Orquestra Barbarense de Violas comemora 13 anos com show gratuito

A música caipira raiz faz parte da cultura brasileira, principalmente no interior do Estado de São Paulo. Os barbarenses contam com a “Orquestra Barbarense de Violas” que comemora seus 13 anos de existência em show gratuito no dia 24 de outubro, às 19h30, no Anfiteatro Municipal “Detinha Dagnoni”. Eles mostrarão o seu novo trabalho – “CD3 – Coletâneas Orquestra Barbarense de Violas 2014”, envolvendo músicas do CD 1 e CD 2. O Anfiteatro está localizado anexo ao Paço Municipal, na Avenida Monte Castelo, nº 1.000, Jardim Primavera.

A apresentação terá a participação especial da “Orquestra Feminina de Viola Caipira” em formação, que surgiu do projeto “Aprendendo Viola Caipira” e os alunos que participam deste projeto, trazendo um repertório musical de qualidade passando pela música caipira raiz, música clássica como “A Primavera” do compositor Antonio Vivaldi e músicas natalinas. Os ingressos são limitados e entregues ao público uma hora antes da apresentação.

A Orquestra procura contribuir com a continuidade a esta manifestação cultural folclórica. Formou-se no dia 21 de outubro de 2001, por meio de Ubaldino Caixeta e apoio da Secretaria de Cultura e Turismo. A Orquestra possui três CDs gravados e 1 DVD, além do reconhecimento como “Utilidade pública” por meio do  projeto de lei nº 136 de 2013, “Moção de Aplauso” cedida por vereadores da Câmara Municipal de Americana “Moção nº 1326 de 2013” de Santa Bárbara d’Oeste, “Moções nº 471 de 2013 e nº 515 de 2013”, além das apresentações realizadas na cidade e região. A formação do grupo é baseada em violas e violões, mas outros instrumentos compõem a orquestra, como contrabaixo, percussão e teclado e tem como maestro Eberson Aparecido Ferraz (Binho).

“Aprendendo Viola Caipira”

Desde 2013 o projeto “Aprendendo Viola Caipira”, com a coordenação do maestro Binho, vem contribuindo para a formação e continuidade do próprio grupo, procurando formar novos violeiros e ouvintes conscientes da importância em preservar a cultura regional, divulgar a cidade e a música caipira com qualidade. O projeto continua em 2015. As inscrições estão abertas para o curso de viola caipira. Os interessados podem comparecer aos sábados das 9 às 11 horas, no Museu da Imigração, localizado a Rua João Lino nº 371, em frente à Biblioteca Central, onde acontecem os ensaios da Orquestra, ou ainda pelo email orquestrabarbarensedeviolas@hotmail.com.

Foto: Divulgação

Comentários

Notícias relacionadas