Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Pés precisam de cuidados especiais para evitar calos, dores e unhas encravadas


Docente do Senac Americana dá dicas para evitar problema e orienta sobre escolha correta dos sapatos e meias

 

Os pés, que sustentam o peso de todo o corpo, geralmente são ignorados no dia a dia e lembrados apenas quando aparece uma dor ou incômodo. Os cuidados geralmente se limitam às sessões de pedicure. Muitas pessoas passam o dia inteiro em pé ou andando durante o expediente. No final do dia, sentem dores, apresentam inchaço nos pés e muitas vezes adquirem calos ou unhas encravadas.

 

Valéria Aparecida Miranda Nogueira, docente da área de saúde e bem-estar do Senac Americana, afirma que os pés precisam de atenção especial e é preciso estar atento na hora de escolher calçados e meias.

 

“O calçado não pode ser apertado ou folgado demais, causando algum desconforto. Prefira usar meias de algodão e sem costura para que não entre em atrito o tempo todo com o calçado e os pés. É bom evitar ficar muito tempo em pé ou circulando e fazer a troca do calçado diariamente, assim como as meias também”, explica.

 

Valéria afirma que o tipo de calçado influencia na saúde dos pés. Na hora da compra, a docente recomenda que se escolha um tipo de calçado que deixe os pés o mais confortáveis possível. “Uma dica na hora da compra do calçado é apoiar os pés em cima do calçado sem calçá-lo para observar a posição que ficará os pés dentro do calçado”, diz.

 

Para evitar que as unhas encravem por conta de calçado, a recomendação é usar um número pouco maior do que o correto. Isso evita o atrito do pé dentro do calçado. “As maiores incidências de unhas encravadas são causadas pelo corte incorreto das unhas ou sapatos apertados demais, que ocasionam até a queda total da unha devido ao atrito constante. O ideal seria procurar um profissional habilitado para cortar”, explica.

 

Calos e calosidades também se formam por conta do constante atrito. Para evitá-los, a dica é a mesma: cuidado na hora de comprar um calçado. O ideal é deixar para comprar no período da manhã, quando os pés estão desinchados, o que facilita a escolha correta.

 

Cursos na área

 

Para quem pretende se especializar nas áreas de saúde e bem-estar ou beleza e estética, o Senac Americana está com as inscrições abertas para cursos técnicos, com início ainda no primeiro semestre, entre eles o Técnico em Podologia, Técnico em Massoterapia, Técnico em Estética. Também estão abertas inscrições para os cursos livres na área: Técnicas de Manicure e Pedicure, Bambuterapia, Massagem Indiana – Ayurveda, Massagem com Óleos, Quick Massage, entre outros.

 

Mais informações sobre cursos e inscrições podem ser obtidas no portal www.sp.senac.br/americana ou pelo telefone (19) 3621-1350.

 

 

 Serviço:

 

Técnico em Podologia

Data: 2 de maio de 2016 a 6 de fevereiro de 2018

Horário: segunda e terça-feira, das 8h30 às 17h30

Técnico em Massoterapia

Data: 2 de maio de 2016 a 15 de fevereiro de 2018

Horário: segunda a quinta-feira, das 8h30 às 12h30

 

Técnico em Estética

Data: 4 de abril de 2016 a 19 de dezembro de 2017

Horário: segunda a quinta-feira, das 13h30 às 17h30

 

Data: 11 de abril de 2016 a 25 de janeiro de 2018

Horário: segunda a quinta-feira, das 8h30 às 12h30

 

Técnicas de Manicure e Pedicure

Data: 16 de maio a 18 de julho de 2016

Horário: segunda e terça-feira, das 13h30 às 17h30

 

Bambuterapia

Data: 4 de novembro a 25 de novembro

Horário: sexta-feira, das 18h30 às 22h30

 

Massagem Indiana – Ayurveda

Data: 23 de setembro a 11 de novembro de 2016

Horário: sexta-feira, das 18h30 às 22h30

 

Massagem com Óleos

Data: 28 de abril a 16 de junho de 2016

Horário: quinta-feira, das 13h30 às 17h30

 

Quick Massage

Data: 2 a 30 de julho de 2016

Horário: sábado, das 9 às 13 horas

 

 

 

 

Comentários

Dennis Moraes