4 de maio de 2024

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M-commerce: compras via smartphone superam vendas feitas através dos PCs

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Facilidade e atratividade são molas propulsoras para o comércio mobile, cada vez mais presente no cotidiano dos brasileiros

Os smartphones são hoje, para a maior parte da população, algo imprescindível. São 230 milhões de aparelhos nas mãos de mais de 85% dos brasileiros, números que demonstram o quão importante os aparelhos são para o cotidiano de tantas pessoas. É através deles que nos comunicamos, acessamos informações, realizamos diversas tarefas e, principalmente, consumimos.

 

O acesso a uma gama enorme de produtos por meio de apps de compra e o apelo comercial de páginas nas redes sociais, acessados primordialmente através dos aparelhos móveis, movimentam um mercado completamente único, que responde hoje pelo nome de m-commerce, ou Mobile Commerce.

 

Facilitado pelo acesso a redes cada vez mais rápidas, como o 5G, hoje a modalidade corresponde a números expressivos: quase 80% dos brasileiros fazem compras com seus smartphones, em pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos. Outras pesquisas revelam médias semelhantes, o que corrobora com um fato que já há muito se suspeitava. Apesar disso, o mercado ainda mostra potencial para crescimento.

 

Segundo uma pesquisa realizada pela Nielsen|Ebit, uma das mais engajadas na monitorização do e-commerce, entre os nichos que mais se destacam e que observaram o maior crescimento, estão, em primeiro lugar, o setor de beleza, mais especificamente perfumaria e cosméticos, seguido pelos setores de pet shop, eletrônicos e casa e decoração.

 

Como efeito, muitos sites se mobilizam para aprimorar a experiência de compra para os consumidores mobile, em uma escala ainda maior, quando comparado com a inovação aplicada nos sites convencionais, acessados pelo computador. Apps cada vez mais otimizados, descontos exclusivos, sites mobile responsivos, visuais atrativos, entre outras facilidades, são incentivos para que os usuários continuem sempre acessando as ofertas das lojas. Porém, na contramão de tanta facilidade, existe o aumento na exigência por parte dos clientes. Manter o site ou app atualizado é essencial para a manutenção dos acessos.

 

Por essa razão, mais de 75% dos lojistas possuem versões mobile de seus sites – aquela que se adapta à telinha dos aparelhos – e mais de 50% dos varejistas vendem seus produtos em apps e redes sociais, ainda mais quando impulsionados por ferramentas como a de marketplace. A experiência de compra satisfatória é um motivo para que o cliente continue voltando e, assim, aquecendo esse mercado e consolidando a posição do m-commerce no país.

 

Manter o público engajado é também uma maneira importante de tê-lo sempre de olho nos produtos. Levantamentos apontam que usuários acessam apps de compra pelo menos uma vez ao dia. O grande desafio é fazer com que o usuário não apague o app de seu aparelho. Para isso, deve-se despender um esforço no sentido de mantê-lo sempre rodeado de novidades.

Questões como esta envolvem principalmente o pós-venda. Alertar os usuários a respeito de promoções é algo que pode ser feito via notificações, por exemplo. Uma outra forma de atingir um público não adepto aos apps é através de mensagens. Sabendo o que é o SMS e seu alcance, é possível disparar campanhas de marketing para uma lista de usuários, precisando apenas de seus números de telefone! Seja como for, o m-commerce veio para ficar.

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
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