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O que é e como funciona o crowdfunding?

Unir recursos de terceiros em torno de um projeto inovador é uma estratégia amplamente usada para escapar da falta de capital suficiente para implementá-lo. Buscando um espaço para iniciativas que agregam ao mercado, o crowdfunding estrutura o auxílio coletivo. 

 

Quando se pensa em investimento coletivo, a associação é feita com projetos humanitários realizados pelas organizações não-governamentais, conhecidas como ongs, tendo como objetivo a solução de problemas e a melhoria de vida de populações desassistidas. 

 

A ideia de captar recursos rapidamente em um grande fundo gerado por diversos indivíduos está também atrelada às campanhas para a compra de remédios caros e equipamentos essenciais para a vida ou carreira de uma pessoa que não possui condições para pagar. 

 

Em todos estes casos, a solidariedade e o pensamento pelo bem comum são ingredientes que viabilizam essa mobilização coletiva. No entanto, o termo crowdfunding, veiculado em escala menor, é utilizado para um modo específico de arrecadar recursos. 

 

Mais restrito ao mundo online, o crowdfunding, apesar de abranger todos os exemplos vinculados acima, é usado para se referir ao investimento coletivo para empresas ou projetos que envolvem a criação de uma nova tecnologia ou serviço. 

 

Organizado por plataformas especializadas neste tipo de operação, o usuário que deseja lançar uma campanha se cadastra nesses sites e publica seu projeto, explicando em que o dinheiro será aplicado, as metas, o tipo de crowdfunding e por quê.  

 

O usuário que deseja investir em uma iniciativa se cadastra na plataforma de sua preferência e navega entre dezenas ou centenas de projetos publicados, buscando aquele que melhor se encaixa em seus critérios pessoais. 

 

Os investidores podem contribuir com a quantia de sua preferência, independentemente do valor final da proposta. Desta forma, o crowdfunding se revela como um modo acessível de aplicar e arrecadar recursos, uma característica da economia colaborativa. 

 

Sua popularização é impulsionada pela crescente percepção da necessidade de encontrar modos mais econômicos de manipular recursos monetários, exemplificado pelo surgimento de aplicativos de aluguel de objetos e imóveis e a compra de roupas e artefatos usados.

 

Projetos que estejam em conformidade com esta tendência, ou seja, aplicações que facilitem a economia no consumo podem construir essa identidade através do uso do crowdfunding em suas etapas iniciais do empreendimento. 

Crowdfunding de doação: entenda mais

O crowdfunding de doação é a categoria mais comum de investimento coletivo, presente em campanhas humanitárias, fundos de apoio à cultura e plataformas de doação para criadores de conteúdo na internet. 

 

Iniciativas que compõem o crowdfunding de doação podem ser, dentre as mais comuns: 

 

  • Financiamento de serviços de saúde, como cirurgias e medicamentos;
  • Fundos para a produção audiovisual independente;
  • Assinaturas voluntárias de softwares e aplicativos; 
  • Investimentos em cursos e outros serviços gratuitos.

 

Entre os criadores de conteúdo, as plataformas exclusivas de doação são disponibilizadas como um meio voluntário de financiar o serviço o qual o usuário está consumindo, auxiliando a compra de equipamentos melhores, softwares profissionais, entre outros. 

 

Para esses produtores independentes, como um advogado especialista em direito do consumidor que publica vídeos informativos na web, o crowdfunding de doação é uma alternativa que torna viável a disponibilização destes serviços gratuitamente. 

 

O crowdfunding está presente também na produção de jogos, softwares e aplicativos gratuitos. Muitos desenvolvedores destas interfaces permitem a instalação sem custos de seus programas pelo usuário, solicitando uma doação voluntária em qualquer valor. 

 

Tais doações permitem um investimento maior na arquitetura e manutenção de editores de áudio e vídeo, jogos e aplicativos que facilitam atividades cotidianas. Trata-se de um benefício que favorece o consumo de conteúdo gratuito e de qualidade. 

 

Desta forma, o crowdfunding de doação se traduz em uma redistribuição orgânica e voluntária de renda, onde indivíduos com maior liberdade financeira investem em soluções que contemplam aqueles que não podem pagar pelo serviço. 

 

O crowdfunding de doação pode ser implementado em parceria com instituições para o oferecimento de brindes para doadores, como cupons de desconto para certos produtos ou para abatimento de serviços como os de uma empresa de coleta de lixo.

 

A iniciativa envolve empresas e pessoas físicas, associada muitas vezes ao resgate de vidas através de mobilizações para o pagamento de cirurgias caras ou medicamentos fora do alcance dos responsáveis pela pessoa necessitada. 

 

Muitas destas doações são capazes de gerar um impacto tal, que soluções permanentes para o problema enfrentado são propostas por organizações públicas e privadas. 

 

Para o financiamento de um produto que já é consumido por seus doadores, o crowdfunding é um pagamento voluntário e acessível. As metas são estipuladas sobre regimes de pagamento ao ente que abriu a campanha em duas modalidades possíveis: 

Tudo ou nada

Consiste na obrigatoriedade em contemplar a meta final da campanha. Se uma empresa de manutenção relógio de ponto, por exemplo, optar pelo crowdfunding deste modo e estabelecer uma meta de 30 mil, seu pagamento ocorre quando o montante chegar a 30 mil.

