Variedades 

Interconexões que promovem a Qualidade de Vida nas Organizações

Encontro mensal de outubro da ABQV debateu sobre os diversos fatores que se complementam para promover o bem-estar e a saúde dos trabalhadores.

A ABQV– Associação Brasileira de Qualidade de Vida, promoveu, a edição de outubro do tradicional Encontro Mensal ABQV. O evento aconteceu no auditório do Hospital Santa Catarina, na Capital Paulista e contou com a presença de médicos do trabalho, especialistas do setor e coordenadores da área de Pessoas e Recursos Humanos.

O presidente da ABQV, Eloir Edilson Simm, realizou a abertura do Encontro Mensal e destacou sobre a necessidade de visão estratégica do segmento. “A integração e o comprometimento de todos os setores da organização são fundamentais para a promoção da saúde no ambiente corporativo. Vamos debater sobre os diversos fatores que se complementam para promover o bem-estar e a qualidade dos vida dos trabalhadores”, declarou.

A programação foi elaborada com o objetivo de identificar oportunidades, políticas e outras ferramentas disponíveis para potencializar o desenvolvimento e a sustentabilidade dos programas de qualidade de vida nas organizações empresariais. o Encontro Mensal se dividiu em palestras e mesa redonda, coordenada por Grácia Fragalá, diretora titular do CORES/FIESP e membro do conselho deliberativo da ABQV.

O primeiro tema do dia, “O mundo contemporâneo e a importância das conexões”, foi apresentado pelo médico e doutor em ergonomia, Dr. Laerte Sznelmar, professor livre-docente do departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da USP. O especialista destacou a importância de implementar projetos de melhoria nos processos de trabalhos que possuem repetitividade de movimentos, posturas inadequadas, esforço físico, invariabilidade de tarefas, pressão mecânica sobre determinados segmentos do corpo, trabalho muscular estático, impactos e vibrações.

O médico do trabalho, Dr. Gerson Nogueira, falou aos participantes sobre: “O que é um processo de trabalho ao mesmo tempo produtivo e protetor da saúde dos trabalhadores?”. Dr. Gerson explicou sobre as avaliações de risco, o impacto do ambiente de trabalho, o stress organizacional e também pontuou sobre as melhorias do sistema de trabalho em ergonomia.

Outras apresentações foram ministradas por especialistas do setor de saúde ocupacional. Ana Carolina Canedo, coordenadora de Atenção Primária à Saúde da Unimed Seguros, destacou sobre “O que um plano de saúde suplementar pode fazer para personalizar o cuidado com as pessoas?” e Dra. Débora Yumi Lopes Dias Fukino, médica do trabalho e gestora ocupacional da Gerdau, ministrou o tema “Em que proporção o SUS é imprescindível?”.

O especialista em planejamento financeiro, Bruno Luiz Aoki, gerente da Nova Consultoria, apresentou aos participantes o tema “Saúde Financeira dos Colaboradores – A importância da Educação Financeira nas Organizações”. Bruno destacou sobre os diversos benefícios que tanto as empresas como os colaboradores podem ter ao aderir a um programa de educação financeira. “O ideal é cuidar nossa parte financeira assim como fazemos com a nossa parte profissional, com o mesmo esforço e importância. A proposta é que todos possam adquirir um mindset financeiro, o conhecimento de como conquistar seus sonhos, de cada tomada de decisão, para que possam alcançar seus objetivos de forma mais rápida”, declarou Bruno.

O Encontro Mensal ABQV foi transmitido ao vivo pela internet para todo o território nacional.  As inscrições para o Encontro Mensal ABQV podem ser realizadas direto no site da Associação, no link http://www.abqv.org.br/eventos-abqv

Sobre a ABQV – Fundada em 1995, a ABQV – Associação Brasileira de Qualidade de Vida, é uma organização sem fins lucrativos, que tem como objetivo estimular ações e programas de qualidade de vida em ambientes corporativos, bem como desenvolver parcerias e convênios com importantes entidades da sociedade brasileira. Tem como foco desenvolver e integrar profissionais para atuação em Qualidade de Vida e influenciar processos de transformação organizacionais e sociais. Para atingir tal meta, oferece subsídios atualizados e relevantes a profissionais que desejam ampliar seus conhecimentos na área, e atuar como multiplicadores de uma rotina que alie harmoniosamente trabalho e bem-estar. Atua em âmbito nacional e possui empresas associadas em todo o Brasil.

A ABQV é parceira do Global Healthy Workplace Awards (GHWA), premiação internacional que reúne os principais líderes em saúde e bem-estar do mundo, idealizada com o objetivo de reconhecer os programas de promoção da saúde no ambiente de trabalho que se destacam globalmente, que também estejam de acordo com o Modelo de Ambiente de Trabalho Saudável estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS).  www.abqv.org.br

Rosângela Andrade

Comentários

Notícias relacionadas