas redes sociais, as pessoas estão mais suscetíveis a distrações, o que demanda ainda mais qualidade nos materiais que a marca cria. É dessa forma que você prende a atenção dos seguidores e faz com que eles enxerguem sua autoridade no mercado.

Personalizar os conteúdos

O público de um escritório de serviços contábeis, por exemplo, é diferente do de um pet shop. Então, não podemos padronizar a criação dos conteúdos em termos de linguagem, assunto, formato e outras características.

Seu negócio precisa garantir uma comunicação mais pessoal, como se realmente estivesse falando com a pessoa. É exatamente em vista dessa necessidade que algumas empresas criam personagens para aumentar a interação e a proximidade com o público.

Integrar os conteúdos

Se uma empresa usa mais de uma rede social, precisa integrar todas as suas publicações, ao mesmo tempo adaptando-as ao formato mais adequado em cada plataforma.

Por exemplo, no Facebook, você pode compartilhar o link do conteúdo do seu blog, mas no Instagram precisa criar uma imagem atraente que leve o usuário a clicar no link.

Nunca deixe de atualizar uma plataforma em detrimento de outra, visto que se todas estiverem atualizadas ao mesmo tempo, as chances de sua audiência ser impactada são muito maiores.

Fugir da publicidade tradicional

As redes sociais não combinam com aquela linguagem de publicidade mais tradicional que conhecemos, com foco na marca e em vender seus produtos e serviços, sem se preocupar em informar os consumidores.

É por essa razão que uma empresa de consultoria de preventiva de multas, por exemplo, deve oferecer conteúdos relevantes, utilizando-se de uma linguagem leve e natural, humanizando cada postagem para criar um relacionamento.

Lembre-se de que essas plataformas mudaram o marketing e a maneira de divulgar um negócio, portanto, a abordagem deve evoluir também.

Conclusão

As redes sociais são importantes para qualquer empresa que queira crescer e expandir sua atuação. Mas é necessário conquistar o engajamento do público-alvo para obter bons resultados.

Neste artigo, nós mostramos algumas estratégias que vão transformar a maneira como seu negócio se posiciona nessas plataformas. Assim, ele vai conseguir interagir melhor com as pessoas e torná-las mais engajadas. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
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