Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

O que é vídeo marketing e por que investir nessa estratégia?

Com a popularização de tecnologias de comunicação, e mediante às transformações comportamentais dos usuários online a cada ano que passa, os conteúdos de vídeo marketing têm sido mais reconhecidos como fórmula de sucesso na produção de conteúdo.

 

Isso acontece não somente pela grande quantidade de informações que consumimos, algo que muitas vezes requer tempo e disposição, mas também pelos principais meios que usamos para esse consumo, que apresentam formas de visualização muito mais práticas.

 

Por exemplo, se nos interessamos por um conteúdo de uma página sobre acessórios banheiro cromado, mas nem sempre temos tempo de parar e ler um artigo completo, acessar um vídeo com um bom resumo explicativo acaba sendo mais válido.

 

Essa certeza é ainda mais confirmada se, durante a produção de conteúdo, a empresa atentar para um vídeo cada vez mais rico, contendo informações importantes e dados relevantes, algo que agrega maior valor e interesse do consumidor online.

 

Essas são algumas das exemplificações da potência do vídeo marketing, que aparece quase todos os dias em nossa timeline, sendo ainda uma potencial ferramenta para a estratégia de vendas de uma empresa, bem como para o relacionamento com o cliente.

Mas afinal, o que é vídeo marketing?

O video marketing pode ser considerado um tipo de conteúdo onde a mensagem é repassada estritamente por vídeo, sempre bem produzido e arquitetado visualmente para chamar a atenção do público e potencializar os objetivos de uma empresa.

 

Podemos encontrar produtos como:

 

  • Campanhas institucionais;
  • Campanhas publicitárias;
  • Bastidores;
  • Review de um produto;
  • Entrevistas;
  • Entre outros conteúdos.

 

Ou seja, podemos entender que tudo aquilo que puder ser uma comunicação com o público, alinhada às principais estratégias de marketing de conteúdo, e que for produzida em um molde audiovisual, pode ser considerado um vídeo marketing.

 

A popularidade dessa produção vem quase que paralela às principais mudanças em consumo de conteúdo de forma geral, potencializadas principalmente por meio dos aparelhos eletrônicos e das redes sociais, que auxiliam esse tipo de visualização.

 

Hoje, tornou-se muito mais prático, especialmente com a ferramenta Stories do Instagram, ver um vídeo de poucos segundos sobre um produto ou um serviço, e a partir daí começar a nutrir uma vontade de consumo, por exemplo, de um ar condicionado tipo fan coil.

 

Pelo lado da empresa esse foi um grande benefício, visto que as informações essenciais para convencimento e nutrição de um público puderam ser melhor absorvidas, providenciando resultados ainda melhores em comparação com postagens em texto.

 

Uma prova disso foram os resultados de um estudo, chamado “The State of Video Marketing 2017”, produzido pela empresa Wyzowl, apontando que 76% dos negócios que utilizam vídeo marketing creem que essa estratégia aumentou o tráfego orgânico.

 

É importante salientar que, mesmo que vídeos sejam uma grande escolha do público, em uma questão rotineira de consumo de conteúdo, esta não se restringe à única maneira possível, visto que textos, artes e até mesmo áudios também têm sido populares.

 

O foco que quem escolhe essa técnica é justamente juntar vídeos às produções comuns que empresas fazem, agregando algo de novo e interessante para públicos cada vez mais exigentes e em rotinas cheias, onde a agilidade e a praticidades são rainhas.

Quais os benefícios de investir nessa prática?

Com o aumento do tráfego dos vídeos, qualquer negócio pode movimentar diretamente suas páginas nas redes sociais, trazendo uma possibilidade maior na obtenção de leads, que são potenciais clientes de uma empresa, que ainda estão na dúvida de uma compra.

 

Por exemplo, uma empresa de revestimento de piso epóxi, por meio de vídeo marketing, pode apresentar produtos e fazer com que clientes se inscrevam em uma página para receber mais informações sobre este, direcionando-os para uma plataforma externa.

 

Isso, além de aumentar a fonte de leads, faz com que a plataforma principal seja ainda mais movimentada, trazendo significativos resultados para a otimização do site em buscadores na internet, que mostram resultados mais próximos das necessidades dos usuários.

 

Outros benefícios da produção de vídeos é a facilidade que a empresa tem em comunicar algo, não apenas sobre o produto em si que está à venda, mas também na tentativa de criar um meio de autoridade sobre o assunto que está falando, como tela pra quadra.

