Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Qual a importância da logística reversa para o meio ambiente?

Cuidar do meio ambiente exige uma série de mudanças nos paradigmas das empresas. Assim, os seus comportamentos precisam mudar, bem como os de seus consumidores. Dessa forma, a produção fica mais sustentável, enquanto procura soluções eficientes.

O processo industrial ainda é muito danoso para o meio ambiente, mesmo que existam várias maneiras de melhorar a estrutura de processamento da criação de produtos, como o concreto bombeado, e muitos outros.

Entretanto, a responsabilidade social das empresas tem sido um tópico cada vez mais em alta, criando um ambiente mais adequado para explorar suas possibilidades dentro de diversas organizações.

Então, para conseguir um resultado expressivo de maneira inteligente, uma das formas mais comuns de utilização entre as empresas é a logística reversa. Essa ferramenta produz um impacto ambiental muito mais positivo para a natureza.

Entenda o que é logística reversa

A logística reversa nada mais é do que um programa para gerir melhor os resíduos sólidos de uma empresa, normalmente tornando esse processo mais eficiente. Isso inclui a reutilização de materiais e o descarte em lugar adequado dos itens de sua empresa de impermeabilização de laje.

Muitos materiais recicláveis, como é o caso do papel, do vidro e, até mesmo, da água podem ser reutilizados, incorporando-os novamente na linha de produção depois de um tratamento adequado para tornar o item novamente utilizável.

A logística reversa está prevista na legislação ambiental brasileira, sobre a PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos), sendo que se trata de um conjunto de ações, meios e procedimentos que tendem a tornar mais viável a coleta e redistribuição de resíduos no setor empresarial.

Assim, você consegue um melhor reaproveitamento no ciclo produtivo do material, além de distribuir para outro fim que seja adequado do ponto de vista ambiental. Esta ação pode ser uma iniciativa gerada por diversos meios, por exemplo:

  • Expedição do poder público;
  • Acordos entre poder público e empresas;
  • Termos de compromisso entre partes;
  • Iniciativa própria da empresa.

Então, independentemente do meio que iniciou o processo, a logística reversa acaba se tornando uma importante ferramenta para tornar sua empresa mais sustentável a longo prazo.

Como fazer a logística reversa?

Fazer um processo de logística reversa é um passo importante para qualquer empresa. Não existe um manual exato para isso, entretanto, uma vez que cada companhia é única e deve identificar os seus pontos em particular.

Porém, é possível estruturar seu projeto de logística reversa com algumas ações simples e genéricas, que se mostraram muito úteis para outras companhias.

Desse modo, para conseguir explorar com segurança esse tipo de ação, você precisa ficar atento a estes pontos e conseguir uma aceitação maior em sua empresa de, por exemplo, ladrilho hidráulico preço.

Criação de política

Ao criar uma política própria para a logística reversa, você está demonstrando a todas as pessoas suas responsabilidade social. Essa política deve ser muito bem explicada, com clareza e detalhes.

Quanto mais você conseguir colocar na embalagem, melhor. Assim, você mostrará a importância desse tipo de ação em sua empresa, garantindo uma aceitação muito maior para sua estratégia.

Outro ponto importante que deve ficar muito claro para os consumidores é o local onde eles podem retornar as embalagens, peças velhas e outros materiais que sua empresa de, por exemplo, tela aço inox esteja coletando para o reuso.

Assim, além de aproveitar para conseguir aplicar novamente um material em sua empresa, você consegue inserir no próprio consumidor um senso de reutilização e reciclagem, ajudando ainda mais no conceito de sustentabilidade.

Atendimento direto

Criar um canal de atendimento é uma excelente maneira de conseguir explorar todo o potencial de sua empresa e da logística reversa. Ademais, você pode fazer uma página na internet em seu site ou blog, detalhando as ações que a empresa vai fazer.

Além disso, você pode deixar um telefone ou uma rede social direcionada para atender questionamentos e dúvidas de seus consumidores, criando assim um vínculo com o público que está propenso a comprar seus produtos ou serviços, como o aluguel de chiller.

É importante ter em mente que muitas pessoas já estão vivendo de maneira sustentável, e procuram marcas com as quais possam se identificar. Ao ter um canal de contato direto com sua empresa, isso se torna mais provável, aumentando suas chances de vendas.

Alinhamento de equipe

Para que uma ação tenha efetividade em sua empresa, é preciso que todos estejam no mesmo tom. Seus colaboradores precisam compreender os motivos das mudanças no paradigma da empresa e se alinharem com eles.

