Variedades 

Por que as salas de descompressão são um sucesso?

Empresas apostam no ambiente para melhorar a vida dos funcionários dentro das organizações

Buscando o bem-estar de seus funcionários, muitas empresas optam por cadeiras ou puffs confortáveis, para que assim aguentem as longas jornadas de trabalho. Porém, um fato está mudando a vida dentro das organizações. São as salas de descompressão, que chegam para inovar o ambiente.

A ideia é oferecer um room com opções de lazer para os funcionários relaxarem e se divertirem nos intervalos do expediente. Quer conhecer um pouco melhor esta ideia inovadora? Então, continue a leitura!

O que é uma sala de descompressão?

Sala de descompressão é um espaço ou sala reservados em empresas para que os funcionários possam ter momentos de descanso e lazer nos intervalos do expediente. Neste local, encontram-se, por exemplo, mesas de pebolim, vídeo game, televisão e mais acessórios para que o colaborador saia um pouco da rotina e possa relaxar.

Em resumo, uma sala de descompressão serve para que os funcionários aliviem as suas tensões do dia a dia. Com estas salas, as empresas também buscam criar  um ambiente mais descontraído e aconchegante.

Vantagens das salas de descompressão

As salas de descompressão oferecem diversas vantagens para os funcionários e mesmo para os gestores. A seguir, listamos algumas delas.

Menor estresse e aumento de produtividade

Para o bem-estar dos funcionários as empresas vêm adotando essa prática da sala de descompressão. Um dos principais objetivos é diminuir um pouco o estresse diário.

 

Então, o funcionário entra nas salinhas, descansa alguns minutos, ou através dos jogos, ou com a ajuda da televisão e, depois, volta mais revigorado para o trabalho. Neste sentido, também a produtividade fica favorecida, já que a pessoa volta com a cabeça mais espairecida.

Com esse ambiente a empresa acaba agindo diretamente na saúde dos funcionários, prevenindo problemas na saúde causados pelo fator emocional. No limite e a longo prazo, o número de afastamentos por questões médicas pode ser menor.

Incentivo à criatividade

Com a utilização das salas de descompressão, os funcionários acabam sendo estimulados a usar a criatividade. Para isso, é fundamental que se tenha uma variedade de opções de atividades na sala para o seu colaborador, como, por exemplo, jogos de memória, e os do tipo “Imagem e Ação”.

Boa relação entre funcionários

Saindo um pouco do ambiente de trabalho, a sala de descompressão acaba estimulando também uma boa relação entre os funcionários da empresa. Isso se dá pelo fato de eles saírem um pouco do clima de cobrança e entrarem na diversão juntos.

Assim, os colaboradores podem se conhecer um pouco mais, descobrir gostos em comum e até criar laços de amizade dentro da empresa. Dessa forma, o trabalho em equipe se torna mais fácil, aumentando a cooperação e a intimidade.

Como montar uma sala de descompressão

Para montar uma sala de descompressão é simples. Primeiro, basta selecionar um local dentro da sua empresa para que se torne esse ambiente para os colaboradores.

Se possível, escolha por um local com um tamanho consideravelmente bom, que possa acomodar um número maior de pessoas. Opte por cores vivas e claras na pintura. É fundamental que seja um lugar bem ventilado, se possível equipado com ar-condicionado para os dias quentes ou ventiladores.

O que oferecer

Deixe à disposição cadeiras, bancos e pufes confortáveis para quem quiser tirar um pequeno cochilo durante o almoço. Algumas firmas optam por deixar redes de descanso.

Pense também nas opções de lazer. Uma das que é alegria na certa é o videogame. Mas televisão com acesso à Netflix também é uma ótima pedida.

No local também pode conter um aparelho de som musical, deixando o colaborador livre para ouvir uma musiquinha no tempo livre e relaxar. Pode rolar até mesmo aquele cafezinho, chá, uma bolacha.

Horário de funcionamento

O ambiente deve servir para deixar todos se sentindo em casa, sendo a primeira opção quando o colaborador pensar em relaxar. Para empresas que têm longas jornadas de trabalho, estipule períodos de pausa com direito a acesso à sala de descompressão.

Também é interessante que o local fique aberto à disposição do funcionário antes e após a sua jornada de trabalho e durante o almoço.

Uma sala de descompressão vai variar de acordo com cada empresa, como o espaço disponível e o valor para investir. Porém, o que todas devem ter em comum é que seja um ambiente leve, calmo e tranquilo para relaxar.

 

Comentários

Notícias relacionadas