18 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

O que é o SaaS? Software como Serviço

Compartilhe essa notícia!

Um modelo de negócio que vem sendo utilizado cada vez mais pelas empresas é o SaaS. Afinal, é um meio de inserir a tecnologia ao dia a dia da empresa, de forma a ajudar o rendimento e os trabalhos, podendo trazer diversos benefícios. 

 

Essa sigla significa Software as a Service em inglês, podendo ser traduzido para Software como serviço. E muitas pessoas o utilizam mesmo sem ter o conhecimento do que significa essa ferramenta, como um serviço de streaming. 

 

Primeiramente, é importante compreender o que é esse conceito. Ele se refere a estratégia de, ao invés de comprar diversos softwares para funções diferentes, gerando altos gastos e esforços, permite unir todos eles em um programa que pode ser acessado pela internet. 

 

Para isso ser possível, é muito importante entender sobre computação na nuvem, também conhecida como cloud computing. Ela é responsável por oferecer um ambiente reservado para armazenar os dados no mundo digital da internet. 

 

Nesse contexto, surgem as empresas SaaS, que são responsáveis por garantir esse sistema e permitir que outras companhias e clientes tenham acesso a ele, além de garantir a segurança das informações. 

 

Para usar essa ferramenta, o custo é apenas o do valor pedido pela assinatura. Ou seja, não exige compra do aplicativo ou pagamento e realização de atualizações. O que é muito mais favorável, pois os investimentos aplicados seriam muito maiores. 

 

Ademais, ele permite diferentes tipos de pagamento, seja boleto bancário, débito em conta corrente ou débito no cartão de crédito. 

Entenda como utilizar o SaaS

Pelo fato de não ser um software diferente do tipo tradicional, é importante levar em consideração alguns pontos ao adotá-los, entre os principais estão:

Realize um acompanhamento

Assim como com qualquer outra nova estratégia que é aplicada em uma empresa, é muito importante acompanhar os resultados que ela traz. Dessa forma, é possível entender como melhorar a utilização dela e quais são os benefícios fornecidos.

 

O próprio recurso fornece informações e estatísticas sobre os consumidores e seus resultados. Então, analisá-las com certa frequência favorece mais ainda na melhora.

 

Por exemplo, se uma empresa que vende lençol hospitalar descartável percebe que um determinado software não está sendo favorável, ela pode mudá-lo para aumentar os benefícios.  

Usufrua do feedback

Interagir com os clientes, além de melhorar o relacionamento com eles, aumentando a fidelização e as vendas, permite que a empresa consiga pedir feedback e a opinião deles.

 

Esse ponto é importante, pois é uma maneira mais prática de entender em quais pontos ela precisa investir recursos e tempo, permitindo um menor gastos de recursos, uma vez que as estratégias adotadas serão certeiras para agradar seus consumidores. 

 

Por exemplo, uma empresa especialista em protetor deslizante quinta roda pode pedir aos funcionários que mandem um e-mail com problemas que eles tiveram usando o software, para poderem atualizar esses pontos e realizar melhorias. 

Conheça os principais modelos de vendas

Quando essa estratégia está relacionada às empresas SaaS, existem alguns modelos diferentes a serem utilizados para a atração dos clientes. Então, eles serão analisados abaixo:

 

  • Freemium;
  • Free trial;
  • Self service;
  • Inside sales;
  • Field sales.

 

Portanto, para haver melhor compreensão sobre o funcionamento de cada um deles e como podem ser utilizados, segue uma análise separada dos modelos:

Freemium

O nome se refere à união entre “free” e “premium”. Então, ele se refere à obtenção gratuita de um serviço, porém, para conseguir acesso a diferentes funções mais específicas, precisa pagar um valor decidido pela plataforma. 

 

O objetivo desse modelo é atrair consumidores para o serviço graças à gratuidade do uso inicial, permitindo o seu reconhecimento ativamente, na prática, e instigando-os a comprar o serviço completo para usar os recursos completamente. 

 

É uma boa estratégia, pois o cliente já tem conhecimento próprio do serviço, de suas funções e das funções que deseja adquirir para melhorar a experiência. 

Free trial

No modelo do Free trial, traduzido para português como “teste grátis”, há uma limitação da utilização gratuita por tempo. Isso é, a empresa permite que o cliente experimente suas funções completas durante um período definido. 

 

Quando o tempo for expirado, é necessário que o cliente adquira o serviço para continuar tendo acesso. É muito comum que as plataformas disponibilizem uma experiência de 7 ou 30 dias, para que o cliente possa testá-la completamente. 

 

Ele também é muito eficiente, pois permite que o usuário acesse todas as funções, vendo a complexidade e utilidade do serviço, aumentando o desejo de permanecer com seu uso, conhecendo o serviço na própria visão. 

Self service

Para essa estratégia, há a possibilidade de comprar um serviço com independência, ou seja, por conta própria. Dessa forma, ela garante agilidade e praticidade. 

