fbpx

Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Naturalmente doce: as frutas que tendem a dispensar a adição de açúcares na receita

Conheça receitas feitas com frutas doces, que não requerem a adição de açúcar.

Divididas em cinco categorias — ácidas, doces, monofágicas, oleaginosas e semiácidas — as frutas são inesgotáveis fontes de carboidratos, sais minerais, água, vitaminas, gorduras e outros micronutrientes, dispostos de uma forma perfeitamente equilibrada.

Dentre as frutas doces mais conhecidas, podemos citar a banana, o caqui, o figo, a fruta-pão, o sapoti, o jatobá, a lichia, a maçã vermelha, o mamão, a jaca, a manga e o açaí, mas, certamente, há muitas outras.

Embora, de forma geral, as frutas apresentem os benefícios citados acima, cada uma delas têm suas próprias contribuições para o bom funcionamento do nosso organismo. Confira mais sobre isso, a seguir.

Banana

Dentre os benefícios da banana, estão o aumento da sensação de saciedade e de bem-estar, visto que a fruta é rica no composto triptofano, que contribui para a melhora do humor. Além disso, a banana ajuda a regular o intestino, reduz a pressão arterial, aumenta a imunidade, evita o surgimento de cãibras e colabora com o controle do colesterol.

Lichia

Por sua vez, a lichia é uma fruta rica em antioxidantes, contribui para o aumento do bom colesterol (HDL) e a diminuição do ruim (LDL). Essa deliciosa fruta ainda reduz inflamações, previne o surgimento de doenças cardiovasculares e, por ser rica em vitamina C, protege a pele contra os raios ultravioletas.

Açaí

O açaí é uma fruta típica da região Norte do Brasil. Ele combate o envelhecimento precoce, diminui os índices de LDL e melhora o funcionamento do intestino. Também ajuda a circulação do sangue, abaixa a pressão alta, fornece energia e protege o organismo de doenças degenerativas, como, por exemplo, o Alzheimer.

4 receitas com frutas sem adição de açúcar

Agora que você já conhece os benefícios que o consumo de frutas traz para a saúde, confira algumas receitas saborosas, saudáveis e doces, que não precisam que nenhum tipo de açúcar seja adicionado.

1- Panqueca de banana

Essa receita é saudável, deliciosa e muito fácil de ser feita. Para fazer sua panqueca de banana, você vai precisar somente de:

  • 1 ovo,
  • 1 banana.

Caso queira, pode adicionar canela e aveia. O modo de preparo consiste em misturar tudo e colocar na frigideira. Caso ela não seja antiaderente, basta adicionar um fio de óleo ou de azeite.

Você também pode adicionar o recheio de sua preferência ou comê-la pura, se desejar. Esta é uma ótima opção para o café da manhã.

2- Suco detox de lichia

Para o suco detox de lichia, você vai precisar de:

  • 200 ml de água de coco;
  • 6 lichias sem caroço;
  • 1 colher de chá de gengibre,
  • 1 colher de sopa de hortelã.

O modo de preparo consiste em misturar todos os ingredientes, peneirar e servir em um copo com gelo.

3- Salada de frutas

A salada de frutas é clássica e pode ser feita com o que você preferir. De forma geral, basta cortá-las, misturá-las e adicionar o suco de uma delas. Normalmente, utiliza-se o de laranja. Esta é uma alternativa gostosa, saudável e refrescante para a sobremesa.

4- Polpa de açaí com frutas

Esta é uma receita prática, saborosa e nutritiva, que leva os seguintes ingredientes:

 

  • 1 polpa de açaí;
  • 2 bananas prata;
  • 4 morangos;
  • Cubos de gelo,
  • Granola (opcional).

 

Para fazê-la, basta bater todos os ingredientes (exceto a granola) no liquidificador até que a mistura fique homogênea. Após isso, basta despejá-la em uma tigela e comer junto à granola. Você também pode adicionar outros itens, como aveia, cereais, pedaços de outras frutas, etc.

 

Comentários