19 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

5 Mitos da Gestação

Compartilhe essa notícia!

Quando se trata de gravidez, o que não faltam são mitos! E a mulher acaba ouvindo essas “dicas” da mãe, da vizinha, da avó. Enfim, é cada um querendo dizer o que é melhor ou que faz mal ao bebê.

Mas é claro que em meio a tudo isso, há muitas inverdades. Alguns deles, explico abaixo!

1️⃣Sexo faz mal ao bebê
Se está tudo em ordem na gravidez, o sexo está liberado em qualquer fase da gestação, que nada de ruim pode acontecer ao bebê.

2️⃣Andar de avião é prejudicial
Não há qualquer evidência que a alteração na pressão dentro de um avião possa ser prejudicial à mulher e ao bebê.

3️⃣Gestantes não devem fazer atividades físicas
Ao contrário! É importantíssimo que a mulher faça atividades físicas também durante a gestação, mas sempre seguindo as recomendações médicas. Pode ser uma caminhada, a ioga ou mesmo o Pilates.

4️⃣Grávida deve comer por dois
Esse mito é muito ouvido, até como uma “desculpinha” das gestantes para comer mais. Mas a verdade é não é bem assim. Durante a gestação, ela não deve comer por dois, ela deve comer duas vezes melhor, prestando atenção na qualidade e quantidade dos seus alimentos.

5️⃣Cerveja preta aumenta a produção de leite
Toda bebida com álcool deve ser cortada durante a gestação e também na amamentação. Inclusive, estudos* indicam que o álcool pode precipitar o trabalho de parto prematuro e, ao contrário dos mitos populares sobre o efeito de beber cerveja preta, ela pode levar à diminuição em vez de aumento da produção de leite materno. O que aumenta a produção é a livre demanda da amamentação e a hidratação frequente da mamãe.


Dra. Erica Mantelli
Ginecologista, Obstetra e Especialista em Saúde Sexual.
Embaixadora da Revista Crescer.
Mamãe da Giulia e da Isabella.
CRM-SP 124.315 | RQE 36685

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!