24Horas RMC 

Meio Ambiente realiza plantio de árvores em S. Bárbara

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realiza a partir de segunda-feira (3) o plantio de mudas nas calçadas, referente à substituição das árvores extraídas no ano passado. Cerca de 170 residências serão visitadas para efetuação do plantio. A Secretaria solicita aos munícipes que cuidem das árvores plantadas, principalmente irrigando-as pelo menos uma vez ao dia.

 

Segundo o biólogo da pasta, Fábio Diniz, a arborização urbana é um dos principais enfoques da Secretaria neste ano. “As árvores urbanas são importantes para a qualidade de vida da população, uma vez que produz maior conforto térmico através do sombreamento de suas copas, auxilia no regime de chuvas regional disponibilizando vapor d’água na atmosfera, além de constituir uma melhoria no paisagismo do município”, pontuou.

 

Diniz ressalta ainda que para que as árvores não se tornem um incômodo, e sim um benefício, deve-se atentar para o seu correto plantio. “Não são todas as espécies que são adequadas à arborização de calçadas. Por este motivo, a Secretaria de Meio Ambiente irá plantar espécies adequadas, principalmente as espécies nativas ipê-branco, ipê-amarelo-anão, oiti e quaresmeira, além das espécies exóticas calicarpa, ipê-de-el-salvador e resedá”, frisou.

 

A Secretaria recomenda aos munícipes que desejam plantar uma muda em frente a sua residência, deixem um quadro permeável com dimensões mínimas de 80×60 cm, e solicite apoio técnico da Secretaria de Meio Ambiente para indicação da espécie mais adequada. O plantio pode ser feito pela Prefeitura mediante solicitação do munícipe, mas o mesmo pode retirar muda gratuitamente no Viveiro Municipal e plantar por conta própria. O Viveiro Municipal fica localizado na Estrada da Cachoeira, 1.220, no bairro São Joaquim, em frente ao CCZ (Centro de Controle de Zoonoses).

 

Os munícipes que pretendem requisitar ou já solicitaram extração de árvore pela Prefeitura, a autorização para a extração somente é emitida mediante o compromisso de substituição destas árvores por mudas de espécies adequadas à arborização urbana. Portanto, após a extração pela Prefeitura, o munícipe deve manter área para o plantio de nova muda. Por fim, a Secretaria está distribuindo, juntamente com as equipes de Combate à Dengue, folders informativos sobre o Manual de Arborização Urbana Municipal, o qual engloba tudo o que foi descrito nesta matéria para maior esclarecimento dos munícipes. Mais informações pode ser obtidas pelo telefone: 3464-9011

 

Assessoria de Imprensa

Comentários

Leia também...