fbpx

Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Variedades

Iniciativas simples que podem aumentar a produtividade de seu negócio

Conheça 5 métodos capazes de alavancar a capacidade de produção da sua empresa.

Há várias iniciativas simples e com um excelente custo-benefício que podem ser adotadas a fim de aumentar o desempenho e a produtividade do seu negócio, além de superar as exigências e a competitividade do mercado.

Em primeiro lugar, é preciso ter um sistema de gestão, pois a concorrência do mercado atual tem crescido significativamente em praticamente todos os nichos de negócio. Um dos motivos que explicam essa situação é, justamente, o aumento das ferramentas de trabalho no ambiente corporativo.

Ademais, há uma maior consciência de compra do consumidor, pois ele possui cada vez mais opções de escolha em relação ao serviço que atenda às suas necessidades.

Para as empresas de pequeno e médio porte, manter os níveis de produtividade elevados significa manter o negócio vivo. Normalmente, com poucos funcionários, essas organizações necessitam da tecnologia e de ferramentas que atendam às suas demandas. Abaixo, veja algumas iniciativas simples que contribuem para esse processo.

Proteger os dados e sistemas

O aprimoramento de crimes de internet aumentou consideravelmente as chances de ataque de invasores mal-intencionados e hackers. Desse modo, hoje em dia, todos os sistemas necessitam de proteção, mesmo os de pequenas empresas.

Por pensarem que seu negócio é pequeno, alguns empreendedores não consideram a possibilidade de sofrer um ataque cibernético. Contudo, as pesquisas mostram uma realidade bem diferente.

Esse tipo de crime virtual pode fazer com que a empresa tenha os dados roubados ou, até mesmo, sofra um ataque do tipo ransomware — quando o hacker criptografa as informações, impedindo o acesso a documentos do sistema.

Ou seja, os criminosos podem pedir resgate financeiro e ter acesso às informações pessoais de seus clientes, causando a perda de credibilidade do seu negócio no mercado. Diante disso, vale muito a pena investir em uma estrutura de rede robusta e em softwares de confiança.

Investir nos servidores

O investimento em servidores gera um aumento na produtividade, pois, além de preservarem seus dados com segurança e organização, eles proporcionam serviços de e-mail, suporte a dispositivos móveis, acesso à internet e compartilhamento de arquivos. Ademais, eles são capazes de controlar o acesso de seus funcionários a cada tipo de informação específica.

Automatizar os processos

A automatização gera muitos benefícios, como facilitar a delegação de tarefas e proporcionar uma visão mais ampla das atividades realizadas pelos colaboradores. Além disso, atividades rotineiras podem ser executadas com maior facilidade e gerenciadas de uma maneira mais eficiente.

Reduzir interrupções

As interrupções são inevitáveis e fazem parte da rotina de qualquer empresa: e-mails urgentes, novas solicitações por parte dos clientes, telefonemas, etc. O problema é que, muitas vezes, o colaborador não retorna de maneira imediata a tarefa que estava executando depois de ser interrompido.

Em pequenas empresas, o impacto disso é grande, já que é normal o funcionário exercer mais de uma função. Inclusive, em alguns casos, apenas um funcionário representa um departamento inteiro. Porém, felizmente, já existem soluções tecnológicas para diminuir essas interrupções no mercado.

Sistemas com funções “modo leitura” não deixam que notificações em tempo real apareçam na área de trabalho, fazendo com que o colaborador tenha atenção total à tarefa que está sendo executada.

Procurar um parceiro de confiança

A tecnologia deve ser encarada como uma ferramenta ideal para a empresa alcançar os seus objetivos diariamente, seja na implementação de segurança ou na automatização de processos, diminuindo o tempo consumido com tarefas, sem perder a qualidade do serviço prestado e, com isso, contribuindo para aumentar a produção da empresa.

No entanto, para esse processo funcionar corretamente, é de suma importância ter um parceiro de confiança da área de TI. Ele ajudará no desenvolvimento de sistemas, nas correções que forem necessárias, na implantação da infraestrutura e no aperfeiçoamento das ferramentas utilizadas pelos colaboradores.

Entretanto, lembre-se: a agilidade e a rapidez de um fornecedor que tenha conhecimento em seu tipo de negócio são fundamentais na hora de contratar esse serviço.

Comentários