 

Para isso, a empresa deve oferecer um documento completo com todos os planos, suas características, funções, valores e benefícios. Permitindo, após a análise, fazer o checkout, pagar a taxa e acessar suas funcionalidades. 

 

Assim, ela facilita o processo de vendas da empresa, sem exigir um funcionário para atender a demanda, sendo personalizada para cada consumidor. 

 

Por exemplo, uma empresa de aluguel de carro para noiva disponibiliza em seu site uma tabela com todos os modelos, fotos, benefícios e seus respectivos preços, permitindo que o cliente escolha o que deseja, realizando a compra pela própria página. 

Inside sales

No modelo de inside sales, há um contato direto da empresa com o cliente, mas sem deslocamento. Isso é, os colaboradores contatam cada possível consumidor para realizar a compra remotamente. 

 

Para isso, o atendente precisa compreender os problemas que o potencial cliente tem para conseguir oferecer uma solução e recomendar o melhor serviço para cada um, permitindo um atendimento personalizado.

 

Isso acontece assim: uma empresa que vende máquina de alinhamento e balanceamento liga para seus consumidores, oferecendo o serviço, permitindo abaixar o preço e separar o melhor dia de entrega para o cliente.

 

Ele é muito útil quando as vendas a serem realizadas são de alto valor ou quando exigem um relacionamento mais próximo com o cliente, customizando o serviço e atendimento. 

Field sales

Por último, o field sales se refere às vendas que têm o contato direto e em campo entre a empresa e o consumidor. Ela é mais comum quando o comprador vai até o estabelecimento para adquirir o que deseja. 

 

Ele também é um modelo em que as empresas precisam realizar um atendimento personalizado e direcionado para cada consumidor e seus desejos, compreendendo os problemas e direcionando-os a uma solução. 

 

Um exemplo do modelo: uma empresa que realiza troca de pastilha de freio faz a venda quando o cliente vai até o estabelecimento e há uma análise do carro. 

 

Contudo, é importante ressaltar que a diferença com o inside sales é que o field sales tem um contato presencial com o cliente, enquanto aquele é apenas remoto. 

Vantagens e importância do SaaS

Quando ele é aplicado da maneira correta e com consciência na aquisição, o Software as a Service pode apresentar diversas vantagens para a empresa, sendo muito importante para o desenvolvimento delas, como as que serão identificadas.

Menos gastos

Pelo fato de não exigir a existência de uma máquina específica, o pagamento para instalação, o custo por atualização ou pela obtenção de licença, apenas necessitar do uso da internet, o SaaS exige uma quantidade muito menor de taxas.

 

O custo para sua utilização se torna apenas um investimento, uma vez que é preciso pagar um valor periódico ou de uma vez, e, depois, não é exigido que a empresa gaste mais dinheiro para sua utilização total, diminuindo, consideravelmente, os gastos da empresa.

Praticidade para uso

Não é preciso que a empresa tenha equipamentos ou máquinas específicas para ter acesso ao mecanismo. A única exigência é o acesso à internet, facilitando o uso dela, uma vez que as informações são guardadas na nuvem. Assim, agilizando o trabalho e deixando-o prático. 

 

Um exemplo: se uma empresa de transporte dedicado precisa responder rapidamente a dúvida de um cliente para não perder a venda, ela consegue ter um acesso rápido às informações, facilitando o atendimento. 

Praticidade de acesso

Com a combinação entre a necessidade de internet e o armazenamento em nuvem, a empresa consegue acessar suas informações de qualquer lugar que estiver, seja do outro lado do mundo ou da própria empresa. Permitindo um controle total do que acontece. 

 

Por exemplo, se um funcionário de uma empresa precisa entrar no seu sistema de gestão de frotas por conta de algum problema repentino durante suas férias, ele consegue acessá-lo sem problemas. 

Personalização para cada um

Esse tipo de recurso também possibilita que seus clientes personalizem seu serviço como melhor agradá-los. Isso pode acontecer por meio da compra de pacotes extras, ou pela customização dele. Assim, ele aumenta a eficiência de acordo com cada necessidade. 

Sem necessidade de atualização paga

Para o uso de softwares comuns, existe a necessidade de fazer atualizações recorrentes e pagas. Nesse serviço, elas acontecem automaticamente pela internet e não exigem investimentos para isso. 

Integração com outras áreas

Por fim, há ainda a chance de integrar outros sistemas ao SaaS. Dessa forma, a empresa consegue manter suas informações em um único ambiente, garantindo eficiência e praticidade no momento das decisões. 

 

Por exemplo, uma empresa que vende cuíca de freio de caminhão consegue ter acesso à evolução da produção pelo sistema até o processo de venda, tendo um acompanhamento mais detalhado e um trabalho feito em conjunto. 

Conclusão

Utilizar o Software as a Service pode ser uma estratégia muito eficaz para uma empresa e vem se tornando muito importante para fluir suas atividades, então precisa se tornar mais conhecida e adotada pelas instituições.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!