 

Uma empresa desse ramo, além de ofertar aquilo com que trabalha, acaba se tornando referência sobre dúvidas e dados sobre o tal produto e seu serviço, gerando mais e mais views que ampliam sua fama de produtora de conteúdo nas principais redes e páginas.

 

Essa é uma ótima forma de conseguir viralizar, visto que vídeos, de acordo com estudos da empresa Simply Measured, são 1200% mais compartilháveis na internet do que qualquer outro tipo de conteúdo, nisso incluídos textos, imagens e até mesmo áudios.

 

De maneira geral, os vídeos podem ser considerados os conteúdos do futuro, visto que cada vez mais pessoas têm essa preferência nos meios de comunicação. 

 

Ou seja, uma empresa de porta de enrolar comercial que faz uma campanha de marketing em um formato audiovisual para falar sobre seu novo produto, certamente terá mais engajamento do que outra que somente postar conteúdos vazios em imagens.

Como começar a aplicar o vídeo marketing?

O vídeo marketing é sem dúvidas umas das principais formas de produzir conteúdo online, tendo a certeza de que já estará na frente de outras produções, visto que o audiovisual vem sendo ainda mais popularizado pelas principais formas de conteúdo online.

 

Começar a desenvolver esse tipo de material , seja para um site de moda ou para uma empresa de venda de bronze alumínio preço, é uma grande jogada de marketing, e provavelmente, uma chance a mais de aumentar o prestígio de sua empresa.

 

Veja a seguir tudo aquilo que deve ser considerado e verificado para que seu negócio comece a investir nesse tipo de modalidade de conteúdo:

  1. Conheça de fato seus objetivos

Antes de mais nada, é importante saber seus objetivos com a produção de conteúdo, independentemente do formato. Isso faz com que as principais coordenadas sejam alcançadas para que um bom trabalho seja executado, com mínimas falhas.

 

Por exemplo, se você tem uma empresa que vende forro PVC, e o seu desejo é aumentar as vendas e ao mesmo tempo trazer uma maior autoridade para sua marca, será interessante guiar as produções com uma linguagem diferenciada.

  1. Entenda os canais de comunicação

Para colocar em prática o video marketing, é preciso estar a par das principais ferramentas para isto, visto que hoje em dia são muitas as redes sociais e plataformas que são adeptas a vídeos, sendo cada uma com suas especificação de público e linguagem.

 

Por exemplo, um fornecedor de piso tátil pode conversar melhor com um público no LinkedIn, um local mais corporativo em linguagem e imagem, do que no Instagram, ainda que nos dois lugares vídeos sejam cada vez mais aceitos e consumidos pelo público. 

  1. Trace uma estratégia de comunicação

É importante sempre traçar uma estratégia bem segmentada e desenvolvida para sua produção de conteúdos, pontuando exatamente tudo o que será necessário para colocar em prática o conteúdo, desde informações até a edição do vídeo que irá ao ar.

 

Isso também é uma forma eficiente de atentar para a periodicidade, algo essencial em qualquer tipo de mídia, visto que o público, por mais fiel que seja à empresa, sempre vai querer mais e mais conteúdos como aquele que ele gostou. 

  1. Criatividade e inovação são o foco da criação

Os vídeos já são conteúdos cativantes, justamente por trazerem algo além de uma imagem e uma legenda. Mesmo assim, é essencial pensar em formas criativas e inovadoras de conversar com o público, sempre agregando pautas e conceitos humanizados.

 

Um bom exemplo disso é uma empresa de tecnologia, que produz uma campanha publicitária interessante sobre o trabalho da companhia durante anos, citando depoimentos e colocando as transformações por meio de ilustrações, por exemplo.

  1. Faça uma análise dos resultados

Nenhuma produção será tão boa sem a presença de dados que confirmem a sua eficiência. Fique sempre atento nas respostas do público, desde o consumo de seu conteúdo até o engajamento nas redes, vendo sempre onde podem haver mudanças positivas.

Considerações finais

O vídeo marketing vem sendo visto como um dos principais conteúdos nos canais de comunicação entre empresas e audiências, ainda que a venda seja um produto, um serviço ou até mesmo uma autoridade, como no caso de influenciadores digitais.

 

Dominar essa prática e o conhecimento de como essa estratégia funciona pode abrir as portas da empresa para um novo patamar de relacionamento com seus clientes, podendo ainda ser interessante para que o negócio conheça de fato suas qualidades e erros.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.