Isso pode não ser tão fácil assim em um primeiro momento, principalmente se impactar a forma como os colaboradores trabalham. As pessoas não gostam de mudanças, ainda mais aquelas que afetam diretamente suas rotinas.

Por isso, treinamentos de equipe são essenciais nessa etapa. É preciso apresentar as razões por trás desse tipo de ação, o que de fato está motivando a empresa e porque as coisas estão mudando na forma de trabalhar, por exemplo, em uma empresa de cobertura de vidro.

Dessa forma, você consegue conscientizar sua equipe, além de mostrar que a valoriza através das ações de treinamento e desenvolvimento de seus profissionais. Quando eles entenderem a importância de ter uma empresa mais sustentável, você terá a equipe do seu lado.

Isso é crucial para fazer a empresa funcionar, além de ter uma equipe ansiosa para apresentar resultados, uma vez que se sente valorizada e parte de algo maior, através das ações de sustentabilidade.

Seus colaboradores acabam se tornando também influenciadores de sua marca. Isso porque levarão para a sua rede de amigos e familiares as notícias sobre a qualidade de sua empresa ao praticar a logística reversa.

Isso pode fazer com que novos consumidores comecem a procurar sua empresa para saber mais sobre ela. Dessa forma você consegue aumentar seus clientes e continuar aplicando ações de instalações elétricas prediais, por exemplo, que vão de encontro a proteção do meio ambiente.

Colocando em prática

Agora que todo o planejamento está efetuado, é hora de colocar em prática suas ações de logística reversa. Para isso, é preciso começar a efetivamente usar as atividades programadas por você.

Quando sua equipe está de acordo, as ações fluem muito mais facilmente, e você consegue estruturar melhor tudo o que precisa ser feito para conseguir resultados mais satisfatórios em sua estrutura.

Aqui, você também identifica todos os custos que essa operação terá. Embora haja um planejamento, é somente em atividade que você consegue mensurar com precisão e estruturar melhor como cada ação será realizada.

Assim, você compreende melhor a parte financeira do processo, e o que você precisa fazer para mantê-lo em funcionamento em sua empresa de, por exemplo, termografia eletrica, bem como em qualquer outra.

Benefícios da logística reversa

Para conseguir compreender melhor o quão importante é o processo de logística reversa, você deve se atentar a alguns dos principais benefícios dessa atividade, compreendendo assim porque qualquer empresa deve realizar este tipo de projeto.

Redução de desperdícios

Toda empresa gera resíduos. Muitas vezes são produtos descartados correta ou incorretamente, aumentando a quantidade de lixo que precisa ser descartado e colocado em um ambiente adequado.

Todo o processo de descarte de lixo gera custos, principalmente com uma quantidade que parece sempre aumentar. Entretanto, ao usar técnicas de logística reversa, você consegue estruturar de maneira mais prática seus serviços e sua estrutura, diminuindo o lixo.

Além de conseguir reutilizar muitos dos produtos que seriam descartados, você ainda consegue recuperar produtos descartados incorretamente para a reutilização, garantindo uma estrutura de produção muito melhor qualificada.

O custo para o transporte dos resíduos também diminui conforme a quantidade de descarte é reduzida, o que acaba fazendo você economizar, além de poder convocar menos vezes o transporte de resíduos.

Em um ambiente sustentável, o ideal é que você consiga sempre descartar o mínimo possível em qualquer estrutura que esteja lidando. Por isso, é fundamental que você consiga fazer essa boa triagem para reduzir o desperdício.

Diminuição do impacto

O mundo está sofrendo diversos ataques por conta dos excessos praticados no passado. Por isso, a responsabilidade social é um dos pontos mais importantes de qualquer empresa, e aplicar ações de sustentabilidade é um processo que deve ser constante.

Quanto mais você consegue melhorar o ambiente em que vive, e produzir sem causar tantos danos, mais tempo sua empresa ficará em atividade, tanto pela procura do público que se identifica com a causa, quanto pelo fato de estar protegendo o meio ambiente.

Considerações finais

O processo de logística reversa é muito interessante para qualquer empresa, uma vez que lida diretamente com um dos maiores problemas que as corporações tem em atividade: o descarte de resíduos.

Trabalhar nesse tipo de situação pode ser muito complexo, e é importante saber como utilizar corretamente estas ações para conseguir aplicar todo o seu potencial em cima de atividades específicas para melhorar o meio ambiente e se tornar uma liderança.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.