29 de março de 2024

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O que é marketing logístico?

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A logística compõe uma importante etapa no processo de compra e venda de produtos, responsável pelo armazenamento e transporte dos bens de consumo. Sua boa execução contribui para a satisfação do cliente, sendo assim incorporado no marketing logístico

 

O marketing logístico surge como uma esfera do marketing que foca na retenção do consumidor, construindo um grupo de clientes fidelizados que recomendam e impulsionam a marca. Considerado um campo que afeta a fase intermediária e final das vendas. 

 

Próximo ao atendimento, o marketing logístico está presente desde as fases iniciais de fabricação de um produto, promovendo integração entre duas áreas de atuação de forma a reduzir custos de produção e potencializar o compartilhamento de dados. 

 

Para compreender o marketing logístico em sua plenitude, é importante conhecer ambos os segmentos que o compõem: o marketing e a logística. Especialmente vital na era do comércio global, esta abordagem transforma a entrega rápida em publicidade. 

 

O marketing surge como uma ramificação da administração, voltada à otimização do produto diante de seu mercado consumidor, alavancando lucros através da aplicação de métricas que rastreiam o perfil de cliente ideal e direcionam campanhas de acordo.

 

A logística se configura como outro ramo da administração. Desta vez, seu foco é direcionado para a otimização de transporte de bens e matérias-primas, a fim de executar trajetos mais complexos em menos tempo. A logística é aplicada no estudo dos estoques. 

 

Para alcançar tal objetivo, os profissionais do departamento logístico avaliam a composição da embalagem, o meio de transporte empregado, o período máximo de viagem de forma a respeitar prazos de validade e a consonância com normas de segurança e sanitárias. 

 

Ambas as áreas trabalham em torno do produto. Seja em sua forma inacabada, a ser modificada pela produção industrial, ou em sua forma final para as prateleiras de uma empresa terceirizada de limpeza, o produto é o coração desta engrenagem. 

 

A sedimentação de um terreno que beneficie a formação de uma ampla concorrência deu início a uma corrida pelo melhor produto. Isso significa que milhares de empreendimentos realizam pesquisas e aplicam técnicas para oferecer um novo diferencial no mercado. 

Quando a logística toca o cliente: entenda mais

O marketing logístico surge a partir do momento em que a logística se afasta das fases iniciais e intermediárias dos processos de uma empresa e se aproxima do atendimento e da publicidade, as etapas finais da viagem de um produto, como uma câmera de vigilância

 

Considere uma cadeia produtiva como uma linha do tempo com início situado nos materiais ainda em sua forma bruta e término localizado no momento em que o cliente paga e recebe o artigo final. É possível visualizar a logística exercendo um papel em quase toda a cadeia.

 

Substância fundamental para o processamento de sucos, refrigerantes e outras bebidas, a água pode ser inserida na cadeia produtiva de um produto através da furação de poços artesianos para a indústria, atividade tocada pela logística. 

 

A partir do momento em que a análise desta linha do tempo se aproxima de suas fases finais, observa-se o trabalho do marketing com a construção de um funil de vendas, esquematização de três fases de nível estratégico, tático e operacional até a compra.

Nível estratégico

A nível estratégico, o setor de marketing analisa as características do cliente ideal, propõe métricas que permitam a criação deste perfil e a adequação aos valores da empresa. O objetivo é fornecer uma identidade ao artigo e à marca que o financia. 

 

Desenvolver métricas para atração do cliente, aproximado às informações estratégicas cedidas, são atividades de nível tático, onde os contornos até a fase final da cadeia se tornam mais nítidos. Seu objetivo é conectar produto ao seu maior beneficiário. 

 

Tais métricas buscam formas de exaltar as melhores qualidades do artigo vendido, incluindo formas de venda física e virtual, métodos de abordagem, campanhas publicitárias, produção de conteúdo e formas de entrega, por onde a logística exerce seu papel. 

 

Cada técnica depende do artigo negociado, de seu público-alvo e das normas apresentadas pelo planejamento estratégico. As características anteriormente citadas podem mudar se o bem é fornecido a pessoas ou outras empresas, como uma divisória eucatex preço

Nível operacional

A nível operacional, a cadeia se aproxima do atendimento, responsável pela execução do plano desenvolvido pelos demais níveis. Desta forma, o marketing se torna o principal motor das fases intermediária e final da cadeia produtiva. 

 

A logística se insere neste cenário com a elaboração dos indicadores de satisfação do cliente, usados para monitorar a recepção de um artigo ou marca em seu mercado consumidor. 

 

A inserção de elementos logísticos nas métricas de marketing geram o resultado que define o marketing logístico. A integração deste componente nos três níveis que recebem o produto final e o levam ao cliente acontece por estes meios: 

 

  • Política de atendimento ao cliente compartilhada; 
  • Rotatividade de estoque; 
  • Benchmarking logístico; 
  • Logística reversa. 

