Na Arena da Amazônia, Croácia goleia Camarões e segue na briga pela classificação

© Getty Images

Em busca de recuperação após derrota na estreia, Camarões e Croácia se enfrentaram nesta quarta-feira (18) pela segunda rodada do Grupo A, com a vitória de goleada dos croatas pelo placar de 4 a 0.

A vitória garante a sobrevivência da equipe europeia na competição, indo a três pontos e decidindo a classificação para a próxima fase no confronto direto com o México na rodada final. Sem somar pontos em duas partidas, os camaroneses estão eliminados da Copa do Mundo.

Os camaroneses se lançaram nos minutos finais ao ataque e criaram boas chances para tentar abrir o placar, como a de Moukandjo, que foi pela linha de fundo e a de Song, em cobrança de falta desviada pela defesa croata.

Na primeira chance de gol da Croácia, Perisic aproveitou sobra de cruzamento mal cortado por Nkoulou para fazer o passe rasteiro para Olic aparecer e mandar o chute que abriu o placar da Arena da Amazônia.

Os croatas passaram a ter mais espaço e aos 16, na cobrança de escanteio de Pranjic, a bola ficou com Perisic que arriscou a finalização, mas Itandje conseguiu salvar os camaroneses de tomar o gol. A resposta dos africanos veio com Song, em tentativa da entrada da área, sem sucesso.

Mbia tentou o chute de longe, porém não conseguiu colocar a bola na direção do gol. Os croatas brigavam pela posse de bola e Camarões marcava forte, o que deixava a partida bem equilibrada em Manaus.

Aos 39 minutos, Song acabou expulso de campo após agredir Mandzukic fora do lance de jogo e deixou Camarões com um jogador a menos em campo. Apesar da inferioridade númerica em campo, a equipe africana buscou se aproximar mais do campo ofensivo, conseguindo assustar em contra-ataque iniciado após roubada de bola e drible em Pranjic, com Aboubakar chutando por cima do gol.

Logo aos dois minutos do segundo tempo, Perisic aumentou a vantagem croata ao receber lançamento de Itandje, partir com a bola e invadir a área antes de fazer o chute sem chance de defesa para o goleiro camaronês.

Manduzukic ganhou da marcação aos quatro minutos, partiu em velocidade e ficou de frente para o gol, mas a bola acabou indo pela linha de fundo na tentativa do chute. Camarões teve a chance de tentar o gol com Nonkeu, mas sem sucesso.

Com 13 minutos, Srna bateu falta que passou por cima do travessão de Itandje. A Croácia insistiu e Mandzukic marcou o terceiro aos 16 minutos, de cabeça, após cobrança de escanteio.

Aboubakar arriscou o chute aos 22 minutos, mas a bola passou longe da meta de Pletikosa. Camarões tentava reagir, entretanto a Croácia era quem dominava a partida e Mandzukic, após rebote do goleiro em chute de Eduardo da Silva, aproveitou e fez o quarto dos europeus.

Aos 39, Salli e Moukandjo fizeram a jogada, mas na hora da finalização a bola passou longe da trave croata. A Croácia quase fez o quinto aos 42, quando Rebic partiu com a bola pela direita e fez o passe para Rakitic chegar cara a cara com o goleiro, mas sem conseguir acertar a finalização.

Assou-Ekotto fez o cruzamento para Webo aos 43 minutos e a chance foi desperdiçada pelos camaroneses. Os croatas tocaram a bola nos minutos finais para garantir a vitória.

Próximos jogos de Croácia e Camarões pelo Grupo A da Copa do Mundo 2014

Camarões x Brasil – 23/jun – 17h00 – Estádio Mané Garrincha (Brasília-DF)

Croácia x México – 23/jun – 17h – Arena Pernambuco (Recife-PE)

Ficha Técnica

Camarões 0 x 4 Croácia

Local: Arena da Amazônia, Manaus (AM);

Árbitro: Pedro Proença (POR); 
Assistentes: 
Bertino Miranda (POR) e José Trigo (POR);

Camarões: Itandje; Matip, Nkoulou, Chedjou (Nonkeu) e Assou-Ekotto; Mbia, Song e Enoh; Moukandjo, Aboubakar (Webo) e Choupo-Moting (Salli). 
Técnico: 
Volker Finke.

Croácia: Pletikosa; Srna, Corluka, Lovren e Pranjic; Rakitic, Modric, Sammir (Kovacic), Perisic (Rebic) e Olic (Eduardo da Silva); Mandzukic.
Técnico: 
Niko Kovac.

Gols: Olic (CRO) aos 11′ do primeiro tempo, Perisic (CRO) aos 2′, Manduzkic (CRO) aos 16′ e 27′ do segundo tempo.

CA: Eduardo da Silva (CRO).

CV: Song (CMR).

FPF

Comentários

Notícias relacionadas