29 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Investimentos de curto prazo: quais posso escolher?

Compartilhe essa notícia!

Descubra aqui quais são os melhores investimentos de curto prazo, qual é a melhor época para investir e dicas para entrar nesse mercado

Nos últimos tempos os investimentos se tornaram um dos assuntos mais comentados em todos os lugares. Esse tema, o qual, por muito tempo foi considerado elitista, hoje entra nas rodas de conversa no trabalho, família e amigos.

Nesse sentido, saber como funciona a aposentadoria privada e outros tipos de investimento é muito importante para ficar por dentro do mercado e decidir qual ação tomar para garantir uma boa rentabilidade.

Afinal, essa é uma ótima maneira de ganhar dinheiro de forma rápida, desde que seja escolhida a modalidade certa. Com uma boa decisão, é possível multiplicar os ganhos e garantir boas retiradas a curto, médio e longo prazo.

No entanto, antes de começar a investir é de extrema necessidade conhecer todos os formatos disponíveis no mercado. Apenas desse modo se tornará possível entender aquele que é mais bacana para os seus objetivos, qual mais se encaixa com o seu perfil e pode te proporcionar os melhores lucros.

Abaixo separamos algumas sugestões de investimentos a curto prazo, bem como dicas sobre os melhores momentos para começar a investir nesse meio. Acompanhe!

Quem deve investir a curto prazo?

Os investimentos de curto prazo costumam ser bastante indicados para quem está buscando por uma boa relação entre liquidez e rentabilidade. Ou seja, é bacana para garantir aquela reserva de emergência que poderá ser utilizada quando surgirem imprevistos.

Normalmente o valor estabelecido nesse tipo de método é equivalente a quantia necessária para sobreviver por cerca de 6 meses, caso a renda principal venha a faltar. No entanto, é preciso estar sempre atento ao fato de que, em alguns formatos de investimento, os valores podem ficar retidos durante determinado período.

Nesse sentido, é legal sempre ficar bastante atento nesse tipo de questão na hora de escolher em qual plano de curto prazo você vai investir.

Vale ressaltar que os que estabelecem um tempo mínimo para retirada do valor costumam proporcionar maiores rendimentos, mas isso não é uma regra.

Quando escolher um investimento de curto prazo?

Como citamos anteriormente, o investimento de curto prazo é totalmente voltado para quem está buscando por uma segurança e estabilidade para momentos de emergência. Isto é, ele é interessante para quem ainda não tem a que recorrer caso situações imprevistas aconteçam.

Em outras palavras, pessoas que já se sentem seguras financeiramente podem não obter tantos ganhos em investimentos a curto prazo.

Nesses casos, cartelas com períodos maiores que um ano podem ser mais bacanas, já que trarão ótimos juros e farão com que os valores aplicados rendam muito mais.

Os melhores investimentos a curto prazo: 3 sugestões para garantir uma boa reserva

Os investimentos a curto prazo podem ser encontrados em diversos formatos diferentes, tendo em vista que trabalham de maneiras alternativas. Abaixo separamos algumas metodologias que proporcionam lucros excelentes e podem ser bem bacanas para te ajudar na construção da sua reserva financeira. Confira!

1.   LCI

LCI, também conhecidas como Letras de Crédito Imobiliário, são legais porque possuem total isenção de IR. Nesse sentido, não é difícil encontrar títulos com prazo entre 180 e 365 dias, os quais trazem rendimentos acima de 100% durante esse período.

Dentro do LCI tem-se uma rentabilidade que atinge a média de no mínimo 0,16% ao mês. Tendo em mente que estamos tratando sobre investimentos de curto prazo esse é um valor bem bacana e até mesmo ultrapassa a famosa poupança, tão querida por vários brasileiros.

Outro ponto bacana é que as Letras de Crédito Imobiliário possuem a proteção do Fundo Garantidor de Créditos (FGC), desde que não ultrapasse o limite de 250 mil reais para CNPJ ou por CPF.

2.   CDB

O CDB ou Certificado de Depósito Bancário nada mais é do que um tipo de investimento onde o cliente “empresta” um determinado valor ao banco. Quando é emitido por instituições de médio e de pequeno porte ele tende a ter uma das melhores rentabilidades, cerca de 130% acima do CDI.

Vale dizer que existem alguns CDBs com liquidez diária, mas a maioria possui um período de carência para resgate, o qual deve ser respeitado para que o investimento atinja as maiores taxas de lucro possíveis.

Uma dica bacana aqui é fugir dos bancos de varejo, pois entre todas as opções são eles que oferecem as menores rentabilidades para os investidores. Além disso, vale dizer que o CDB também conta com a proteção do Fundo Garantidor de Créditos.

3.   Tesouro Selic

Para quem está buscando por um investimento de curto prazo que tenha como prioridade a segurança, a melhor opção com toda a certeza é o Tesouro Selic. Isso porque ele se trata de um título público diretamente envolvido com o Governo Federal, o qual dificilmente trará algum tipo de prejuízo.

Falando sobre o rendimento do título, infelizmente não é dos melhores. Porém, ainda assim proporciona lucros bacanas, até mesmo se comparado à já citada previdência privada. Mesmo com a taxa Selic em queda e os descontos do IR, o Tesouro Selic pode proporcionar um aumento nos valores aplicados.

Além disso, também é bacana dizer que o Tesouro Selic pode ser retirado a partir de 30 dias de aplicação sem que sejam pagas tributações de IOF.

 

Acho essa chamada válida para o tom do meu artigo, qualquer coisa, me avise que eu retiro.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!