Nova Odessa: Editora publica coletânea com textos de alunos da rede municipal

“As palavras só têm sentido se nos ajudam a ver o mundo melhor. Aprendemos palavras para melhorar os olhos.” Dizia Rubem Alves que era necessário educar o olhar da criança. Com a proposta de expressar a capacidade e habilidades dos alunos da rede municipal de Nova Odessa como protagonistas de uma condição cidadã, a obra Nova Leitura II ganha lançamento no próximo sábado, dia 06 de dezembro, das 9h às 12h, durante o Expolendo, na praça central.

Publicada pelo segundo ano consecutivo como resultado das experiências de leitura e escrita vivenciadas pelos alunos dos quintos anos, a obra Nova Leitura II reúne 25 textos coletivos de 11 escolas municipais, produzidos a partir da sugestão de temas.

Incentivados a escreverem, e a também ilustrarem, tanto as narrativas quanto os desenhos giram em torno de Copa do Mundo, cuidados para com o meio ambiente, violência, amizade, Natal, entre outros. “Se compreendermos as crianças, compreenderemos melhor nossa época, nossa cultura, a barbárie e as possibilidades de transformação. Essa fala de Sonia Kramer me parece bastante adequada para ilustrar a leitura dos textos apresentados em Nova Leitura II. Que essa obra seja um motivador para que possamos nos espelhar nessa prática que mistura posicionamento crítico e generosidade, assertividade e benevolência, e acima de tudo a crença de que é possível um mundo melhor para todos nós”, explica Maria Amélia Moscom, suporte pedagógico da Editora Adonis

Com organização de Claudicir Brazilino Picolo e Rosimar Paschoalim Antonio, a obra é dividida em 4 capítulos, distribuídos em 72 páginas.

O lançamento, no próximo sábado, marca a saída dos alunos dos 5º anos da Rede Municipal, que a partir do próximo ano passarão para a segunda fase do Ensino Fundamental, em escolas estaduais ou particulares. Exemplares serão distribuídos gratuitamente aos participantes da obra.

Serviço:

Lançamento Nova Leitura II
Dia 06 de dezembro, das 9h às 12h, durante o Expolendo
Praça Central José Gazzetta, s/n° – Centro – Nova Odessa

Texto: Maine Bochicchio
Assessoria de Comunicação da Editora e Gráfica Adonis

Assessoria de imprensa

Comentários

Notícias relacionadas