24Horas Saúde 

Novembro Azul: Saúde intensifica atividades junto à população

Sala de Espera Ativa 01 - imprensaA Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste, por meio do Núcleo de Educação Permanente e Núcleo de Especialidades Médicas intensificou neste mês as atividades de orientação a Saúde do Homem com a Campanha Novembro Azul. Nesta segunda-feira (18), foi realizada no Centro de Especialidades Sala de Espera Ativa com a psicóloga do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) Priscila Martins, com o tema “Cuidando do Emocional Masculino”.

A atividade contou com a presença de aproximadamente 20 homens. O objetivo foi orientar sobre a realização do exame de prevenção ao Câncer de Próstata, esclarecendo dúvidas e passando mais segurança aos pacientes, na tentativa de diminuir a resistência de alguns e transmitir maior tranquilidade sobre o procedimento.

Segundo a coordenadora do Centro de Especialidades, Ellen Carine Vilarinho, as atividades realizadas durante este mês são importantes e englobam as ações de promoção e prevenção realizadas no município ao longo do ano. “A campanha Novembro Azul ajuda a reforçar as atividades que já realizamos, como o Programa Saúde do Homem, que ocorre mensalmente nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde). Ao longo do mês estamos intensificando estas ações, com orientações sobre hábitos de vida mais saudáveis por parte dos homens”, explicou.

Outra ação preventiva, com início nesta quarta-feira (20), será o “Pedágio da Saúde”. A iniciativa consiste na orientação nos semáforos, por parte dos agentes do PACS (Programa de Agentes Comunitários de Saúde) das UBSs Mollon, São Fernando, Cruzeiro do Sul e Centro de Saúde II. “Iremos realizar nos bairros que contam com o Programa de Agentes Comunitários esta ação, com orientações e entrega de material informativo sobre Câncer de Próstata, DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis), Hipertensão Arterial e Diabetes, recomendando hábitos de vida saudáveis, como prática de atividades físicas, alimentação mais balanceada e moderação com bebidas alcoólicas. Estas medidas são genéricas e auxiliam na prevenção de qualquer doença”, completou Ellen.

Assessoria de Imprensa

Comentários

Leia também...

Deixe uma resposta