Orquestra de Câmara Uirapuru faz concerto na Estação Cultural em Santa Bárbara d’Oeste amanhã

Apresentação reunirá ritmos de todas as regiões brasileiras, sob regência do maestro Luciano Filho; entrada é gratuita

 

A Orquestra de Câmara Uirapuru realiza um concerto gratuito na próxima sexta-feira, 31 de outubro, às 20h, na Estação Cultural em Santa Bárbara d’Oeste, sob regência do maestro Luciano Filho. A apresentação, que tem a direção musical de Thiago Camargo, busca desenvolver um repertório com trechos sinfônicos das regiões brasileiras.  A apresentação multimídia terá a participação de um cantor e narrador, que irão relembrar canções e um pouco dos costumes regionais do país através de projeções de fotos.

 

A Orquestra de Câmara Uirapuru foi criada a partir da iniciativa dos próprios músicos, com a proposta de aproximar a música sinfônica e erudita da população. “Para criar esse ambiente multicultural, a orquestra conta com instrumentos de ambos os gêneros, como o violino, a viola e o violoncelo, figurando lado a lado com o pandeiro, o triângulo e a zabumba.  A combinação cria uma sonoridade híbrida, com o objetivo de atrair a atenção do público para as grandes formações instrumentais, além de quebrar o paradigma em relação à música de concerto”, explica o diretor geral da orquestra, Wellington Ronqui.

 

O repertório da apresentação passa por todas as regiões do país. O Norte é representado pelo carimbó e pela lambada, o Nordeste com forró, ciranda de roda, música armorial, maracatu, afoxé, axé e frevo. Já no Sudeste, os ritmos são samba, choro, sertanejo, funk carioca, pagode e bossa-nova. Toada e cantiga relembram o Centro-Oeste, e milonga e vaneirão a região Sul.

 

A apresentação faz parte do projeto Brasilidade, que é realizado pela 3S Projetos com recursos incentivados pelo ProAC (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo) com o patrocínio da Indústrias Romi S.A.., através da Fundação Romi.

 

“A instituição apoia a cultura com o objetivo de valorizar as artes e permitir a formação de público em Santa Bárbara d’Oeste e, para isso, conta com a Estação Cultural”, ressalta a assistente cultural da Fundação Romi, Rosana Lopes.

 

Estação Cultural

Inaugurada em 2007, a Estação Cultural é resultado da revitalização da antiga estação ferroviária de Santa Bárbara d´Oeste pela Fundação Romi. O local tornou-se referência em toda a região por oferecer opções de qualidade gratuitas e para todos os públicos nos doze meses do ano. Desde sua inauguração, mais de 150 mil pessoas já visitaram e participaram dos seus projetos, eventos e exposições.

A Estação Cultural está localizada na Avenida Tiradentes, 02, no Centro de Santa Bárbara d´Oeste. Para mais informações, entre em contato pelo telefone 3455-4830.

 

Fundação Romi

Criada em 1957, em Santa Bárbara d’Oeste, pelo casal Américo Emílio Romi e Olímpia Gelli Romi, a Fundação Romi tem como missão promover o desenvolvimento social por meio da educação e cultura. Pioneira na promoção da comunidade regional e na realização de ações sociais, atende mais de 37 mil pessoas por ano por meio de seus quatro grandes eixos: Centro de Documentação Histórica (CEDOC), o Centro de Vivências do Desenvolvimento Infantil (CEDIN), o Núcleo de Educação Integrada (NEI) e a Estação Cultural (EC). Tendo como apoiadora as Indústrias Romi S.A., instituições governamentais, não governamentais e a inicia privada, a Fundação Romi objetiva, continuamente, atingir números mais expressivos por meio de suas áreas de atuação, seus programas e seus projetos. Para mais informações, acesse o site: www.fundacaoromi.org.br

 

Serviço:

Orquestra de Câmara Uirapuru

Data: Sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Horário: 20h

Onde: Estação Cultural

Endereço: Av. Tiradentes, 2 – Centro – Santa Bárbara d’Oeste – SP

Entrada gratuita

Mais informações: (19) 3455.4830

Comentários

Notícias relacionadas