20 de abril de 2024

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O que não pode faltar no seu site?

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Ter um site, hoje, é indispensável para qualquer empresa, independentemente da área de atuação em que ela esteja. Afinal, a página se torna um portal que permite que o público encontre a sua marca na internet e possa interagir com ela. 

 

Com o avanço da tecnologia e as possibilidades que o mundo virtual trouxe para as empresas, montar uma plataforma é o primeiro passo para garantir a visibilidade do seu estabelecimento, permitindo que as pessoas saibam mais sobre o negócio. 

 

Apesar de já ser um consenso que as empresas precisam marcar presença na internet por meio de um site, a pesquisa TIC de 2019 feita pelo Centro Regional de Estudos para a Sociedade da Informação, mostra dados interessantes sobre o assunto. 

 

Atualmente, apenas 54% das empresas nacionais possuem sua própria página, sendo mais comum que os pequenos negócios apostem no uso do WhatsApp para fazer contato com o seu público, já que o uso desta ferramenta subiu de 42% em 2017 para 54% em 2019. 

 

Outra informação interessante é que, dos estabelecimentos entrevistados, 78% garantiu a sua presença nas redes sociais, o que mostra que grande parte dos empresários já reconhece a importância da visibilidade do negócio no mundo virtual. 

 

Muitas vezes, a simples familiaridade com o uso de aplicativos de mídias sociais pode ser um fator determinante para que as pequenas empresas ainda resistam ao desenvolvimento de uma plataforma própria para o seu negócio. 

 

Porém, é fundamental que um estabelecimento especializado em ensaios não destrutivos monte o seu próprio site, já que ele é um elemento estrutural no marketing e na conquista de autoridade dentro do segmento em que o negócio atua.

 

Por isso, se você está pensando em desenvolver um site para o seu negócio e quer saber quais as vantagens, e o que não pode faltar na sua página, siga na leitura deste artigo para entender melhor o assunto.

As vantagens de ter um site para o seu negócio

É muito comum que as pessoas indiquem para seus amigos e familiares as empresas nas quais elas já fizeram uma compra e foram bem atendidas, receberam um produto de qualidade e de modo rápido. 

 

Assim, quando esse potencial cliente decidir conhecer a sugestão recebida, certamente ele vai entrar no site do estabelecimento para saber mais sobre ele.

 

Nesse caso, é muito provável que ela recorra aos buscadores para pesquisar o item, que pode ser desde um aspersor para irrigação até um livro de culinária, ou até mesmo para buscar pela empresa que foi indicada. 

 

Caso esse estabelecimento não possua um site, esse será um ponto negativo para o negócio, pois a página de um estabelecimento é essencial para que ele seja bem avaliado pelo público. 

 

Por isso, ter um site pode ser bastante vantajoso por vários motivos, tais como:

 

  • Aumento da visibilidade do negócio;
  • Ganho de autoridade da marca;
  • Disponibilização de informações importantes da empresa;
  • Fortalecimento do negócio;
  • Entre outros pontos.

 

Ou seja, uma empresa que realiza desdobro de lote e investe no desenvolvimento do seu site pode ser encontrada mais facilmente ao ter uma página própria ativa. 

 

Além disso, a plataforma online de um estabelecimento pode ser tão bem trabalhada que ela aumenta a autoridade da marca, passando para o público todo o tipo de informações e de conhecimentos que mostrem que ela domina a sua área de atuação. 

 

Outra vantagem de ter um site é justamente a de poder compartilhar informações importantes sobre o negócio, como telefone e e-mail para contato, assim como o endereço do local e os horários de atendimento. 

 

Por fim, vale ressaltar também que uma página online fortalece a marca, já que ela pode ser encontrada de modo rápido e eficaz na internet, permitindo que o público-alvo saiba da sua existência e encontre meios simples de entrar em contato com o negócio. 

O que o seu site precisa ter?

Conhecer as principais vantagens de ter o seu próprio site pode ser fundamental em um primeiro momento, mas para elaborar uma página funcional e completa, é preciso saber quais elementos são indispensáveis para isso.

 

Afinal, quando um potencial comprador está procurando por uma cadeira charles eames com braço, por exemplo, e encontra um site que ofereça o produto, ele vai analisar uma série de fatores presentes ali, para que possa adquirir o item de modo seguro e tranquilo.

01. Um layout bonito e equilibrado

A primeira impressão é a que fica, não é mesmo? Por isso, escolher um bom layout é indispensável, principalmente porque é ele que impacta o público logo que ele acessa o seu endereço na internet. 

