Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Motos modernas apresentam novas tecnologias que antes eram restritas aos carros

motorcycles standing in the row on asphalt road closeup

Sincronizando ritmo de avanço técnico, motos implementam mesmas tecnologias de carros mais avançados

 

Nos últimos anos, a tecnologia dos automóveis tem aumentado exponencialmente,  apresentando inúmeras novidades a cada ano. Na busca por soluções avançadas, mais empresas têm apostado em tecnologia, e os carros deixam de ser os únicos com essas inovações e produzir motos modernas têm se tornado um objetivo cada vez mais comum entre

 

A verdade é que as motos têm sincronizado seu desenvolvimento tecnológico, assumindo novas formas e diretrizes de construção. Design, engenharia e pesquisa estão todos voltados para equipamentos capazes de gerar mais conforto, economia, segurança e sustentabilidade.

 

Nesse ritmo, a conectividade entre automóveis e motos tem se tornado cada vez maior. Os equipamentos de códigos e tecnologias similares facilitam a manutenção e a produção, gerando maior qualidade na experiência do utilizador.

 

Dentro dessa tendência, as motos começam a falar a mesma língua dos carros e a apresentar as mesmas tecnologias, que antes eram exclusivas a eles.

 

Freios ABS em motos modernas

Começando pelo mecanismo de regulamento e segurança essencial que são os freios, as motos com a tecnologia ABS beneficiam os utilizadores com maior segurança em face de situações perigosas.

 

A tecnologia ABS antitravamento faz leituras na velocidade das rodas e garante uma frenagem segura, impedindo o travamento das rodas, que, por sua vez, pode provocar derrapagens perigosas. Mesmo nas mais enervantes situações, onde fica difícil não forçar o acionador dos freios até o limite, essa tecnologia impede que a frenagem brusca cause acidentes.

 

Controle de suspensão

Encontrada nos carros de luxo, essa tecnologia permite a adaptação do veículo aos diferentes terrenos e velocidades que ele pode se encontrar. Aplicada na suspensão de motos, ela proporciona os mesmos benefícios, garantindo maior conforto e desempenho.

 

Controle de estabilidade

Com uma função similar ao controle de suspensão, o recurso eletrônico do controle de estabilidade visa melhorar as respostas do carro em diversas situações. Pistas escorregadias, declives e curvas acentuadas são alguns dos cenários onde ele entra em ação.

 

Nas motos, a tecnologia ainda é recente, tendo como marco o lançamento da big trail austríaca KTM 1190 Adventure, em 2014. O MSC (Motorcycle Stability Control) trabalha a partir de sensores nas rodas, que enviam informações para um software avançado, capaz de fazer leituras da velocidade e inclinação, adaptando a experiência e o desempenho da moto de acordo com a situação.

 

Dentre essas novas tecnologias, ainda podem ser encontradas o controle de tração, que garante que as rodas não queimem o asfalto em aclives e pisos escorregadios, as baterias de alta performance e durabilidade e os planos de implementação de tecnologias de conectividade com o meio digital. Dentre esses planos, pode se destacar como exemplo o aplicativo MyRide da KTM, que permite controlar o sistema de música e atender chamadas se o utilizador possuir um capacete equipado com intercomunicador.

 

Hoje em dia, concessionárias, locadoras e leilões de motos já oferecem modelos com essas tecnologias e continuaram a aumentar o seu catálogo para tais. Nesse ritmo de adaptação, não deve demorar muito para que as tecnologias implementadas em carros e motos cheguem a um nível de desenvolvimento simultâneo.