sáb. jan 25th, 2020

Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Novas vagas para a 2ª edição do ‘História Local como Elemento de Cultura e Cidadania’


Cheio de interatividade, o Centro de Documentação Histórica da Fundação Romi está com vagas abertas para agendamento das oficinas de Educação Patrimonial.

O projeto “História Local Como Elemento de Cultura e Cidadania”, do Centro de Documentação Histórica da Fundação Romi (CEDOC), abre novas inscrições para agendamento das oficinas de Educação Patrimonial. A edição 2016 traz caça ao tesouro, oficinas de artes plásticas sobre a fundação da cidade, o primeiro carro nacional, pintura rupestre e imigração, além de visitas teatralizadas e contação de histórias.

“Esse conjunto de atividades e oficinas está cheio de ações estimulantes da aprendizagem, que vão desde tintas e pinceis, quebra cabeças, teatros, estênceis, moldes e trilhas, até jogos online e passatempos. Não há ações engessadas. A metodologia adotada objetiva garantir a interatividade almejada neste projeto, fazendo com que as crianças deixem de ser apenas espectadores para se tornarem visitantes participativos de espaços culturais, como é o Centro de Documentação Histórica (CEDOC).”, afirma a Coordenadora do CEDOC, Sandra Souza.

A composição dinâmica desenvolvida pela equipe do CEDOC junto às crianças auxilia na fixação dos conteúdos trabalhados pelos educadores, despertando nos alunos um sentimento aproximativo e de pertencimento àquela história estudada, por meio de um paralelo traçado entre o cotidiano atual e o fato histórico.

A atividade é gratuita e a grade de oficinas pode ser consultada no hotsite do projeto, através do link http://www.fundacaoromi.org.br/cedoc/educacaopatrimonial. Nele há mais informações sobre o calendário de agendamento e o detalhamento das atividades que serão desenvolvidas com as crianças e respectivos educadores. Demais informações e agendamentos podem ser realizados através do telefone (19) 3499-1558 e e-mail cedoc@fundacaoromi.org.br.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

O projeto “História Local Como Elemento de Cultura e Cidadania” é resultado do Convênio nº. 788321/2013 firmado entre a Fundação Romi e o IPHAN. Voltado para crianças do Jardim II e Ensino Fundamental I, o projeto é viabilizado por meio do Fundo Nacional de Cultura e tem como proposta ampliar e diversificar as atividades educativas. O Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Cultura que responde pela preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro. Cabe ao IPHAN proteger e promover os bens culturais do País, assegurando sua permanência e usufruto para as gerações presentes e futuras.

 

CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO HISTÓRICA

O Centro de Documentação Histórica da Fundação Romi é um espaço vivo de preservação da história, que além de resgatar todo o passado histórico de Santa Bárbara d’Oeste e região, atua na guarda, conservação e disponibilização do acervo da Fundação Romi e da Indústrias Romi – com destaque para o acervo do Romi-Isetta. Além de um espaço expositivo vivaz e dinâmico, o CEDOC realiza o projeto de Educação Patrimonial para crianças e jovens, realiza o Processamento Técnico de todos os documentos recebidos e ainda recebe exposições e palestras, promove visitas monitoradas e técnicas, oficinas de capacitação e experimentação. O CEDOC está localizada na Avenida João Ometto, 118, Jd. Panambi, em Santa Bárbara d´Oeste. (19) 3499-1558. www.fundacaoromi.org.br/cedoc.

FUNDAÇÃO ROMI

Criada em 1957, em Santa Bárbara d’Oeste, pelo casal Américo Emílio Romi e Olímpia Gelli Romi, a Fundação Romi tem como missão promover o desenvolvimento social e humano através da educação e cultura. Pioneira na promoção da comunidade regional e na realização de ações sociais, atende mais de 30 mil pessoas por ano por meio de seus quatro grandes eixos: o Centro de Vivências do Desenvolvimento Infantil (CEDIN), o Núcleo de Educação Integrada (NEI), Centro de Documentação Histórica (CEDOC) e a Estação Cultural (EC). Tendo como apoiadora a Indústrias Romi S.A., instituições governamentais e não governamentais e demais parceiros da iniciativa privada, a Fundação Romi objetiva, continuamente, atingir maior número de beneficiários por meio de suas áreas de atuação, seus programas e projetos. Av. Monte Castelo, 1095, Jd. Primavera – Santa Bárbara d’Oeste, SP. (19) 3499-1555. www.fundacaoromi.org.br.

Comentários

Dennis Moraes