Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

O que é Logística Integrada?

A logística integrada é um dos melhores métodos para as empresas que desejam se manter competitivas, garantir eficiência operacional e oferecer o melhor aos clientes. Por meio dela, os processos são bem alinhados e dinâmicos, os custos diminuem e todo o esforço produtivo é compensado.

Trata-se de uma ação que contribui tanto para a geração de valor para o consumidor quanto para organizar e controlar os processos internos da companhia. Aliás, estes são os principais objetivos de qualquer empresa.

Ademais, a logística é importante por várias razões. Por meio dela, é possível controlar o estoque e as frotas, bem como suprir as demandas do mercado, dentre outras necessidades inerentes ao dia a dia das organizações.

Inclusive, seria difícil manter a competitividade e a produtividade da corporação se ela não trabalhasse com boas estratégias logísticas.

É necessário contar com os melhores profissionais da área, para que todos os processos desse departamento sejam realizados com maestria. Assim, temos acesso a diversos benefícios e vantagens de uma logística bem elaborada.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o que é logística integrada, a sua importância, as vantagens trazidas por ela e como funciona. Então, se você tem dúvidas, confira até o final.

O que é e como funciona a logística integrada?

O conceito de logística integrada parte de uma visão sistêmica e, por vezes, holística, de toda a cadeia de suprimentos. Ou seja, todos os processos, desde a origem do produto até a sua entrega ao consumidor, são considerados como uma única atividade.

Quando olhamos para todo o funcionamento do mercado, podemos perceber que tudo o que é feito pelo fornecedor vai impactar o comprador, afetar o intermediário e estabelecer em que momento o produto estará com o consumidor.

Todo e qualquer produto, como uma caçamba de entulho, entra nesse processo. Ele é unificado, dinâmico e sistêmico, e qualquer tipo de erro, atraso nos prazos e outras situações afetam o resultado.

Consequentemente, é possível enxergar um aumento nos índices de retrabalho e nos custos, o que acaba gerando prejuízos e inconveniências.

O funcionamento dessa logística, como o próprio nome sugere, estimula a união dinâmica entre vários processos e setores do mesmo empreendimento.

Ela surgiu com o intuito de permitir que as organizações gerenciassem a cadeia de suprimentos de maneira mais técnica e estratégica. Sendo assim, ela também se torna responsável por outros processos, como gestão de estoque e transportes.

Inclusive, hoje em dia, é possível contar com um gerenciamento mais eficaz de tudo o que envolve o armazenamento, a produção, compras e transporte, em todas as suas fases.

A logística reversa também permite acompanhar as atividades de parceiros e fornecedores, por meio da integração de métodos que se relacionam nas etapas que estão por vir.

Ademais, por meio desse processo, um fabricante de divisórias com isolamento acústico, por exemplo, pode controlar o fluxo de informações que são geradas e compartilhadas em todas as etapas produtivas.

E para aplicar o conceito de logística integrada, é preciso entender o seu modo de atuação e os aspectos que ele engloba. As atividades deste trabalho são, geralmente, separadas em três áreas diferentes.

Uma delas é conhecida como Logística Inbound. Ela abrange todo o curso do produto, desde o fornecedor até o momento em que o item chega ao distribuidor. Para isso, engloba as seguintes atividades:

  • Fluxo de entrada de mercadorias;
  • Relação com fornecedores e transportadoras;
  • Recebimento;
  • Descarga;
  • Armazenagem.

Outra área é a da Logística Industrial, que se relaciona com toda a movimentação interna de uma mercadoria, como controle de fluxos internos, abastecimento das linhas de produção e estoque.

Por fim, a última área é a da Logística Outbound, que está relacionada ao fluxo de saída do produto acabado, contato e contratação de empresas transportadoras, separação de material, distribuição, rotas e entregas.

Agora que você já sabe o que é logística integrada e como ela funciona, no próximo tópico, vamos mostrar qual é a sua importância. Continue a leitura.

Entenda qual a importância da logística integrada

Qualquer empresa precisa da logística integrada, pois ela garante mais agilidade em diferentes processos, o que significa que um fabricante de centrifuga de acucar, bem como qualquer outro, terá mais controle de seu fluxo logístico.

Também é capaz de coordenar suas atividades internas, de maneira sincronizada e otimizada. Além disso, ela garante mais agilidade na área de produção, ajuda a organizar os processos e aumenta a confiabilidade das informações.