 

É importante optar por cores bonitas e que harmonizem entre si, podendo ser indicado até mesmo escolher aquelas que possuem sinergia com o seu tipo de negócio. 

 

Uma empresa de aquecedor a gás Campinas, por exemplo, pode optar por tons mais quentes, que permitam maior identificação do layout com o segmento em que ela atua. 

02. Uma usabilidade prática e eficaz

Ter um site é fundamental para uma empresa, mas é preciso lembrar que a usabilidade da página é um fator determinante para que os usuários gostem dela e queiram acessá-la por mais tempo e em ocasiões diferentes. 

 

Deixar as informações importantes bem visíveis, permitir a criação de uma conta de modo rápido, trazer recursos modernos e bem elaborados e, até mesmo, desenvolver um processo de compra dinâmico e simples podem ser determinantes para a sua página. 

 

Dessa forma, se um usuário deseja solicitar um orçamento da sua loja para uma cobertura de vidro preço, ele pode consultar informações no seu site e encontrar o que ele precisa saber para encomendar o produto com o seu estabelecimento. 

03. Um campo de pesquisa estratégico

A internet proporciona uma série de facilidade no dia a dia, de modo que diversos recursos para tornar o acesso mais rápido e prático são incluídos nos sites de qualquer empresa. 

 

Sendo assim, um dos mais importantes é um campo de busca, onde o usuário poderá encontrar rapidamente o que ele está procurando na sua página, seja uma informação sobre prazo de entrega ou um produto como um reservatório de concreto armado.

 

Com isso, ele poderá ter melhores experiências na sua página, e indicará o site para amigos e conhecidos que busquem pelo mesmo item que ele. 

04. Um álbum de fotos bonitas e bem definidas

Atrair a atenção dos usuários para o layout da sua plataforma é importante, mas é indispensável que as imagens presentes no seu site sejam escolhidas de modo estratégico, priorizando a beleza e o entendimento sobre o que é oferecido ali. 

 

Ou seja, uma página de vendas de uma empresa precisa escolher fotos que retratem os seus produtos, investindo em imagens bem definidas, que permitam ao usuário perceber os detalhes de cada item. 

 

Além disso, se você deseja incluir fotos do estabelecimento, é fundamental que elas sejam bem-feitas, valorizando o seu negócio e passando uma boa impressão para os potenciais clientes da sua marca. 

 

Por isso, não deixe de investir na produção e edição de imagens bonitas e especiais. 

05. Um formato responsivo 

O número de pessoas que acessa à internet diretamente pelo smartphone é maior a cada dia, o que quer dizer que as empresas precisam adaptar as suas plataformas a essa realidade.

 

Por isso, é fundamental que o seu site seja responsivo, se enquadrando adequadamente nas telas de qualquer dispositivo móvel. 

 

Assim, caso o usuário queira ler mais sobre estação de tratamento de esgoto ete oferecida por um estabelecimento diretamente no aparelho dele, ela poderá consumir o conteúdo de modo integral, sem nenhum tipo de dificuldade. 

O que é preciso evitar e como potencializar o seu site com marketing digital

Assim como existem uma série de recursos que devem estar presentes no seu site, há vários outros que precisam ser evitados, para que a experiência do usuário seja cada vez melhor. 

 

Por isso, evite utilizar:

 

  • Fontes muito rebuscadas que dificultem a leitura;
  • Imagens pesadas que demorem para ser carregadas;
  • Muitos estímulos visuais que impeçam a concentração do visitante;
  • Cores fortes que atrapalhem a visualização dos elementos;
  • Expressões do seu nicho de difícil compreensão.

 

Dessa forma, você promove um site bastante dinâmico e agradável, que permitirá uma usabilidade mais simples e atrativa para os usuários.

 

Ao mesmo tempo, você pode utilizar outros recursos que possibilitem que a sua página traga melhores resultados para a empresa. 

 

Uma delas se trata das técnicas de SEO, como o uso de palavras-chave, para que os resultados de pesquisa dos buscadores tragam um maior número de visitas para a sua página de modo orgânico. 

 

Além disso, pode ser válido investir em link patrocinado, para que o endereço na web se destaque tanto no Google quanto nas redes sociais, sendo visto por um maior número de pessoas. 

 

O e-mail marketing também pode auxiliar na divulgação da nova página, permitindo que os clientes do negócio saibam que o seu site já está ativo e recebendo visitas do público. 

 

Com as informações abordadas neste conteúdo, é possível elaborar uma plataforma interessante para a sua empresa, garantindo um bom número de acessos e conquistando a preferência do seu público. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
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