 

Caso este valor não seja atingido pelo volume de doações, no prazo que a empresa estipulou para a ação, todos os depósitos realizados serão devolvidos pela plataforma organizadora para as mãos dos doadores, nas quantias correspondentes. 

Flexível

A modalidade flex é caracterizada pela possibilidade de manter os valores doados ainda que a meta não seja atingida. É mais comumente utilizado por criadores de conteúdo e desenvolvedores em geral, que necessitam de financiamento constante. 

 

Por exemplo, um produtor que oferece cursos e consultoria gratuita na área de advocacia condominial precisa de um investimento ininterrupto para que possa continuar disponibilizando o serviço sem custos para o cliente. Seu modo de doação não depende de meta fixa. 

Crowdfunding de investimento

Mais comumente voltado para empresas, o crowdfunding de investimento se diferencia da doação por se tratar de uma modalidade de transferência de recursos que garante um retorno financeiro ao doador. 

 

Difundida entre startups e outras empresas que atendem a uma cultura criativa para produção de produtos inovadores, o crowdfunding de investimento é uma opção de alocação de recursos que beneficia, em termos monetários, ambas as partes deste acordo. 

 

Compreender suas particularidades depende da segmentação em seus diversos modos de doação e bonificação de investidores. Por exemplo:

 

  • Investimento em startups; 
  • Investimento por participação em empresa; 
  • Investimento por dívida; 
  • Investimento híbrido. 

 

Funcionando de modo diferente do crowdfunding de doação, o crowdfunding de investimento é uma atividade financeira legislada pela Comissão de Valores Mobiliários, mesmo órgão que regula operações com ações e títulos de renda fixa. 

Investimento em startups

Empresas voltadas para a produção de soluções tecnológicas, as startups, também conhecidas como techs, são caracterizadas pelo seu amplo poder de alavancagem de lucros, mantendo despesas em valores mínimos com o crescimento do negócio. 

 

Por sua estrutura lucrativa, as startups compreendem a maior parte das operações de crowdfunding de investimento, onde indivíduos são atraídos pela promessa de grandes bonificações como parte dos lucros da empresa. 

 

Conhecidas pelo sucesso de seus principais expoentes no setor digital, as startups se multiplicam pelos diversos nichos de mercado, desde aplicativos de smartphone até soluções para o segmento de manutenção elétrica industrial.

Investimento por participação em empresa

Categoria mais comum para o aporte de recursos em um estabelecimento comercial, o crowdfunding de investimento desta modalidade garante o retorno financeiro através de parcelas de lucro das operações da empresa, semelhante à remuneração de sócios. 

 

Por isso, este modo de crowdfunding é considerado por participação, separando da sociedade pelo menor número de responsabilidades atreladas aos entes investidores se comparados aos sócios originais do negócio. 

 

Esta modalidade não se restringe ao investimento em startups, mas pode abranger qualquer empreendimento entendido como um ente de alto potencial de crescimento. 

 

O setor de serviços que oferece simplificações para licenciamento CETESB pode ser alvo deste tipo de investimento, por exemplo. 

Investimento por dívida

Comuns nos estágios iniciais de construção de uma empresa, o investimento por dívida é caracterizado pela sua transição de acordo com a modalidade da empresa, de sociedade limitada à sociedade anônima. 

 

A sociedade limitada, caracterizada pelo poder de decisão divididos entre os sócios, é uma modalidade de empresa adotada no início do empreendimento, onde o investidor pode doar recursos na forma de dívida para uma empresa de portaria, por exemplo. 

 

Uma vez que a empresa cresça ao ponto em que se transforma em uma sociedade anônima, onde suas fatias são negociadas por acionistas, o investidor pode transformar a dívida adquirida anteriormente em participação acionária.

Investimento híbrido

Aplicado em qualquer fase do negócio, o crowdfunding de investimento híbrido reúne aspectos de ambas as categorias de bonificação e está presente em todas as modalidades de empresa, seja sociedade limitada ou sociedade anônima. 

 

O crowdfunding de investimento ainda é uma alternativa pouco acessível, visto que os valores transferidos são maiores do que as quantias doadas em um crowdfunding de doação. Iniciativas do mercado financeiro buscam mudar essa realidade. 

 

Plataformas de crowdfunding de investimento tornam a operação mais acessível para pessoas físicas, permitindo uma diversificação da renda pessoal do indivíduo médio. Assim, um profissional lavador de gases poderá investir parte de sua renda em um negócio. 

 

Diferentemente de demais atividades financeiras, o crowdfunding de investimento promete grandes benefícios para seus adeptos, visto que as empresas contempladas apresentam alta margem de lucro.  

Conclusão

O crowdfunding é uma alternativa eficaz para transferência de recursos e investimento em soluções relevantes para a sociedade, reduzindo o baixo aproveitamento causado pela falta de recursos em um ponto e excesso em outro. 

 

Sua característica mais importante é a acessibilidade, permitindo que o investimento e retorno em termos tangíveis ou intangíveis sejam opções possíveis para a maior parte dos cidadãos. 

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.