Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Variedades

Esqueça a garrafa pet: cães precisam de objetos específicos para o bom desenvolvimento

É necessário se atentar aos materiais dos objetos oferecidos para o seu cachorro, a fim de evitar a possibilidade de intoxicação, entre outros problemas.

 

Há alguns anos, brinquedos feitos com garrafa pet viralizaram na internet, entretanto, produtos que não são desenvolvidos especificamente para os cachorros podem causar danos ao organismo deles, sobretudo se ingeridos — mesmo que em pequenas quantidades.

 

Portanto, para não colocar a saúde do seu cãozinho em risco, opte por itens próprios para ele, como bolas e pelúcias, que são capazes de estimular a atenção e aliviar o estresse.

Objetos que estimulam o desenvolvimento dos cães

De forma geral, os brinquedos para cachorros têm como objetivo o treinamento da parte cognitiva do cérebro do animal, ou seja, evitam doenças causadas por ausência de atividade ou estresse, por meio do auxílio mental.

 

Além disso, também proporcionam a prática de exercícios físicos, acalmam e ajudam a sanar problemas comportamentais.

 

Atualmente, há uma grande variedade de opções de brinquedos caninos no mercado, por isso, é importante se atentar a alguns detalhes, como o porte do seu cão, o temperamento e a idade dele, além da função do objeto, antes de adquiri-lo.

Mordedores

Normalmente, os mordedores são produzidos em borracha, e há tanto modelos mais flexíveis quanto mais rígidos. Os mais indicados para filhotes e idosos são os macios, enquanto os rígidos podem ser utilizados por cães jovens e adultos.

 

Entre as funções desse objeto, estão: diminuição da hiperatividade e o alívio de dores nos dentes e desconfortos na gengiva.

 

Pelúcias

As pelúcias podem ser encaradas de duas maneiras pelos cães: como filhote ou como presa. No primeiro caso, a pelúcia acompanhará o cachorro o tempo inteiro, enquanto no outro, provavelmente não durará por muito.

 

Ambos os casos são saudáveis, porém, somente ofereça ao seu cachorro pelúcias próprias para animais, pois as fabricadas para seres humanos podem conter peças nocivas, além de possuírem uma costura mais frágil.

 

Diminuir a ansiedade e entreter são os benefícios que a pelúcia traz para o seu cãozinho.

Bolas

A grande maioria dos cachorros adora objetos de busca, como as bolinhas. E, por ser um dos brinquedos preferidos dos cães, há muitos modelos desse objeto.

 

Na hora de escolher, leve em consideração o porte do seu animal, pois se a bola for muito grande ele não conseguirá mordê-la, e se for muito pequena haverá o risco de engasgo.

 

As principais funções das bolas são a interação com o dono, ou com quem estiver brincando com o cãozinho, e a prática de exercícios físicos.

Disco

Assim como as bolinhas, os discos são brinquedos de busca e possuem tanto as mesmas funções quanto os mesmos benefícios. A diferença é que, no caso do disco, o cachorro precisa ter mais preparo físico e coordenação motora. Sendo, a última, o seu diferencial: o auxílio no desenvolvimento dessa habilidade.

Corda

As cordas são objetos compostos, em sua maioria, por corda trançada de algodão, mas alguns modelos podem conter algumas partes de plástico ou de borracha.

 

Esse brinquedo requer um pouco mais de atenção, pois o fato do cachorro roê-lo faz com que a corda se desgaste e, com o tempo, comece a soltar fiapos. Caso o cão ingira muitos fios, há o risco de obstrução intestinal. Por esse motivo, ao sinal de desgaste, substitua por outra.

 

A utilidade da corda consiste tanto na limpeza dos dentes do animal quanto no alívio da coceira.

Comedouro

O comedouro é uma espécie de brinquedo interativo que conta com compartimento para introduzir o alimento — petisco, ração ou receitas caseiras liberadas pelo médico-veterinário.

 

A maioria é feita de plástico ou de borracha e, quanto menor a circunferência, maior a dificuldade que o cão encontrará ao comer o alimento, tendo que se esforçar bastante para isso.

 

É um objeto que certamente distrairá o seu cachorro por um bom tempo, além de auxiliar no desenvolvimento da parte mental, tanto que é classificado como “brinquedo inteligente”.

 

Mas, atente-se, caso você possua mais de um cão, tome cuidado com possíveis brigas que podem ocorrer entre eles.

 

Vale a pena ressaltar que, por mais que os objetos citados sejam benéficos para o desenvolvimento dos cães, eles não substituem o carinho, o afago, a atenção e o amor dados por você.