Entenda como otimizar o seu aplicativo dentro das plataformas de Apps
A estratégia de SEO é um fator muito importante para o sucesso de um site. E, com o crescimento do mobile no Brasil, a otimização em SEO para aplicativos também começou a se destacar no mercado. Dessa forma, surgiram as técnicas ASO (App Store Optimization, que, em português, significa “otimização para lojas de aplicativos”).
Uma pesquisa da consultoria App Annie mostra que o Brasil é o 3° país em que os usuários mais usam aplicativos diariamente. Os brasileiros passam, em média, 3 horas e 40 minutos por dia nos programas. Com isso, otimizar o seu aplicativo para que ele apareça com relevância nas lojas de aplicativos é uma forma de atrair público.
O que é ASO?
O ASO é bastante conhecido em português como o SEO para aplicativos. Basicamente, o ASO é um conjunto de técnicas utilizadas por profissionais de marketing para que um aplicativo apareça com mais frequência e para mais pessoas nas lojas de aplicativos.
Assim como acontece nos mecanismos de busca, as técnicas de ASO visam melhorar o ranqueamento do aplicativo em seu segmento. Essa estratégia é fundamental para que as pessoas encontrem o aplicativo com mais facilidade.
Quais são as principais características do ASO?
O objetivo do ASO e do SEO é bastante semelhante, o que muda é a plataforma. As características do ASO se adaptam à sua finalidade; então, para montar uma estratégia de SEO para aplicativos, é preciso entender quais são os fatores de ranqueamento usados pelas lojas de aplicativos.
Dois fatores importantíssimos do ASO são o título e a descrição do aplicativo. Esses dois fatores são os que mais chamam atenção e fazem com que as pessoas baixem o aplicativo. Para as lojas de aplicativos, apps com título e descrição atraentes são mais relevantes dentro da plataforma.
Outro fator importante é a palavra-chave. Assim como ocorre no SEO, uma característica do ASO é escolher uma palavra-chave principal e alguns termos relacionados de forma assertiva. Além disso, outros fatores, como o ícone do aplicativo e fotos e vídeos que mostram a usabilidade do aplicativo, também são importantes para o ranqueamento.
Uma característica comum do ASO é o estímulo à avaliação dos usuários. Não basta apenas buscar os downloads, é preciso fazer com que os usuários assíduos do aplicativo façam avaliações sobre o app e, assim, ele tenha uma nota alta de classificação nas lojas de aplicativos.
Como começar a fazer ASO?
Se você quer começar a fazer ASO, fique ligado nas dicas que daremos a seguir. A otimização de aplicativos é essencial para que eles sejam bem ranqueados nas lojas de aplicativos. Confira como fazer:
Foque na palavra-chave, no título, no ícone e na descrição do aplicativo
Esses quatro pontos são fundamentais no ranqueamento. É importante fazer uma pesquisa de palavras-chave para posteriormente criar um título, um ícone e uma descrição atraentes para o público. Isso passa confiança para os usuários e melhora o ranqueamento nas buscas e listas das lojas de aplicativos.
Escolha a categoria certa para o seu app
Outro fator importante para ASO é escolher a categoria certa para o ranqueamento. Existem diversas categorias e subcategorias nas lojas de aplicativos, e o sucesso do seu aplicativo pode ser determinado pelo erro ou acerto na escolha da categoria. É importante entender qual é a categoria mais assertiva para o seu app.
Estimule a avaliação dos usuários
Um dos principais fatores de ranqueamento em lojas de aplicativos é a avaliação dos usuários. Essa é a forma mais efetiva de determinar a reputação do seu aplicativo.
A dica é estimular a avaliação dos usuários e sempre responder as dúvidas e os comentários dos usuários na página do seu aplicativo. Essa é uma forma de otimizar a sua avaliação dentro da plataforma e melhorar o seu ranqueamento.
O ASO é importantíssimo para fazer um aplicativo ter sucesso nas plataformas. É fundamental que você entenda como otimizar um app para que ele tenha uma resposta mais rápida e ganhe destaque nas lojas de aplicativos.