Santa Bárbara d´Oeste 

Guarda Civil inicia “Projeto Cidadão” com alunos da APAE em S. Bárbara


Alunos da APAE (Associação de Pais e Amigos Excepcionais) de Santa Bárbara d´Oeste participaram do “Projeto Cidadão” realizado pela primeira vez nesta sexta-feira (26) pela Guarda Municipal. O projeto, de iniciativa da Sesetran (Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Defesa Civil), por meio da Guarda Civil, segue orientações do papel social previsto na Lei n.13022/2014, que dispõe sobre o Estatuto Geral das Guardas Municipais.

 

O “Projeto Cidadão” é composto por guardas voluntários do GPE (Grupo de Proteção Escolar) e do Canil. O objetivo é promover conhecimento sobre as atividades da Guarda Civil e a interação da sociedade com o cidadão. “É um cotidiano que o munícipe desconhece e estamos empenhados, de portas abertas, para criar a cultura da paz, educar para mudar a sociedade”, declarou o guarda subinspetor Marcelo Vieira.

 

As atividades iniciaram com a recepção dos visitantes com palestra sobre a atuação da Guarda Municipal, dia-a-dia da profissão, a proibição do uso do cerol na brincadeira de pipa e, também, visita ao Canil e demonstração de exercícios dos cães adestrados da corporação. Os guardas voluntários Marcelo Vieira, Paulo Repherino, Robson Carnelli, Willian Nazato e Paula Freitas, recepcionaram os alunos, a fonoaudióloga Patrícia Cavalli, a psicóloga Erica Coimbra e a auxiliar do contra-turno, Niler Cardoso Leite. Os alunos, com idade entre oito e 12 anos, tem aula pedagógica pela manhã e, no período da tarde, participam do contra-turno, horário inverso da aula com atividades realizadas pela equipe de profissionais da área de saúde, composta por psicóloga, fonoaudióloga, fisioterapeuta e terapeuta ocupacional.

 

De acordo com Patrícia, integrantes da Guarda Municipal foram até a APAE, a convite da associação, para conversar com os alunos durante trabalho pedagógico sobre profissões. “Os alunos entenderam o que é um guarda civil, agora estamos aqui proporcionando a funcionalidade para eles”, declarou a fonoaudióloga, ressaltando a importância do projeto na formação das crianças.

 

Escolas públicas ou particulares que tenham interesse em participar do “Projeto Cidadão” da Guarda Municipal, podem manifestar o interesse por ofício na sede da corporação, localizada na Rua Curitiba, 259, na Cidade Nova. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 153.

Comentários

Leia também...