fbpx

Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Mutirão da Dengue no Jardim Pérola acontece amanhã

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste realiza retirada de criadouros do mosquito da dengue no Jardim Pérola e região nesta quinta-feira (20). A iniciativa tem início às 8h30 e será realizada com cinco caminhões, com cerca de 50 funcionários envolvidos, que percorrerão as ruas dos bairros retirando qualquer tipo de objetos potenciais criadouros do mosquito, como baldes, pneus, garrafas, lonas, pratinhos de vasos de plantas, recipientes em geral. Nesta semana carro de som percorreu a região informando sobre a ação e cuidados necessários para prevenir a dengue.

 

A expectativa é retirar o máximo de criadouros e informar a população sobre cuidados do imóvel para prevenir a doença. A Administração Municipal segue durante todo o ano com diversas ações. Na última quarta-feira (13) servidores recolheram mais de 2 toneladas de criadouros de mosquito da dengue em mutirão de limpeza realizado. Os profissionais de diversas secretarias percorreram 443 quadras e 11.395 imóveis da região central da cidade.

 

Secretários municipais e técnicos de várias pastas se reuniram no início deste mês para definir as ações de prevenção e controle do mosquito transmissor da dengue no município. Essa articulação intersetorial com todas as secretarias envolvidas busca integrar discussões e decisões de combate ao vetor, contribuindo para a gestão de todo trabalho. O intuito é intensificar ainda mais os trabalhos para conter o avanço da doença e conscientizar a população sobre a necessidade de eliminar os criadouros.

 

A Prefeitura continua as atividades permanentes de visitas domiciliares para orientação e informação sobre o controle do mosquito, busca ativa de suspeitos, bem como sobre os principais sintomas e a importância de procurar atendimento médico em caso de sintomas, palestras, treinamentos e atividades educativas. Além dessas ações são realizadas palestras em escolas, igrejas e comunidades de bairro. O município dispõe de projetos nas escolas, como o projeto “Troque Seu Criadouro”, no qual os estudantes são orientados a retirar criadouros efetivos e potenciais de suas residências e trocá-los na escola por brindes.

 

A Administração Municipal pede o apoio da população no combate ao mosquito Aedes Aegypiti. Entre as ações de prevenção, a Secretaria de Saúde alerta para tampar reservatórios de água – como cisternas, caixa d’água, tanques e fossas -, manter as calhas limpas, armazenar garrafas com o bico voltado para baixo, manter pneus cobertos evitando acúmulo de água, manter o quintal limpo, roçado, removendo lixo e entulhos, armazenando-os em recipientes adequados e depois os destinando à coleta. A população também deve lavar com bucha recipientes de alimentos de animais domésticos pelo menos uma vez por semana, abrir portas e janelas quando a nebulização estiver sendo feita na rua e nunca deixar de atender em casa o agente de saúde.

 

Foto: Arquivo

 

Comentários