Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Nos dias de hoje: entenda a diferença entre o bancário atual e os banqueiros mais famosos das novelas

Muito se confunde sobre banqueiro e bancário, mas muitas são as diferenças entre as funções

Ser banqueiro e bancário significa a mesma coisa? A resposta é não e é muito alta a diferença de salário de cada uma dessas ocupações, mas é comum que as pessoas confundam esses profissionais e suas funções.

É comum encontrar banqueiros em novelas e é justamente por isso que as pessoas criaram uma impressão sobre esses tipos de cargos.

Mas você já refletiu o que são os bancários e os banqueiros e como eles se encontram em algum momento na função? Saiba mais sobre isso!

O que é um banqueiro?

O banqueiro é a expressão que se refere ao dono de um banco, podendo ele ser o diretor, proprietário ou sócio. Ou seja, esse é uma figura de extrema importância e é aquele que concentra um grande salário, afinal, ele está no topo dessas empresas que possuem altíssimo volume de capital e são grandes acumuladores de riqueza.

Os bancos são instituições bem particulares e não são empresas como outras qualquer. Esse é um negócio em que seu próprio produto é o capital e ser o banqueiro significa gerenciar uma grande máquina e olhar de cima para todas suas necessidades, perdas e, claro, ganhos altíssimos.

É difícil saber o salário do banqueiro, afinal, ele é o dono do negócio e seu recebimento vai de acordo com o lucro do banco.

E o bancário?

A definição de bancário tem se alterado nos últimos tempos, mas esses são profissionais administrativos responsáveis por diversas atividades práticas dentro do banco, como rotina de pagamentos, saques, atendimento ao cliente, análise de empréstimo e crédito, portabilidade previdência privada, aconselhamento financeiro, venda de planos, investimentos, seguros, consórcios, entre outros.

Ou seja, toda função realizada dentro de um banco é realizada por um bancário e eles podem ser responsáveis por diversas funções ou serem locados para setores e trabalhos específicos dentro desses negócios.

É importante dizer que, com a modernização dos bancos e o crescimento das startups e bancos digitais, a função do bancário passa a ser diferente e atuar em frente aos caixas eletrônicos deixa de ser a grande das ocupações desses profissionais.

Mais do que nunca, é momento desses profissionais serem cada vez mais estratégicos e atuarem em diversas frentes para conquistar clientes e se manter presente e importante em um momento tão digital.

De qual banqueiro você se lembra?

Certamente será mais difícil que você se lembre dos bancários da ficção, mas são comuns os banqueiros no mundo das novelas. Eles ajudam nesse imaginário coletivo sobre os “donos do banco” e para que esse assunto seja ainda mais leve e próximo, reunimos alguns banqueiros famosos das novelas. Você se lembra de algum deles?

Horácio Cortez, Insensato Coração

Insensato Coração foi uma novela da TV Globo exibida em 2011 e teve um banqueiro famoso das telas. Horácio Cortez foi vivido pelo ator Herson Capri e gerou raiva e indignação dos telespectadores, dando o sucesso ao personagem.

Na trama, o vilão foi capaz de assassinar a própria esposa porque ela não quis colaborar com seus interesses financeiros.

Após uma trama completa de corrupções e falcatruas para ganhar sempre mais dinheiro, o banqueiro terminou a trama preso e sem suas conquistas financeiras ao longo da vida. O vilão que roubou e desviou grande parte do dinheiro dos investidores para o exterior, terminou como um bom personagem da “turma do mal” atrás das grades.

Esse foi um dos grandes memoráveis vilões e seu título de bancário fez com que essa ocupação fosse muito falada na época.

Oséas, Morde e Assopra

Também exibida em 2011, a “novela das sete” contou com outro banqueiro na rede nacional. Nessa trama, o banqueiro foi Oséas, vivido pelo ator Luis Mello.

Por ser uma novela mais leve por sua faixa de horário e pela trama girar em volta de outros personagens, Oséas teve menos apelo para sua ocupação e mais envolvimentos com relacionamentos amorosos e familiares, mas sem dúvida, foi um banqueiro a se lembrar.

Você sabia sobre as diferenças de banqueiro e bancário? Já tinha ouvido falar sobre as possibilidades de cada ocupação? Mais do que isso, você lembra de mais algum banqueiro famoso da ficção? Compartilhe conosco!