19 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Podemos utilizar o PIX em quais estabelecimentos? Confira!

Compartilhe essa notícia!

O PIX é uma nova modalidade de pagamento que começou a funcionar para todos os brasileiros no mês de novembro e promete revolucionar os meios de pagamentos.

Muitas são as opções disponíveis nos bancos para transferências internas, planos, portabilidades e investimentos, como a portabilidade previdência Bradesco e diversas outras vantagens.

Mas diferentes dessas ações exclusivas de cada banco, o PIX é uma modalidade disponível para todos aqueles que realizarem seus cadastros, independente do banco em que o indivíduo utiliza.

Com essa nova forma de pagamento, muitas dúvidas surgem, entre elas onde é possível pagar com o PIX? Confira mais sobre isso!

O que é PIX?

Antes de tudo é importante falarmos sobre o que o PIX. A nova modalidade é um meio de pagamento instantâneo que permite realização de transferências e pagamentos em até dez segundos e que está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Se antes as pessoas precisavam fazer TED ou DOC e contar com taxas altas, datas e horários para que o dinheiro fosse de fato recebido e empecilhos fora do horário comercial, o PIX surgiu com a proposta de facilitar a agilizar os pagamentos.

E, além de transferir dinheiro para outras pessoas, o PIX também permite que sejam feitas transferências para estabelecimentos através da tecnologia. Ou seja, além de poder pagar com cartão de crédito ou débito e dinheiro, é possível agora realizar a transação através do seu celular e o lojista receber o crédito na mesma hora.

Segundo o Banco Central, o PIX foi criado para aumentar velocidade de pagamento, alavancar competitividade do mercado, baixar o custo de transações, aumentar segurança e aprimorar a experiência do cliente.

Em quais estabelecimentos se pode usar o PIX?

Não há uma resposta certa para isso e o grande objetivo do Banco Central com a tecnologia é de que o modo de pagamento seja aceito para todos os estabelecimentos. Sendo assim, todos aqueles que escolherem esse meio será possível que o cliente utilize.

Assim como oferecer opção de crédito e débito é uma opção do lojista, o PIX também depende se os empreendedores entrarão ou não nessa modalidade, faz sentido?

Porém, diferente de cartões em que é preciso de máquina e envolve maiores taxas e aluguéis, o PIX para pessoas jurídicas e modelo de precificação são definidos de acordo com a instituição financeira utilizada.

Para a utilização do PIX não é precisa instalar nenhum aplicativo ou contar com serviços diferentes e esse sistema está diretamente integrado aos bancos e fintechs já utilizados pelas pessoas e estabelecimentos comerciais.

Para os lojistas o PIX é uma opção interessante pois os pagamentos entram direto na conta em poucos segundos e os custos das transações tendem a ser menores do que outros meios de pagamento, sem intermediários.

Sendo assim, para que o lojista aceite o PIX basta pesquisar as condições do serviço junto às instituições financeiras para que as tarifas sejam entendidas e escolher uma conta transacional para receber o PIX.

Como pagar em estabelecimentos através do PIX?

Para fazer transferências o PIX é feito através de uma chave que pode ser o CPF, CNPJ, número de telefone, e-mail ou chave aleatória escolhida por uma combinação de letras e números.

Para os estabelecimentos além da possibilidade do recebimento por tais chaves, o pagamento via PIX pode ser recebido através do QR Code que será compartilhado com o pagador e por ser estático ou dinâmico, virtual ou físico.

O QR code estático significa que o mesmo código será utilizado em diversas transações, ou seja, permite ao lojista definir um valor fixo para o QR Code ou a inserção do valor pelo pagador.

Já o QR code dinâmico é quando um novo código será gerado para cada transação, ou seja, além do valor ele permite a inserção de informações como a identificação do recebedor.

Esses QR codes podem ser apresentados para o consumidor de forma digital, através de código de telas de celulares, tablets ou computadores ou de forma física, impressa no ponto de venda ou até mesmo na nota fiscal.

Sendo assim, se quiser você for realizar uma transação com o PIX para um estabelecimento basta seguir o procedimento feito para pessoa física através da chave ou pelo scanner do QR Code pela sua câmera.

Para pagar em qualquer estabelecimento basta perguntar se essa modalidade já está disponível e fazer a sua transação.

Agora que você sabe mais sobre o PIX e sua possibilidade, você já pode ter ainda mais atenção nos estabelecimentos para encontrar o uso dessa modalidade. Boas compras!

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!