SB24Horas

Notícia na hora certa!

Pop-it: por que o brinquedo virou febre mundial entre crianças e adultos?

O pop-it é um brinquedo de silicone com “bolhas” pequenas, como botões, feitos para serem apertados, emitindo som de estouro.

 

O pop-it é um brinquedo que se tornou febre mundial entre todas as idades. Apesar de ser muito simples, seu atrativo principal é o barulho, bastante semelhante ao de estouro de bolinhas de plástico, estranhamente satisfatório.

O que é pop-it?

Basicamente, é um brinquedo feito de silicone e possui diferentes formatos e cores chamativas, sendo um dos melhores presentes para dar aos pequenos. Ele faz parte de uma categoria chamada “fidget toys”, que, em tradução livre, significa “brinquedos para pessoas agitadas”.

 

A peça é coberta por pequenas saliências (“bolhas”) semelhantes a botões, que podem ser empurradas de um lado para o outro e emitem um som de estouro, conforme mencionado acima.

 

O pop-it estourou na internet no fim de 2020, especialmente em aplicativos famosos, como o TikTok, e explodiu no comércio em 2021. No entanto, o que muitos pensam ser uma moda que surgiu do dia para a noite, na verdade, é um brinquedo que existe há mais de quarenta anos.

História do pop-it

Originalmente, o pop-it foi criado por dois designers de jogos: Ora e Theo Coster. Eles criaram mais de 190 jogos, incluindo o Cara a Cara, que foi traduzido para diversos idiomas em todo o mundo.

 

Eles começaram a carreira fazendo brindes para empresas, como um palito de sorvete, que também funcionava como brinquedo de montar. E a atividade gerou lucro o bastante para que eles pudessem se concentrar apenas no design de jogos.

 

O primeiro pop-it foi inspirado em uma história triste, quando a irmã de Ora faleceu em decorrência de um câncer de mama, no ano de 1974. Ora diz que a ideia surgiu através de um sonho.

 

“Ela disse ao meu pai: ‘imagine um grande campo de seios, seios de senhora, em que você pode empurrar o mamilo.’ Ela era muito aberta, dizia o que estava em sua mente, para qualquer pessoa”, explica o filho de Theo e Ora, Boaz Coster, que atualmente dirige com seu irmão, Gideon.

 

Ora e Theo produziram alguns protótipos, porém a ideia não saiu conforme o esperado, visto que o material em que os pop-its são produzidos atualmente não eram acessíveis naquela época.

 

Entretanto, há alguns anos, os irmãos Boaz e Gideon resgataram a ideia de seus pais, arquivada nos anos 70, e selaram um acordo com a empresa de jogos de Montreal, Foxmind.

 

O brinquedo passou por uma reformulação e foi lançado em 2014. No ano de 2019, foi comprado pela loja americana Target. “Eles começaram a vender um pouco mais, mas ainda nada muito fora do normal, até que alguém criou alguns vídeos no TikTok e no Youtube”, diz Boaz.

O pop-it realmente alivia o estresse?

De acordo com especialistas, o pop-it é uma distração que pode, sim, aliviar o estresse e ainda gerar benefícios motores e cognitivos, classificando o brinquedo como uma inovação que estimula os sentidos das crianças.

 

Por ser colorido, chamativo e estar disponível em vários formatos, proporciona uma sensação de bem-estar para os pequenos. Além disso, pode ser uma boa alternativa para combater o excesso de dispositivos eletrônicos.

Crianças se estressam?

Vale ressaltar que, embora algumas pessoas se assustem ou até mesmo duvidem, as crianças também podem sofrer com ansiedade e estresse. Muitas roem unhas, têm dificuldade de sentar no chão para brincar, gritam, são impacientes e não conseguem se concentrar.

 

O período de isolamento social contribuiu para a piora de casos já existentes e, provavelmente, causou novos. Desta forma, juntamente com o acompanhamento médico e psicológico, apertar as “bolhinhas” de um lado para o outro repetidamente, pode ajudar a reduzir a ansiedade e o estresse infantil.