24 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Home office: as 5 profissões que melhor se adaptam à modalidade

Compartilhe essa notícia!

Acelerada pela pandemia, tendência indica o futuro de áreas antes totalmente dependentes dos escritórios

 

O mundo empresarial já vinha indicando que o trabalho remoto era uma realidade que faria parte do cotidiano de muitos profissionais, tanto em cargos de liderança, quanto em funções mais operacionais.

 

Entre as muitas mudanças que o cenário de pandemia obrigou o mundo a fazer, a adoção do trabalho remoto, que caminhava a passos lentos, virou uma necessidade.

 

Defendida por muitos profissionais, mas vista com desconfiança por gestores e empresas mais tradicionais, a modalidade de home office provou que, sim, é possível manter o mesmo nível de produtividade, independente do ambiente corporativo.

 

Como é de se esperar, algumas profissões foram mais beneficiadas que outras, e nem sequer foi necessária alteração na rotina já vivida por parte delas. A seguir, você conhece um pouco mais das características do home office e as profissões que se deram bem com esse “novo normal”.

Home office: antes e agora

Quem já tinha familiaridade trabalhando em casa, também sofreu com a necessidade do distanciamento social, mas por outro motivo. Antes da pandemia, era possível trabalhar em cafés, bibliotecas, espaços de coworking e, claro, dentro do lar. Um dos benefícios desta modalidade, até então, era exatamente esse: poder escolher seu local de trabalho e, possivelmente, os seus próprios horários.

 

Com a obrigatoriedade de ficar em casa, como uma responsabilidade coletiva, o ambiente caseiro virou o único lugar onde é possível exercer o trabalho de forma segura, pedindo uma readaptação desses profissionais.

 

No entanto, nem por isso tudo parou. As pessoas puderam reorganizar suas rotinas e, sem a necessidade de pegar transporte público ou encarar o trânsito, usam esse tempo para descansar mais ou se ocuparem com outras atividades.

 

De acordo com uma pesquisa do IBGE de 2018, 3,8 milhões de brasileiros, até então, exerciam funções remotas. Um estudo , feito este ano por iniciativa privada, indica que 86% das pessoas que agora trabalham em casa gostariam de ter essa opção no futuro. Afinal, quem são os profissionais que têm mais vantagens com esse tipo de trabalho?

Representantes e consultores

Inseridos no grupo que já vivia a realidade do home office, profissionais de atendimento, representantes comerciais, assessores e consultores de diversas áreas não sofreram muito com a mudança na forma de trabalho.

 

Acostumados com videoconferências com clientes em todas as partes do mundo, eles só precisaram adaptar suas agendas para um aumento na demanda de reuniões e monitoramento digital.

Profissionais técnicos e de TI

Provavelmente, você já teve algum problema no seu computador da empresa e, após abrir uma solicitação on-line, recebeu um e-mail pedindo autorização para que um analista de suporte técnico resolvesse a questão, ali mesmo, pela sua tela.

 

Com o aumento da demanda de problemas com rede, computadores e queda de sistemas, esses profissionais também estão mais que ocupados a trabalharem remotamente na maior parte do tempo e facilmente integram o grupo que se viu trabalhando mais após o início do distanciamento social.

Profissionais de comunicação e marketing

Parecido com os representantes, eles também costumam ter clientes em diferentes localidades, então, já estavam acostumados com reuniões virtuais, compartilhamento de arquivos em nuvem, organização de tarefas e produção de conteúdo.

 

Isso sem falar na necessidade repentina de empresas em reposicionar seus produtos e serviços dentro do atual contexto. Aqui, estão tanto os jornalistas, que viram sua visibilidade aumentar da noite para o dia, quanto publicitários, analistas de conteúdo, redatores, estrategistas, programadores e desenvolvedores web.

Profissionais de criação

Responsável por basicamente tudo que é visual ou que conversa com o conteúdo, o setor criativo também viu com bons olhos a necessidade do trabalho remoto. Muitos desses profissionais são autônomos, ou seja, trabalham com projetos específicos para agências e empresas, tendo mais liberdade no seu dia a dia. Não só cresceram as oportunidades de trabalho, como a valorização do setor.

Profissionais de saúde

Por fim, mas nem de longe menos importante, os profissionais de saúde, principalmente médicos, conseguiram se adaptar de forma rápida ao mundo digital.

 

Consultas on-line tiveram um aumento gigantesco na demanda, impulsionando serviços já existentes, que caminhavam na implementação desse tipo de atendimento aos poucos.

 

Aplicativos voltados para coleta e monitoramento de dados de saúde tiveram a oportunidade de ampliar suas equipes de desenvolvedores e especialistas em saúde para aumentar o alcance de seus serviços.

 

https://g1.globo.com/economia/concursos-e-emprego/noticia/2020/06/07/mesmo-trabalhando-mais-86percent-dos-profissionais-gostariam-de-continuar-no-home-office-diz-pesquisa.ghtml

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!