Nova Odessa é primeira cidade do Estado a ter academia adaptada coberta

Nova Odessa é a primeira cidade do Estado de São Paulo a ter uma academia adaptada coberta. A obra, feita em parceria com a Secretaria dos Direitos das Pessoas com Deficiência, do Governo do Estado, foi inaugurada no último sábado pelo prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza e conta com equipamentos desenvolvidos especialmente para atender as pessoas com deficiência da cidade.

O secretário de Esportes, Ângelo Roberto Réstio, destacou a importância do espaço para o bem estar das pessoas com deficiência. “Nova Odessa é a única cidade do Estado a ter uma academia coberta. Fizemos assim para dar mais conforto para quem for usar os equipamentos”, afirmou.

A academia, que recebeu o nome de Leonildo Felipe Bichof, possui conjuntos de musculação e ginástica de baixo impacto físico e conta com diversos aparelhos para fortalecimento e tonificação dos membros superiores, como giro de punho, bicicleta de mão, roda dupla, twist, barras para alongamento e equipamentos para bíceps e tríceps. O uso deles auxilia nas capacidades físicas, postura, mobilidade e independência nas atividades da vida diária e proporciona benefícios diretos na melhora da autoestima, autonomia e qualidade de vida.

Segundo Réstio, além de cadeirantes, pessoas com mobilidade reduzida poderão utilizar o espaço. Para isso, serão disponibilizadas duas cadeiras de rodas para auxiliar nos exercícios.

Instalada em frente ao Ginásio de Esportes Jaime Nércio Duarte, a academia oferece todo suporte às pessoas com deficiência, como banheiros adaptados e acesso de carro até próximo ao espaço. “Estamos com este projeto fazendo a inclusão social e esportiva e valorizando uma parcela da população que infelizmente ainda é marginalizada pela sociedade”, complementou o secretário.

O profissional de Educação Física Gilvan Gaia, que acompanhará os usuários da academia, ressaltou que além do gasto calórico e fortalecimento muscular, a prática de exercícios físicos ativa os hormônios serotonina e endorfina, responsáveis pelo bem estar. “Os exercícios, claro, auxiliam na perda de peso e fortalecimento, mas há também a questão do sentir-se bem que é proporcionada pela prática de atividades físicas”, disse. Segundo Gaia, o treino será feito atendendo às necessidades do aluno, sempre visando melhora de sua mobilidade.

Para o presidente da Apnen (Associação dos Portadores de Necessidades Especiais) de Nova Odessa, Carlos Alberto Raugust, o projeto vai beneficiar uma parcela importante de moradores. “Nosso Censo apontou que existem 448 pessoas com algum tipo de deficiência em Nova Odessa e, destas, 162, têm alguma deficiência física. Esta é uma iniciativa que vai ajudar muito estas pessoas”, afirmou.

Raugust destacou ainda a parceria da entidade com a Prefeitura para divulgar o projeto e, com isso, atender o maior número de pessoas. “Nosso papel é incentivar o uso deste espaço”, disse.

Para utilizar a academia, o interessado deverá fazer agendamento prévio. Informações podem ser obtidas no Ginásio de Esportes Jaime Nércio Duarte, que está localizado na Rua João Bassora, 543 – Jardim Santa Rosa. O telefone é o 3498-1561 e 3476-2449.

Fotos: Osnei Restio

Comentários

Notícias relacionadas