Nova realidade para milhares de brasileiros tem tornado trabalhadores mais ansiosos e inseguros.
Provavelmente, a pandemia do coronavírus obrigou que você começasse a trabalhar em sua casa. Ao menos, essa passou a ser a nova realidade para milhares de brasileiros, que desde março deste ano, se possível, trabalham remotamente para diminuir a circulação do vírus e, consequentemente, espalhar menos a doença.
Esse novo cenário tem apresentado vantagens e desvantagens para quem foi afetado pela pandemia. Além de prevenir o contágio pelo coronavírus, trabalhar em casa faz com que as pessoas não tenham o desgaste de se locomover para o trabalho, principalmente, para quem enfrenta o transporte público.
Por outro lado, trabalhar em casa criou um cenário mais estressante para essas pessoas. Uma pesquisa feita pelo LinkedIn Brasil apontou que 62% dos trabalhadores estão mais ansiosos e estressados com o trabalho do que antes.
Desvantagens do home office
A pesquisa também mostrou outros pontos negativos com a adoção do home office. Cerca de 40% dos entrevistados se sentem mais solitários durante esse período, sem a confraternização com os colegas de trabalho. Outros 30% afirmaram estarem estressados com a ausência de momentos de descontração dentro da empresa.
Já 68% diz que estão trabalhando cerca de 1h a mais por dia durante esse período. Ainda 20% relatam se sentir inseguros por terem maior dificuldade em saber o que está acontecendo tanto com seus colegas de empresa, quanto com a empresa em si, sem ter certeza de quais serão os próximos passos.
Existem ainda outros fatores que colaboram para o aumento da ansiedade e o estresse do trabalhador em home office. Problemas com a Internet, local inadequado para o trabalho, com cadeiras e mesas inapropriadas para trabalhar, são alguns dos principais.
O receio em relação à pandemia também aflige os trabalhadores. Novos hábitos, como limpar as compras do supermercado, colaboram para criar mais ansiedade. E, claro, é preciso contar o cuidado com a família e a casa, que envolve cozinhar, limpar e olhar os filhos, também presos nesse período.
Atitudes para diminuir o estresse
Segundo especialistas, o estresse e a ansiedade causados pela jornada do home office não acontecem, necessariamente, por causa da nova realidade. É uma soma de fatores: a necessidade de cuidar da casa e da família, a insegurança sobre o futuro no emprego, o senso de urgência para se mostrar produtivo e não ser demitido, entre outros.
Tanto que, segundo a pesquisa, as pessoas não apenas estão trabalhando mais horas em casa como também enviam e respondem e-mails fora do horário de trabalho. Tudo em um grande esforço para se mostrar produtivo e garantir a permanência no emprego, em um momento de corte de funcionários.
Para tornar a situação mais tranquila, a recomendação é que os chefes conversem com seus empregados e adotem medidas que não contribuam para esse estresse. Uma delas é adotar horários mais flexíveis, ajustando-se a necessidade de cada um. Caso não seja o suficiente, até mesmo diminuir o número de horas diárias é recomendado.
Outra boa estratégia é mudar a forma de medir a produtividade dos funcionários — em vez de calcular as horas trabalhadas, avalie o andamento dos projetos da empresa. Junto a isso, é possível discutir e esclarecer quais são as atividades essenciais para o funcionamento do negócio, adiando projetos menores para o futuro.
Também é recomendado que se crie e mantenha um canal de comunicação aberto o maior tempo possível. Ele deve permitir que os funcionários falem, façam perguntas e tenham reuniões com as lideranças da empresa, para alinhar tudo o que precisa ser feito e ter noção dos próximos passos.
Mais importante: é imprescindível que esse canal permita que os funcionários possam falar sem receios de repreensão e retaliações. Dessa forma, com o feedback do que está sendo trabalhado, as pessoas ficam menos ansiosas, sentindo-se mais confortáveis e confiantes para trabalharem em casa.