4 de maio de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Picanha é eleita a 2ª melhor comida do mundo

Compartilhe essa notícia!

Brasil é um grande produtor desse tipo de carne, atendendo a critérios rigorosos de qualidade e segurança

 

A culinária brasileira é rica em opções para quem aprecia pratos elaborados ou mais simples. Com uma grande variedade de sabores e combinações, não é de se surpreender que algum prato querido pelos brasileiros esteja entre os melhores do mundo.

 

De acordo com o ranking Tasteatlas Awards, a picanha brasileira, um corte de carne muito apreciado nos churrascos pelo país, conquistou o segundo lugar dos melhores pratos do mundo em 2022.

 

Esse ranking é feito por um site que foi criado na Croácia e que hoje em dia conquistou o respeito e a atenção de diversos apaixonados por comidas, de profissionais a turistas e também quem gosta de conhecer novos restaurantes pelo mundo.

 

A pesquisa do TasteAtlas serve como um mapa gastronômico que leva receitas, críticas de pratos e artigos sobre os alimentos de vários países. Além dos pratos prontos, eles também falam sobre os ingredientes utilizados.

 

Carne brasileira está entre as melhores do mundo

 

O Brasil é um dos maiores exportadores de carne bovina em todo o mundo. De acordo com o Ministério do Turismo, a carne bovina produzida no Brasil respeita os padrões mais rigorosos de produção e qualidade, tanto para o mercado interno quanto para o mercado externo.

 

Com essas credenciais, outras pessoas no mundo podem provar as delícias produzidas pelo Brasil. Das cerca de 9,7 milhões de toneladas que o país produz, cerca de 25% está destinada ao mercado externo, fazendo com que a picanha se torne uma estrela no cardápio de muitos restaurantes ao redor do mundo.

 

Versatilidade da picanha na cozinha brasileira

 

O sucesso da picanha entre os consumidores também está ligado a elementos socioculturais, que interferem também na saciedade, sabor e no hábito de comer carne. Hoje em dia, a picanha está presente nos cardápios de muitos tipos de restaurantes brasileiros, seja como um prato premium ou o carro-chefe desses estabelecimentos.

 

Ela não precisa ser preparada apenas em uma churrasqueira. Ela pode alcançar o melhor sabor também em um fogão simples, com botijão de gás 13 kg, por exemplo, ou em panelas elétricas.

 

O segredo, de acordo com muitos chefs, é respeitar o ponto da carne e combiná-la com ingredientes e outros elementos que não roubem o seu sabor, mas, sim, agreguem ao prato com sabores tipicamente brasileiros, como o arroz, o feijão e os legumes refogados.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!