Indaiatuba: Poesia em trânsito do outubro literário surpreende passageiros de ônibus

Ação faz parte das atrações do festival da Secretaria de Cultura

 

Em meio à rotina do trajeto para o trabalho ou para os afazeres do dia a dia, usuários da linha de ônibus 302 – Castelo Branco/Caminho da Luz tiveram nesta segunda (6) uma grata surpresa: poemas de grandes nomes da literatura brasileira como Fernando Pessoa, Cecília Meirelles e Paulo Leminski recitados com maestria pelos artistas Marcus Mazieri, Pamela Martelli e Kimberly Christie. A ação fez parte da estreia do projeto Poesia em Trânsito, durante todo o percurso até o ponto final e integra o festival Outubro Literário da Secretaria Municipal de Cultura.

A ação traz performances poéticas para dentro dos ônibus municipais e vai se repetir nos próximos dias 13 (Linha 305 – Jardim Morumbi/ Cidade Nova), 20 (Linha 311 – Rua 59/ Cristo, via Tancredo Neves) e 27 de outubro (Linha 322 – Jardim Brasil/ Morro Torto/ Aldrovandi), com início às 16h, partindo sempre da Praça Dom Pedro II. “O Outubro Literário tem como objetivo estimular o interesse de crianças e adultos pelo universo da leitura e escrita, e acreditamos que iniciativas como esta, que leva a poesia a lugares inusitados como um ônibus, colaboram para chamar a atenção e trazer mais pessoas para este universo, de maneira criativa”, destaca a secretária municipal de Cultura de Indaiatuba Erika Hayashi Kikuti.

“Fiquei muito feliz como tudo ocorreu, com a recepção sincera das pessoas no ônibus, com os olhares atentos de muitos, com as comoções sinceras, com a participação de alguns passageiros que também recitaram com a gente, com a possibilidade da poesia ser possível ali, no meio do balanço, das curvas, do cansaço, das tendências ao isolamento, do barulho do motor, da rotina que aliena e dessensibiliza”, conta o artista Marcus Mazieri. “Foi um dia muito especial que renova minha vontade de continuar semeando o mundo com poesia. Espero que isso repercuta muito naqueles lugares que nos escapam: nas conversas entre amigos, nos jantares com a família, nos novos caderninhos secretos de poemas, nos olhares renovados diante das coisas do mundo e nos silêncios íntimos”, completa.

A realização do Poesia em Trânsito do Outubro Literário conta com o apoio do Departamento de Transporte Coletivo da Secretaria Municipal de Administração e da Viação Indaiatubana. A programação completa do festival pode consultada na página da Prefeitura Municipal no link Agenda em http://www.indaiatuba.sp.gov.br/agenda/2014-10/ Informações (19) 3894-1867.

Sobre os artistas

Marcus Mazieri é ator e poeta. Faz parte do Grupo Gandaiá, que realiza atividades artísticas em Indaiatuba desde 2008. Integra também o coletivo teatral Cia Trova 8. Foi premiado duas vezes na categoria poesia no Prêmio Acrísio de Camargo (2011 e 2012) e finalista em poesia do Mapa Cultural Paulista 2012. Publica poemas e artigos no blog mmazieri.blogspot.com. Graduado em Geografia pela UNICAMP, formou-se como ator no curso de Humor da SP Escola de Teatro, onde atualmente dá continuidade aos estudos no curso de Dramaturgia.

Pamella Martelli é atriz, arte-educadora e contadora de histórias. Graduada em Teatro pela Escola Superior de Artes Célia Helena e atualmente aprendiz de Dramaturgia na SP Escola de Teatro. É integrante do coletivo de Jongo Filhos da Semente, de Indaiatuba-SP. Seus estudos em teatro se iniciaram em 2001, na Cia Cena Set, em Alfenas-MG. Já participou de montagens dirigidas por Eduardo Okamoto, Daves Otani, Ruy Cortez, Marco Antônio Pâmio e Bete Dorgam. Em 2013 estreou, com Marina Costa, a contação da história “Dandara”, de Vanderlei Benedito Bastos, no SESC- São Carlos.

Kimberly Christie redescobre diariamente a fotografia e a poesia como elementos essenciais do cotidiano. Já participou de intervenções em espaços públicos como o projeto SarauVaral. Atualmente integra o grupo de jongo Filhos da Semente e o projeto de memória e pesquisa Conversa de Cumba.

 

Foto: Eliandro Figueira – SCS/PMI

Comentários

Notícias relacionadas