É um trabalho que ajuda a reduzir os custos dos processos logísticos, minimiza desperdícios, reduz o tempo necessário para movimentação de produtos, coordena e alinha todos os processos e permite um planejamento eficaz e inteligente.

Se uma empresa tem como foco em seu gerenciamento a otimização dos processos, redução de custos e aumento de produtividade, deixa seus clientes mais satisfeitos e, consequentemente, melhorar seus resultados.

Ao analisar a importância da logística integrada, uma empresa de projeto SPDA imediatamente imagina as inúmeras vantagens trazidas por ela. E é sobre isso que vamos falar a seguir. Continue conosco.

Veja quais são as vantagens da logística integrada

O gerenciamento integrado da logística gera mais vantagem competitiva e permite que as empresas se diferenciam em relação aos seus concorrentes. E ela traz muitas outras vantagens, como:

Redução dos custos operacionais

Quando falamos em logística, nos referimos a um trabalho que vai muito além do transporte e armazenamento dos produtos. Trata-se da integração destes para evitar retrabalhos e informações desencontradas.

A tecnologia é usada para gerenciar todos os processos em um único lugar, com isso, os mecanismos utilizados são otimizados, ajudando a reduzir os custos para as companhias.

Aumento da competitividade

A logística integrada facilita a gestão de risco das empresas terceirizadas de limpeza e conservação, por exemplo, visto que torna os processos mais robustos. É uma forma de melhorar a segurança para o cliente, tornando a organização mais competitiva em seu mercado de atuação.

A concorrência, em todos os setores, está cada vez mais acirrada, sendo assim, é necessário apresentar vantagens competitivas, que ofereçam valor ao cliente e segurança para os processos.

Melhora a gestão estratégica

Quando tomamos decisões atreladas à logística da corporação, precisamos colocar em pauta o planejamento estratégico. É uma forma de evitar que as falhas aconteçam e que possam afetar o cliente.

Por meio da logística integrada, o gestor toma decisões mais assertivas, uma vez que ele conhece toda a operação e quais são seus gargalos, o que permite atuar com precisão em todos os pontos que devem ser aperfeiçoados.

Isso permite otimizar os processos e melhorar os resultados, algo muito importante quando nos lembramos de que é papel do gestor proporcionar ferramentas que melhorem a rotina de trabalho.

Portanto, para que a logística integrada realmente trabalhe em prol dos objetivos da organização, é fundamental contar com um sistema de gestão de transportes. Com a ajuda de um software, os processos são mais precisos.

Aumenta o controle de processos

Um fabricante de dutos de ventilação, por exemplo, deve conhecer bem os aspectos de sua operação, e juntamente com a logística integrada, o controle dos processos é mais simples e os gargalos são facilmente identificados, o que ajuda a eliminá-los.

Então, se você conhece bem o fluxo de acompanhamento, terá uma visão mais holística de seu negócio, indo desde o fornecedor até a entrega do produto para o consumidor.

Melhora o acesso aos dados da companhia

É muito fácil acessar dados importantes da empresa quando eles são armazenados de maneira centralizada.

Com isso, uma administradora de condomínios SP Zona Sul tem uma boa gestão do conhecimento, o que a ajuda a crescer. Mais do que isso, passa a ter controle total de seu negócio.

Aumenta a satisfação dos stakeholders

A logística integrada também aumenta a satisfação de todas as pessoas envolvidas com a sua empresa, como clientes, fornecedores e colaboradores.

Isso acontece porque, quando bem organizada, faz com que a organização seja vista com bons olhos por todos que atuam em alguma etapa do processo.

Consequentemente, seu negócio não será identificado apenas por conta dos preços que pratica, mas pelo modo como se diferencia com os serviços prestados.

Conclusão

A logística integrada tem como objetivo a sinergia entre a logística e demais setores de um fabricante de, por exemplo, balcão refrigerado inox, assim como qualquer outra empresa.

É uma maneira de desenvolver estratégias de nível global, para que a companhia tenha acesso a melhorias constantes em seus processos. Consequentemente, vai ter mais sucesso em seu mercado de atuação.

A logística é um setor complexo, custoso e que é diretamente responsável pela satisfação do cliente. Todas as suas atividades precisam trabalhar em conjunto, pois os erros podem levar a danos no atendimento das demandas.

Neste artigo, você conheceu um pouco mais sobre a logística integrada e o que ela é capaz de fazer pelo seu negócio. E os benefícios são tantos que não precisamos pensar duas vezes para adotá-la.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.