 

A aplicação do marketing logístico nas etapas anterior, posterior e durante a venda é uma oportunidade de conquistar melhores posições, que é explorada por diversas empresas, em especial, após o aquecimento do segmento de e-commerce. 

Marketing logístico em todas as fases

O crescimento do comércio remoto contribuiu com a aproximação da logística ao cliente, que desde então recebe o produto embalado diretamente de transportadoras e outros profissionais específicos para entrega. 

 

Desta forma, o profissional de logística se mesclou ao atendimento em sua posição de representante da marca. Empresas que oferecem desde alimentação até óculos de proteção com grau já incluíram a entrega em domicílio em seus quadros.

 

O atendente é a ponta final que intermedia o contato entre empresa e pessoa, e pelo qual o cliente reforça sua visão positiva ou nutrirá percepções negativas sobre a marca. 

Antes da venda

Causado pela aproximação do profissional de logística ao contato direto com o cliente, ambientes organizacionais aplicam o marketing logístico para alinhar a política de atendimento às condições estabelecidas pelo departamento de logística. 

 

Informações como prazos, veículos de transporte, tamanho, material e formato das embalagens são definidas logisticamente de acordo com as condições de investimento financeiro que a empresa dispõe. 

 

Tais dados devem ser incorporados à publicidade direcionada e aos informativos repassados aos atendentes, de modo a transformá-los em valor positivo atrelado ao produto. 

 

Um empreendimento que fornece porta de enrolar automática, por exemplo, utiliza o marketing logístico para transformar suas condições de entrega em propaganda, demonstrando um diferencial em relação aos seus concorrentes. 

 

A aplicação de técnicas de benchmarking para a logística é importante para assegurar o sucesso desta etapa de satisfação do cliente. O método consiste na coleta de dados sobre os processos logísticos realizados por concorrentes, bem como suas forças e fraquezas.

 

Para colher estas informações, a empresa pode consultar avaliações de clientes e deduzir o grau de autoridade das melhores de seu mercado. A análise concede uma visão mais clara do que deve ser feito para otimizar os resultados da marca. 

Durante a venda

O cuidado com as embalagens, uniformes e outros aspectos relacionados à estética de apresentação e o dinamismo na entrega fazem parte do marketing logístico voltado aos procedimentos que acontecem durante a compra. 

 

Quaisquer modificações devem observar os custos de frete e como repassá-los. Uma das principais causas de insatisfação elencadas pelos clientes é o preço do frete, que por vezes é mais caro que o valor do produto. 

 

O marketing logístico toca na chamada rotatividade ou giro de estoque, que consiste no intervalo de tempo entre esgotamento e reposição dos produtos disponíveis para venda. Uma alta rotatividade de estoque evita uma desaceleração nas vendas.

 

A capacidade de produção em larga escala é fator definitivo que separa negócios com baixo e alto potencial de crescimento. Uma campanha bem sucedida pode ter seus resultados alterados por um giro de estoque mal calculado. 

 

Produtos com alta demanda, usados nas mais diversas ocasiões e ambientes, como bebedouro de pressão inox, apresentam um público-alvo que espera uma oferta ininterrupta do item, trocando rapidamente de fornecedor diante de um desabastecimento. 

Após a venda

Preço médio do frete, tempo de entrega e uma taxa reduzida de erros e devoluções são indicadores de uma ação de marketing logístico, formando um conjunto de índices que medem a satisfação do cliente e o potencial de retenção.

 

Após a venda, os ambientes organizacionais analisam e condensam todas as métricas de atendimento e logística, reunindo dados que mostram o número de compras efetuadas e canceladas, pontuação em plataformas de avaliação da empresa, entre outros. 

 

Algumas empresas investem em suas próprias interfaces de avaliação do atendimento, por onde o cliente pode rapidamente rankear a empresa e explicitar possíveis desagrados. A marca une estas informações aos níveis de desempenho da logística reversa. 

 

A logística reversa está presente em diversas empresas que realizam entregas por se tratar de processos que solucionam a devolução de mercadorias. Possuir um bom mecanismo de logística reversa pode reverter uma experiência ruim para o consumidor. 

 

O fornecedor que investe em logística reversa é capaz de substituir itens danificados por mercadoria em perfeito estado e despachá-la com rapidez, de forma que todo o processo acontece em questão de poucos dias. 

 

A oferta de benefícios exerce uma influência positiva, aumentando as chances de fidelização. A técnica pode ser utilizada para consertos e manutenção de estruturas como sistema de automação residencial, representando uma grande vantagem comercial. 

Conclusão

O marketing logístico é essencial para empresas que unem atendimento e entrega em uma só função. A observância das técnicas deste segmento geram uma redução de custos com ambas as áreas envolvidas, além de melhorar a percepção de empresa e produto. 

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
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