seg. jan 27th, 2020

Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Waze sugere os melhores dias para ir curtir o Carnaval no Rio


No Rio de Janeiro, o Waze reúne aproximadamente 785 mil usuários mensais ativos. Juntos, eles dirigem mais de 87 milhões de quilômetros por mês e contribuem com mais de 1,6 milhão de alertas nas rotas cariocas, como buracos e acidentes.

 

Para ajudar os motoristas que vão à cidade a aproveitarem ao máximo o feriado, o Waze analisou o movimento registrado no app na capital fluminense nos dias que antecederam o Carnaval do ano passado para entender qual será a tendência de trânsito para este ano. Confira alguns dados desse levantamento:

 

Melhor dia para dirigir:

Sexta-feira (5/2): Embora o movimento na cidade já esteja alto, a sexta-feira é o dia mais tranquilo se comparado com os outros. O Waze não registra aumento no uso do aplicativo, de alertas de acidentes ou de trânsito, mas o pico de tráfego acontece das 11h às 18h. Há também um aumento incomum entre as 10h e as 12h. Se for sair de carro, planeje-se para sair antes das 7h ou após às 18h.

 

Piores dias para dirigir:

Quarta-feira (3/2): O uso do aplicativo fica acima da média durante todo o dia. Os picos ficam das 7h às 10h e das 17h às 20h. No ano anterior, foi observado nesse dia um aumento de 100% nos alertas de trânsito e um aumento de 63% em alertas de acidentes. A sugestão é dirigir muito cedo ou deixar para sair no fim do dia para evitar congestionamentos.

Quinta-feira (4/2): O uso do aplicativo, os horários de pico de tráfego e o aumento dos alertas de acidentes são parecidos com os registrados no dia anterior. No ano passado, o registro de alertas de trânsito nesse dia aumentam 87% em comparação à média. A sugestão também segue a mesma da quarta-feira: sair muito cedo ou no fim do dia ajuda a fugir dos congestionamentos.

Sábado (6/2): Um grande aumento no uso do aplicativo das 6h às 14h, mas com uma baixa no resto do dia. Segundo os dados, há um aumento nos alertas de trânsito (+125%) e de acidentes (+58%). Vale esperar até o meio da tarde para dirigir.

 

Além da análise dos dados, o Waze também pode ajudar o motorista a se manter informado, em tempo real, sobre vias interditadas, acidentes e outras ocorrências de tráfego durante todo o feriado. O app gratuito tem uma parceria de longa data com o Centro de Operações do Rio de Janeiro, que irá atualizar, juntamente com a assistência de um experiente editor de mapas local, todos os fechamentos de vias planejadas em torno dos eventos que acontecerão na cidade.

Para entrar ainda mais no espírito do Carnaval, os usuários também vão encontrar doces temáticos no mapa do Waze, como máscaras, tamborins e chapéus.

 

Comentários

Dennis Moraes