29 de março de 2024

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Como funciona o Marketing Estratégico?

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O Marketing Estratégico compreende uma abordagem focada em resultados de médio e longo prazo. Então, se você é um gestor ou um empreendedor de visão, certamente já deve ter considerado a necessidade de ações que não se limitem apenas às demandas presentes.

 

Ademais, concordamos que o marketing, por si só, já é estratégico, mas as abordagens, de forma geral, costumam ser extremamente imediatistas. Dessa forma, essa visão estendida foi batizada como Marketing Estratégico, uma vez que antecipa esforços de ação.

 

Não é preciso falar muito mais que isso para frisar sua importância, mas para contextualizar seu conceito, vantagens e funcionamento, preparamos esse artigo para você. Continue lendo e tenha muitos insights para o seu negócio!

Marketing estratégico, tático e operacional: entenda

Em uma concepção mais antiga, o marketing era tido apenas como um acessório presente dentro da comunicação. 

 

Já o marketing moderno compreende todo o processo que engloba a trajetória completa de uma marca, seu produto e serviço, como uma empresa especializada em projeto spda. Pois bem, entre os fatores estão:

 

  • Desde a pesquisa de público e de mercado;
  • A concepção do negócio;
  • O posicionamento da marca;
  • O relacionamento com o público;
  • As vendas;
  • A fidelização dos clientes.

 

Todos esses processos são parte das responsabilidades inerentes ao setor de marketing. Ou seja, a Administração de Empresas e o Marketing são duas áreas do conhecimento que já não podem mais ser estudadas de forma isolada.

 

E desse “casamento”, surgem os conceitos de marketing estratégico, tático e operacional, que são como etapas de um plano geral de uma empresa de sucesso, independentemente de seu segmento ou porte.

 

Isso quer dizer que o que falamos aqui vale para grandes organizações do modelo B2B, da mesma forma que para um MEI que presta serviço de cobertura com telha termoacústica sanduíche, valendo aqui a busca pelo sucesso do negócio.

 

Para uma boa compreensão é importante iniciarmos pontuando esses três conceitos: o marketing estratégico é a projeção dos pilares e diretrizes para todas as ações considerando o médio e o longo prazo.

 

Todas as definições são estabelecidas em torno do objetivo principal da organização, estruturadas com base em estudos criteriosos feitos a partir de consultas com especialistas.

 

Isso não significa que se trata de algo estático. Pelo contrário, essa ferramenta pode, e deve, ser corrigida e atualizada quando necessário. O Marketing Tático é uma extensão do plano estratégico, que visa o detalhamento e a organização das definições e pautas em setores. 

 

É aqui que começa a articulação entre as partes responsáveis pelo desenvolvimento, como as equipes de publicidade, monitoramento, assessoria de imprensa, automação, redação, design, entre tantos outros.

 

E o Marketing Operacional compreende o dia a dia da aplicação das estratégias, as tarefas práticas desenvolvidas para promover o aluguel de chiller, em um exemplo mais prático, com foco em resultados mais imediatos.

 

Trabalhar essas ações operacionais de curto prazo de forma desarticulada com as estratégias de longo prazo, é um dos erros mais comuns dos gestores, afinal, cada ação praticada hoje, tem uma repercussão futura, seja direta ou indireta.

 

Ou seja, desmembrar esses três pilares costuma acarretar uma comunicação pouco  eficiente, gastos desnecessários e uma relação superficial com o público.

Veja como é o marketing estratégico na prática

O trabalho de marketing estratégico de uma empresa de sucesso, como uma especialista em mercado de divisórias com isolamento acústico, é iniciado após o gestor ter definido três pontos essenciais:

 

A segmentação do público, em que mercado, para quem irá desenvolver suas estratégias e direcionar suas ações; 

 

O posicionamento da marca, como irá competir, quais são os princípios e valores a serem seguidos;

 

E o cronograma, que define quando as coisas devem acontecer, colocando prazos e metas para as ações.

 

Após ter essa base definida, existe um passo a passo em relação ao uso das diversas ferramentas de marketing, que pode ser seguido para um planejamento bem delineado e assertivo. Confira:

  1. Planejamento inicial

O planejamento inicial do marketing estratégico consiste na reunião e na discussão de dados e informações a respeito do seu negócio e do mercado que está inserido, como o levantamento de ladrilho hidráulico preço e demais detalhes, se esse for o caso.

