fbpx

Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

24horas Variedades

Por que a insegurança pode fazer você perder grandes oportunidades de emprego?

Ser um profissional inseguro é algo que pode prejudicar o seu desempenho no trabalho e a sua evolução profissional. Muitos profissionais acabam perdendo excelentes oportunidades de emprego por conta do medo.

Na hora dos processos seletivos, o setor de RH é bem criterioso na escolha de profissionais engajados e confiantes. Logo, a insegurança atrapalha bastante a conquista de um novo objetivo. Também atrapalha o desempenho no trabalho por conta do medo de não dar conta da nova função.

Quem não já pensou em alcançar o cargo dos sonhos numa ótima empresa, mas não se candidatou a vaga porque teve medo de não ser escolhido ou ainda por receio de não conseguir dar conta da função e ser demitido meses depois.

Quase 80% dos brasileiros não se candidatam a uma vaga de emprego por causa da insegurança

Uma pesquisa realizada pelo LinkedIn no começo de 2019 mostra que quase 80% dos profissionais brasileiros não se candidatam a vaga dos seus sonhos por serem inseguros. A pesquisa mostrou quais são os principais motivos para que profissionais desistam de se candidatar a algum cargo que almejam, confira quais são eles abaixo:

  • 18% tem medo de que o novo emprego seja pior do que o emprego atual
  • 16% ficam apreensivos em aceitar um novo cargo
  • 15% não se candidatam porque não querem desapontar o seu atual empregador
  • 14% tem medo de ser rejeitado ou de não ser bem-sucedido, caso consiga a vaga
  • 13% não se candidata porque acredita não ter experiência suficiente
  • 12% tem medo da mudança necessária para alcançar o cargo dos sonhos
  • 10% não consegue mudar sua rotina para participar de novos processos seletivos

As diversas faces da insegurança acabam muitas vezes mascarando o nosso receio pela mudança. Isso ajuda a esconder o medo da rejeição em se candidatar a uma vaga de emprego, o que na maioria das vezes não se justifica.

Um estudo da Talento Works analisou mais de 6 mil anúncios de emprego e currículos, e chegou à conclusão de que profissionais que cumpram entre 50% e 90% dos requisitos das vagas, possuem as mesmas chances de conseguir serem aprovados para uma entrevista.

Como afastar a insegurança profissional e aproveitar as melhores oportunidades do mercado?

Se você é um profissional que sente insegurança em suas ações por qualquer um dos motivos citados acima, calma! Aqui vamos lhe mostrar as melhores maneiras de afastar esse medo da mudança ou da pressão de um novo cargo para que você possa se jogar no mercado e aproveitar as melhores oportunidades.

Confira as nossas dicas:

Não deixe de aprender

Uma excelente forma de diminuir a insegurança no trabalho é estar sempre aprendendo algo novo. Todo profissional precisa estar atualizado e antenado nas novas tendências para desempenhar plenamente as suas funções. E para quem almeja a ascensão profissional, isso é ainda mais importante.

Adquirir novos conhecimentos técnicos e competências socioemocionais é essencial para afastar a insegurança. Por isso, a nossa primeira dica é para que você invista em cursos, workshops e webinars relacionados à sua área de atuação. Busque entender as novas tendências do mercado e corra atrás das habilidades que você precisa desenvolver para se manter seguro.

Identifique seus pontos fortes e fracos

O segredo para se manter confiante em seu trabalho é identificar seus pontos fortes e fracos. Isso é importantíssimo para ter a real noção do seu potencial no mercado e do quanto você pode evoluir.

Com isso, você conseguirá montar um plano de ação que foque em explorar os seus pontos fortes, fazendo com que você se destaque no trabalho, e possa aprimorar os seus pontos fracos, para que você reforce seu conhecimento em habilidades necessárias para o desempenho da sua função.

Identifique e trabalhar em cima de pontos fortes e fracos é uma excelente maneira de afastar a insegurança e de tomar conta da sua capacidade como profissional. Assim, você não terá receio de se candidatar a novas vagas de emprego que surgirem.

Trabalhe a automotivação e a autoconfiança

Essas duas habilidades socioemocionais são fundamentais para deixar a insegurança de lado e buscar aproveitar as oportunidades que o mercado lhe oferece. Por isso, busque formas de trabalhar a automotivação e a autoconfiança. Dessa maneira, você será a sua própria sustentação e poderá afastar qualquer tipo de medo.

A automotivação e a autoconfiança consistem em te formar um profissional que consiga encontrar os argumentos certos para lhe motivar em qualquer momento e te gerar certeza sobre o seu potencial.

Como mostramos ao longo do texto, a insegurança que lhe faz ter medo de conquistar a vaga dos seus sonhos não tem motivos reais. Você não deve se prender a achismos e prejudicar a sua evolução profissional. Se liberte disto! Aposte em você e corra atrás das principais oportunidades do mercado.

Comentários