 

Esse foi um exemplo bem específico, mas, de maneira geral, existem quatro ferramentas que se destacam e se aplicam em qualquer setor, segmento ou porte: 

 

  • O estudo de mercado e benchmarking, comparação com outras marcas;
  • A análise SWOT, ou matriz FOFA, na tradução em português;
  • O mix de marketing: promoção, produto, praça e preço;
  • E o acompanhamento dos esforços, por métrica e monitoramento.

 

Ou seja, são ferramentas para estudar o contexto geral, envolvendo questões como demandas, consumidores e concorrentes, realizar uma auto-análise criteriosa do negócio, criar o ponto de partida das ações de marketing, e definir os indicadores de performance.

 

Assim, cria-se um panorama completo de apoio para as próximas etapas, táticas e operacionais. 

  1. Planejamento Tático

O planejamento tático da estratégia de marketing de um determinado serviço ou produto, como um balcão refrigerado inox, refere-se à delegação e setorização dos esforços, com foco em um prazo intermediário, definindo os responsáveis.  

  1. Planejamento Operacional

E, no planejamento operacional são postulados os procedimentos-padrão, os encarregados e as operações essenciais, a serem realizadas em curto prazo, como a comunicação da marca, as interações sociais e as vendas dos produtos/serviços.

  1. Planejamento final

O último passo é o estudo de cada período e das circunstâncias do mercado, com o objetivo de definir qual o melhor momento para cada implementação.

 

É nesse ponto que ocorre o “arremate” do plano, definindo a hierarquia das ações, ou seja, o grau de importância e de urgência de cada tarefa para a promoção do aluguel de caçamba de entulho, por exemplo.

 

Também é a hora de fazer todos os cálculos relativos ao orçamento, aos recursos e investimentos necessários. Além disso, toda a estratégia deve ser avaliada e discutida em conjunto com os demais envolvidos, dentre gestores, colaboradores e empresas terceirizadas.

 

Esse é um momento de reavaliação estratégica do cronograma, considerando e explorando questões como datas comemorativas, por exemplo, assim como a sazonalidade do mercado, fator muito comum para produtos e serviços não essenciais.  

 

Aconselhamos incluir a probabilidade de possíveis imprevistos e/ou atrasos, na estipulação das metas, assim como ter diretrizes preestabelecidas para lidar com eles.

 

Na verdade, é importante estar ciente que traçar estratégias que deixam sua empresa preparada para questões futuras, é um processo cíclico: não existe um “fim” para o planejamento do marketing estratégico.

 

Perceba como tudo que abordamos aqui mostra a dinamicidade dessa abordagem. Além disso, todo o planejamento é altamente sensível às flutuações ocasionais do mercado, apesar de ser a ferramenta que permite passar por esses períodos de forma tranquila.

 

O marketing estratégico deve ser remodelado e reanalisado sempre que você julgar necessário, pois a única regra a ser seguida é o feeling do mercado.

Importância e vantagens do marketing estratégico

Ter um guia para o posicionamento e para a definição das ações necessárias para o sucesso do seu negócio, tem como consequência o aumento da produtividade e da competitividade.

 

Ao otimizar os resultados das campanhas de marketing, os resultados se refletem diretamente nas vendas.

 

A falta de estudo, organização e de estruturação metódica, como mencionamos, costumam ser os maiores obstáculos para todos que pretendem empreender. Saber quais decisões tomar, quando e porquê: essa é a síntese das vantagens e benefícios de usar essa ferramenta.

Considerações finais

Nessa leitura você pôde conferir uma “introdução-resumo” ao Marketing Estratégico. Certamente é a melhor abordagem para empresas com problemas como falta de tempo, excesso de tarefas e/ou dificuldades para bater metas.

 

Ao pensar todas as ações para promover e divulgar, não só o produto ou serviço, e sim sua marca de concreto leve, por exemplo, com uma visão que tenha como pano de fundo um plano diretor delineado para o longo prazo, tem-se maior segurança e assertividade.

 

Para pensar o marketing de forma estratégica, fuja do comum, do “efeito manada”, busque sempre analisar os esforços de maneira integrada, mantendo a sintonia entre as equipes de gestão, marketing, vendas, atendimento ao cliente e desenvolvimento de produtos.

 

Uma iniciativa nesse sentido é o “vendarketing”, novo conceito formulado para atender a demanda de um alinhamento completo, da integração total entre marketing e vendas, mas isso é assunto para outro artigo.

 

E, por fim, mantenha uma postura consciente e equilibrada, nem muito flexível, nem muito rígida. Esteja aberto para receber opiniões e conhecer o máximo de novidades e opções, mas sempre se mantendo centrado e firme em seus objetivos.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
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